17716
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - A ideia de Nação nos Estados Absolutistas Modernos.

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A ideia de Nação nos Estados Absolutistas Modernos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender o conceito de nação nas sociedades modernas europeias.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem com a definição de dicionário do termo "nação".
Proponha algumas perguntas que possibilitem aos alunos refletirem sobre as concepções que já detém sobre o assunto:
- O que você entendeu sobre o que significa uma “Nação”?
- Como surgiram as primeiras Nações?
- Existem diferentes tipos de Nação?

Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas, via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.

Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos com trechos de texto de historiadores a respeito do conceito de Nação. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos textos, procurando observar e interpretar os seguintes pontos:
- O autor concorda que todas as nações são definidas unicamente pela unidade de língua e/ou etnia?
- O que significa uma comunidade imaginada?

Em seguida, devem responder às questões no caderno. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone, para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.

Sistematização
A atividade de criação de uma nação poderá ser feita individual ou colaborativamente. Incentive os alunos a interagirem por mensagem, trocando ideias de como seria essa nação. Eles podem registrar a atividade no caderno ou, se possível, em um dos designs do Padlet, como o Map (veja aqui como usá-lo). Oriente-os a compartilharem os resultados dos trabalhos com os colegas.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirema um breve vídeo educativo a respeito do conceito de Nação e Nacionalismo, a partir da obra do historiador Eric Hobsbawm.
“Nações e Nacionalismo”. Viagens de Clio, 15/05/2018. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_07UND02

(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas