17726
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - REFERENCIAIS ESPACIAIS A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre utilizar referenciais espaciais (à direita, à esquerda) na elaboração de um mapa simples da sala de aula.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, borracha, lápis de escrever e cópia das atividades.

Material complementar:

Representação da sala de aula vista de cima: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf

Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sFXfMX7jK7f3Wuj5g4fXbRFWahBFYpSaT8fTxvMVyfFZRpBsRsbRgqU5qGm/geo1-09und06-encontre-aqui.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide, ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leia e os ajude se julgar necessário. Questione-os se já fizeram perguntas desse tipo ou em que momentos já escutaram essa interrogativa. Permita que dois ou três alunos se expressem livremente relatando os exemplos. Conclua dizendo que nesta aula haverá o aprofundamento das discussões sobre essa temática.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou o apresente de forma impressa. Leia os diálogos para a turma e os questione se já presenciaram situações parecidas. Deixe que se manifestem e que um ou dois alunos exemplifique a situação por eles observada.

Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe nenhum conceito. Ele será construído ao longo do plano.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, caso julgar necessário imprima-o e mostre a imagem. Se desejar poderá desenhar no quadro um móvel semelhante a este com diversos itens em suas prateleiras. Em seguida diga aos alunos que eles deverão dar duas dicas de qual o seu produto predileto, mas sem revelar seu nome ou característica, apenas poderão dizer sua localização e dar pistas de sua referência.

Chame a frente da sala alguns alunos. Diga a eles para oferecerem informações do objeto escolhido aos demais colegas da turma, mas para isto deverão utilizar os referenciais direita e esquerda. Ao término eles deverão indicar um colega para tentar adivinhar o objeto da estante escolhido. É provável que tenham dificuldades quanto à expressão de algumas referencias espaciais, mas neste momento não os auxilie, permita a construção e elaboração da ideia ao longo das atividades.

Como adequar à sua realidade: Você poderá propor os itens que desejar na prateleira e realizar essa composição de maneira real, levando para sala de aula itens de higiene, frutas de sua região, objetos escolares, etc. Ou utilizando objetos da própria sala de aula (carteiras, cadeiras, cestos de lixo etc).

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: As atividades desta etapa serão construídas em alguns passos.

Em um 1º momento projete este slide ou apresente impressa as três representações de sala de aula aparecidas aqui. Explique a eles que são representação de uma sala de aula vista de cima. Diga que uma delas provavelmente é semelhante à disposição real da sala de aula ao qual pertencem. Solicite que após a observação indiquem qual a que melhor representa a sua sala.

2º momento: Entregue a cada aluno uma imagem impressa com a representação da sala de aula identificada. Diga que eles deverão observar a localização dos colegas neste espaço e escrever o nome dos mesmos em seus lugares correspondentes. Também deverão desenhar elementos que estejam faltando, como armários, lixeiras, quadros, etc. Como trata-se de uma representação vista de cima combine com a turma e exemplifique no quadro os desenhos que poderão utilizar para representar estes elementos, como por exemplo, um círculo para a lixeira, entre outros.

3º momento: A partir da observação e representação dos elementos que estão faltando e dos nomes dos colegas em seus respectivos lugares, entregue aos alunos a atividade “Referenciais Espaciais”, nela há a indicação da posição de elementos da sala de aula, além de um espaço para que o aluno escreva e desenhe os objetos utilizando os referenciais à direita e à esquerda dela.

4º momento: Socialize as respostas e permita que os alunos validem ou não os desenhos dos outros colegas, considerando a observação do espaço e a definição dos elementos.

Na conclusão desta etapa é importante que você se atente aos possíveis erros da turma e recorra sempre a observação do espaço da sala de aula para definir o ponto de observação mais próximo ao local determinado. Se necessário faça os trajetos dentro da sala de aula com os alunos para que eles avaliem distâncias e proximidades.

Representação da sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf

Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos, possibilite a leitura e os auxilie se julgar necessário. Explique que agora receberão um jogo que deverá ser realizado em duplas. Entregue a cada dupla uma cópia da atividade “Encontre aqui”, nela há uma tabela com vários desenhos e uma tabela idêntica para recorte. As peças recortadas deverão ficar viradas para baixo, um aluno da dupla deve pegar uma carta, observar o desenho exposto nela e dar duas dicas sobre a localização, utilizando os referenciais espaciais, para que o outro a encontre. Repita as rodadas até o fim das cartas.

Neste momento transite pela sala para verificar se os alunos elaboraram o conceito de ponto de referência. Se necessário os auxilie a partir da observação do tabuleiro. Ao término da brincadeira lance o questionamento ao grupo “Por que os referenciais espaciais são importantes? “E permita que se manifestem e relacione as respostas aos momentos vividos na aula. Perceba se as respostas mobilizam corretamente os referenciais espaciais, se relatam a localização específica ou aproximada de algum objeto. Reforce a utilização dos referenciais trabalhados com diferentes exemplos.

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sFXfMX7jK7f3Wuj5g4fXbRFWahBFYpSaT8fTxvMVyfFZRpBsRsbRgqU5qGm/geo1-09und06-encontre-aqui.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, borracha, lápis de escrever e cópia das atividades.

Material complementar:

Representação da sala de aula vista de cima: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf

Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sFXfMX7jK7f3Wuj5g4fXbRFWahBFYpSaT8fTxvMVyfFZRpBsRsbRgqU5qGm/geo1-09und06-encontre-aqui.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide, ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leia e os ajude se julgar necessário. Questione-os se já fizeram perguntas desse tipo ou em que momentos já escutaram essa interrogativa. Permita que dois ou três alunos se expressem livremente relatando os exemplos. Conclua dizendo que nesta aula haverá o aprofundamento das discussões sobre essa temática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou o apresente de forma impressa. Leia os diálogos para a turma e os questione se já presenciaram situações parecidas. Deixe que se manifestem e que um ou dois alunos exemplifique a situação por eles observada.

Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe nenhum conceito. Ele será construído ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, caso julgar necessário imprima-o e mostre a imagem. Se desejar poderá desenhar no quadro um móvel semelhante a este com diversos itens em suas prateleiras. Em seguida diga aos alunos que eles deverão dar duas dicas de qual o seu produto predileto, mas sem revelar seu nome ou característica, apenas poderão dizer sua localização e dar pistas de sua referência.

Chame a frente da sala alguns alunos. Diga a eles para oferecerem informações do objeto escolhido aos demais colegas da turma, mas para isto deverão utilizar os referenciais direita e esquerda. Ao término eles deverão indicar um colega para tentar adivinhar o objeto da estante escolhido. É provável que tenham dificuldades quanto à expressão de algumas referencias espaciais, mas neste momento não os auxilie, permita a construção e elaboração da ideia ao longo das atividades.

Como adequar à sua realidade: Você poderá propor os itens que desejar na prateleira e realizar essa composição de maneira real, levando para sala de aula itens de higiene, frutas de sua região, objetos escolares, etc. Ou utilizando objetos da própria sala de aula (carteiras, cadeiras, cestos de lixo etc).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: As atividades desta etapa serão construídas em alguns passos.

Em um 1º momento projete este slide ou apresente impressa as três representações de sala de aula aparecidas aqui. Explique a eles que são representação de uma sala de aula vista de cima. Diga que uma delas provavelmente é semelhante à disposição real da sala de aula ao qual pertencem. Solicite que após a observação indiquem qual a que melhor representa a sua sala.

2º momento: Entregue a cada aluno uma imagem impressa com a representação da sala de aula identificada. Diga que eles deverão observar a localização dos colegas neste espaço e escrever o nome dos mesmos em seus lugares correspondentes. Também deverão desenhar elementos que estejam faltando, como armários, lixeiras, quadros, etc. Como trata-se de uma representação vista de cima combine com a turma e exemplifique no quadro os desenhos que poderão utilizar para representar estes elementos, como por exemplo, um círculo para a lixeira, entre outros.

3º momento: A partir da observação e representação dos elementos que estão faltando e dos nomes dos colegas em seus respectivos lugares, entregue aos alunos a atividade “Referenciais Espaciais”, nela há a indicação da posição de elementos da sala de aula, além de um espaço para que o aluno escreva e desenhe os objetos utilizando os referenciais à direita e à esquerda dela.

4º momento: Socialize as respostas e permita que os alunos validem ou não os desenhos dos outros colegas, considerando a observação do espaço e a definição dos elementos.

Na conclusão desta etapa é importante que você se atente aos possíveis erros da turma e recorra sempre a observação do espaço da sala de aula para definir o ponto de observação mais próximo ao local determinado. Se necessário faça os trajetos dentro da sala de aula com os alunos para que eles avaliem distâncias e proximidades.

Representação da sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf

Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos, possibilite a leitura e os auxilie se julgar necessário. Explique que agora receberão um jogo que deverá ser realizado em duplas. Entregue a cada dupla uma cópia da atividade “Encontre aqui”, nela há uma tabela com vários desenhos e uma tabela idêntica para recorte. As peças recortadas deverão ficar viradas para baixo, um aluno da dupla deve pegar uma carta, observar o desenho exposto nela e dar duas dicas sobre a localização, utilizando os referenciais espaciais, para que o outro a encontre. Repita as rodadas até o fim das cartas.

Neste momento transite pela sala para verificar se os alunos elaboraram o conceito de ponto de referência. Se necessário os auxilie a partir da observação do tabuleiro. Ao término da brincadeira lance o questionamento ao grupo “Por que os referenciais espaciais são importantes? “E permita que se manifestem e relacione as respostas aos momentos vividos na aula. Perceba se as respostas mobilizam corretamente os referenciais espaciais, se relatam a localização específica ou aproximada de algum objeto. Reforce a utilização dos referenciais trabalhados com diferentes exemplos.

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sFXfMX7jK7f3Wuj5g4fXbRFWahBFYpSaT8fTxvMVyfFZRpBsRsbRgqU5qGm/geo1-09und06-encontre-aqui.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano