17723
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Mudanças tecnológicas nos objetos

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre observar as mudanças que ocorreram com objetos eletrônicos de nosso cotidiano, com foco nos materiais e tecnologias utilizados.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides e cópia das imagens para a brincadeira da ação propositiva.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4jm3YB3pg6brs6tw9fpwqfys5esYs4Hpp4zuFw98NQSSQyNtKJyvdW99kVt/geo1-06und05-jogo-da-memoria.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos e diga que durante essa aula eles irão observar as mudanças ocorridas em objetos de nosso cotidiano, com foco nos materiais e tecnologias empregadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o questionamento aos alunos e deixe que eles se manifestem. Em seguida, pergunte: Você conhece algum objeto que era diferente do que é atualmente?

Esse momento serve para resgatar algumas informações sobre o conhecimento prévio do aluno, por isso permita que eles façam algumas colocações, mas não aprofunde o tema, pois ele será trabalhado com mais ênfase nos slides seguintes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mostre a foto do slide aos alunos e questione-os: Vocês conhecem esse objeto? Caso os alunos não consigam identificar o que é, direcione-os para identificar que se trata de um fogão a lenha.

Em seguida, levante outros questionamentos:

  • Como funcionava esse fogão?
  • O que mudou nesse objeto da foto comparado ao atual?
  • Vocês acham que o tipo de tecnologia é o mesmo?
  • Vocês acham que era mais fácil ou mais difícil cozinhar nesse fogão?

Dê alguns minutos para que os alunos se manifestem. Nesse momento, outras questões podem ser levantadas por eles e devem ser levadas em consideração.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Providencie a cópia das imagens (disponíveis abaixo) e proponha aos alunos um jogo da memória. As figuras são de objetos eletrônicos de uso cotidiano, mostrando como ele era antigamente e como é atualmente. O objetivo é relacionar os pares.

Para isso, separe a classe em duplas e explique as regras:

  • Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória.
  • Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo.
  • Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam.
  • O objetivo do jogo é encontrar todos os pares e eliminar todas as cartas.

Após os alunos relacionarem todos os objetos, solicite que eles os observem por alguns instantes e identifiquem quais foram as mudanças nas técnicas usadas para confeccioná-los, observando a mudança na tecnologia e nos materiais. Dê alguns minutos para que cada dupla possa discutir e entrar em um consenso.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4jm3YB3pg6brs6tw9fpwqfys5esYs4Hpp4zuFw98NQSSQyNtKJyvdW99kVt/geo1-06und05-jogo-da-memoria.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a discussão entre os alunos, organize no quadro as mudanças que foram observadas por eles. Para isso, escreva no quadro o nome de todos os objetos que aparecem no jogo. Em seguida, pergunte aos alunos quais aspectos eles observaram durante a ação propositiva e anote-as no quadro. É importante direcionar esse momento para uma análise voltada aos materiais e tecnologias usadas na construção dos objetos.

Ao final da atividade você pode solicitar aos alunos que copiem as informações anotadas no quadro, dependendo do nível de alfabetização. Caso sua turma ainda não tenha o domínio da escrita, produza um cartaz coletivo e exponha-o na sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides e cópia das imagens para a brincadeira da ação propositiva.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4jm3YB3pg6brs6tw9fpwqfys5esYs4Hpp4zuFw98NQSSQyNtKJyvdW99kVt/geo1-06und05-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos e diga que durante essa aula eles irão observar as mudanças ocorridas em objetos de nosso cotidiano, com foco nos materiais e tecnologias empregadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o questionamento aos alunos e deixe que eles se manifestem. Em seguida, pergunte: Você conhece algum objeto que era diferente do que é atualmente?

Esse momento serve para resgatar algumas informações sobre o conhecimento prévio do aluno, por isso permita que eles façam algumas colocações, mas não aprofunde o tema, pois ele será trabalhado com mais ênfase nos slides seguintes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mostre a foto do slide aos alunos e questione-os: Vocês conhecem esse objeto? Caso os alunos não consigam identificar o que é, direcione-os para identificar que se trata de um fogão a lenha.

Em seguida, levante outros questionamentos:

  • Como funcionava esse fogão?
  • O que mudou nesse objeto da foto comparado ao atual?
  • Vocês acham que o tipo de tecnologia é o mesmo?
  • Vocês acham que era mais fácil ou mais difícil cozinhar nesse fogão?

Dê alguns minutos para que os alunos se manifestem. Nesse momento, outras questões podem ser levantadas por eles e devem ser levadas em consideração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Providencie a cópia das imagens (disponíveis abaixo) e proponha aos alunos um jogo da memória. As figuras são de objetos eletrônicos de uso cotidiano, mostrando como ele era antigamente e como é atualmente. O objetivo é relacionar os pares.

Para isso, separe a classe em duplas e explique as regras:

  • Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória.
  • Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo.
  • Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam.
  • O objetivo do jogo é encontrar todos os pares e eliminar todas as cartas.

Após os alunos relacionarem todos os objetos, solicite que eles os observem por alguns instantes e identifiquem quais foram as mudanças nas técnicas usadas para confeccioná-los, observando a mudança na tecnologia e nos materiais. Dê alguns minutos para que cada dupla possa discutir e entrar em um consenso.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4jm3YB3pg6brs6tw9fpwqfys5esYs4Hpp4zuFw98NQSSQyNtKJyvdW99kVt/geo1-06und05-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a discussão entre os alunos, organize no quadro as mudanças que foram observadas por eles. Para isso, escreva no quadro o nome de todos os objetos que aparecem no jogo. Em seguida, pergunte aos alunos quais aspectos eles observaram durante a ação propositiva e anote-as no quadro. É importante direcionar esse momento para uma análise voltada aos materiais e tecnologias usadas na construção dos objetos.

Ao final da atividade você pode solicitar aos alunos que copiem as informações anotadas no quadro, dependendo do nível de alfabetização. Caso sua turma ainda não tenha o domínio da escrita, produza um cartaz coletivo e exponha-o na sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano