17722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - As técnicas utilizadas na construção de objetos

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre refletir sobre como são feitos os brinquedos com foco nas técnicas e materiais utilizados.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projetar os slides ou cópia das imagens; cópia das imagens para a ação propositiva, duas caixas de papelão (escrever MANUAL em uma e TECNOLÓGICO em outra); papéis de diversas cores. Providenciar antecipadamente materiais diversos, como: caixas de remédio, garrafas plásticas, etc.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Sre9T7FYMXTEQPb6AZse7cbhws75HARWWTXkVMTqz2qJgDVf8vYpEYXzgJC/geo1-06und04-acao-propositiva.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide para os alunos e explique sobre o que será a aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Mostre a imagem para os alunos e pergunte: Com quais brinquedos as crianças das imagens estão brincando?

Deixe que os alunos se manifestem e continue questionando:

  • Como são essas brincadeiras?
  • A forma de brincar com cada um desses brinquedos é igual ou diferente?
  • Como você acha que eles são fabricados?
  • Você já brincou com esse tipo de brinquedo?

Explore as imagens sem entrar se aprofundar. O importante nessa etapa é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos e leia o questionamento proposto. Permita que os alunos a respondam e continue fazendo outras questões norteadoras:

  • Que diferença vocês observam entre os dois brinquedos?
  • Os materiais utilizados para fabricá-los são os mesmos?
  • Qual dos brinquedos você acredita que tenha sido feito manualmente?
  • Qual dos brinquedos é considerado tecnológico? Ele é fabricado manualmente ou em fábricas?

É importante aproveitar esse momento para trabalhar o conceito de artesanal ou industrializado. Para isso, explique aos alunos que brinquedos artesanais são aqueles confeccionados com as mãos, utilizando poucos recursos. Já os brinquedos industrializados requerem mais recursos e técnicas específicas para fabricá-los.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Proponha aos alunos uma brincadeira sobre os diferentes tipos de brinquedos.

Você deve, antecipadamente, providenciar a cópia das imagens e espalhá-las no pátio ou em outro espaço do colégio. Divida os alunos em dois grupos e explique a eles que eles deverão realizar uma “caça aos brinquedos”. Leve-os até o local onde as imagens foram distribuídas e solicite que eles encontrem as 15 imagens espalhadas. Quando todas as imagens forem encontradas, volte com os alunos para a classe.

Peça para que as duas equipes se reúnam e explique que eles deverão identificar o tipo de brinquedo que eles encontraram. Dê alguns minutos para que eles possam trocar ideias e identificarem se os brinquedos são MANUAIS ou TECNOLÓGICOS. Em seguida, peça para que cada grupo, um por vez, coloque as imagens nas caixas indicadas e justifique o motivo pelo qual eles identificaram o brinquedo daquela forma. Aproveite esse momento para fazer intervenções, caso haja alguma resposta errada.

Após essa etapa, proponha aos alunos uma atividade prática onde eles irão experimentar como é fazer um brinquedo manualmente. Para isso, espalhe em uma mesa os materiais previamente coletados e permita que os alunos os utilize para criarem um brinquedo, de acordo com sua imaginação. Você pode fazer algumas sugestões: foguete, carrinho, boneca, animais, etc. Durante esse processo é importante que você retome o conceito de BRINQUEDO MANUAL. Aproveite para questioná-los: É possível fazer com que esse brinquedo que foi construído seja capaz de se locomover automaticamente? Possa tocar música? Possa acender luzes?

Esse é um momento importante, pois os alunos entenderão que algumas funções dos brinquedos que utilizam só são possíveis graças ao uso de técnicas e tecnologias específicas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Sre9T7FYMXTEQPb6AZse7cbhws75HARWWTXkVMTqz2qJgDVf8vYpEYXzgJC/geo1-06und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após as atividades da ação propositiva, promova uma discussão para retomar com os aspectos abordados. Para isso, retome as figuras utilizadas na Caça aos Brinquedos e peça para que eles se manifestem sobre os tipos de materiais que foram utilizados em sua confecção, bem como os motivos para o uso destes materiais.

As conclusões devem ser anotadas no quadro e você pode solicitar que os alunos as copiem no caderno. Dependendo do nível de alfabetização da turma, você pode substituir o registro escrito pela confecção de um painel coletivo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projetar os slides ou cópia das imagens; cópia das imagens para a ação propositiva, duas caixas de papelão (escrever MANUAL em uma e TECNOLÓGICO em outra); papéis de diversas cores. Providenciar antecipadamente materiais diversos, como: caixas de remédio, garrafas plásticas, etc.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Sre9T7FYMXTEQPb6AZse7cbhws75HARWWTXkVMTqz2qJgDVf8vYpEYXzgJC/geo1-06und04-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide para os alunos e explique sobre o que será a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Mostre a imagem para os alunos e pergunte: Com quais brinquedos as crianças das imagens estão brincando?

Deixe que os alunos se manifestem e continue questionando:

  • Como são essas brincadeiras?
  • A forma de brincar com cada um desses brinquedos é igual ou diferente?
  • Como você acha que eles são fabricados?
  • Você já brincou com esse tipo de brinquedo?

Explore as imagens sem entrar se aprofundar. O importante nessa etapa é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos e leia o questionamento proposto. Permita que os alunos a respondam e continue fazendo outras questões norteadoras:

  • Que diferença vocês observam entre os dois brinquedos?
  • Os materiais utilizados para fabricá-los são os mesmos?
  • Qual dos brinquedos você acredita que tenha sido feito manualmente?
  • Qual dos brinquedos é considerado tecnológico? Ele é fabricado manualmente ou em fábricas?

É importante aproveitar esse momento para trabalhar o conceito de artesanal ou industrializado. Para isso, explique aos alunos que brinquedos artesanais são aqueles confeccionados com as mãos, utilizando poucos recursos. Já os brinquedos industrializados requerem mais recursos e técnicas específicas para fabricá-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Proponha aos alunos uma brincadeira sobre os diferentes tipos de brinquedos.

Você deve, antecipadamente, providenciar a cópia das imagens e espalhá-las no pátio ou em outro espaço do colégio. Divida os alunos em dois grupos e explique a eles que eles deverão realizar uma “caça aos brinquedos”. Leve-os até o local onde as imagens foram distribuídas e solicite que eles encontrem as 15 imagens espalhadas. Quando todas as imagens forem encontradas, volte com os alunos para a classe.

Peça para que as duas equipes se reúnam e explique que eles deverão identificar o tipo de brinquedo que eles encontraram. Dê alguns minutos para que eles possam trocar ideias e identificarem se os brinquedos são MANUAIS ou TECNOLÓGICOS. Em seguida, peça para que cada grupo, um por vez, coloque as imagens nas caixas indicadas e justifique o motivo pelo qual eles identificaram o brinquedo daquela forma. Aproveite esse momento para fazer intervenções, caso haja alguma resposta errada.

Após essa etapa, proponha aos alunos uma atividade prática onde eles irão experimentar como é fazer um brinquedo manualmente. Para isso, espalhe em uma mesa os materiais previamente coletados e permita que os alunos os utilize para criarem um brinquedo, de acordo com sua imaginação. Você pode fazer algumas sugestões: foguete, carrinho, boneca, animais, etc. Durante esse processo é importante que você retome o conceito de BRINQUEDO MANUAL. Aproveite para questioná-los: É possível fazer com que esse brinquedo que foi construído seja capaz de se locomover automaticamente? Possa tocar música? Possa acender luzes?

Esse é um momento importante, pois os alunos entenderão que algumas funções dos brinquedos que utilizam só são possíveis graças ao uso de técnicas e tecnologias específicas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Sre9T7FYMXTEQPb6AZse7cbhws75HARWWTXkVMTqz2qJgDVf8vYpEYXzgJC/geo1-06und04-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após as atividades da ação propositiva, promova uma discussão para retomar com os aspectos abordados. Para isso, retome as figuras utilizadas na Caça aos Brinquedos e peça para que eles se manifestem sobre os tipos de materiais que foram utilizados em sua confecção, bem como os motivos para o uso destes materiais.

As conclusões devem ser anotadas no quadro e você pode solicitar que os alunos as copiem no caderno. Dependendo do nível de alfabetização da turma, você pode substituir o registro escrito pela confecção de um painel coletivo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano