Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de massa e suas equivalências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Identificar a relação proporcional entre as unidades de medidas de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).
Conceito-chave
Medidas de massa arbitrária
Recursos necessários
- Lápis, borracha, caderno:
- Atividade impressa ou não para colar no caderno;
- Pacotes de feijão de 1kg ( 4 a 5, de acordo com número de grupos que vai ser formado)
- Xícaras (240mL), 4 a 5, colheres (sopa), colheres (chá) e colheres (café), 4 a 5 de cada uma;
- Aproximadamente 1 metro de papel para cartaz;
- Balança de cozinha preferencialmente, ou uma outra para “pesar” pequenas quantidades;
- Forminhas de cupcake (opcional);
- Utensílios de cozinha (opcional);
- Reserva de local para preparo de receita, cozinha ou refeitório (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a relação proporcional entre as unidades de medidas de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).
Resumo
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Inicie a aula retomando com os alunos a diferença entre os dois conceitos “peso e massa”. A linguagem popular de alguns conceitos nem sempre está adequada ao rigor científico. É comum ouvirmos no dia a dia frases como “Este queijo pesa um quilograma“. Essas expressões são utilizadas no cotidiano das pessoas, mas não são cientificamente corretas. Por mais estranho que pareça você ouvir alguém dizer “Quantos kg você tem de massa? “, cientificamente a construção dessa frase estaria correta, ainda que seja pouco utilizada pelas pessoas.
Pegue um objeto qualquer e solte-o de uma determinada altura. Peça que observem o que acontece. O objeto cairá em direção ao centro da Terra, pois ela atrai a matéria do corpo para seu centro. A Terra exerce uma força gravitacional “puxando“ corpos para si e essa força é chamada peso. Quando eu pergunto “Qual é o seu peso?”, na verdade, quero saber quanto de matéria tem em seu corpo, ou seja, qual é a sua massa. Portanto, massa é a quantidade de matéria presente em um corpo e pode ser medida em uma balança. Ela é a mesma em qualquer lugar. Já o peso, é a relação entre a massa de um corpo e a gravidade do lugar onde está. Considerando que a força gravitacional na Terra e na Lua são diferentes, que, quanto maior a massa de um corpo maior será sua atração, e que a massa da Terra é bem maior que a massa da Lua, o corpo de uma pessoa é mais atraído pela superfície da Terra do que pela superfície da Lua. Na Terra, o peso de um corpo é cerca de 10 vezes o valor da massa.
Para ilustrar melhor essa colocação, reflita com os alunos o seguinte exemplo: Uma pessoa que tem 70 kg de massa corporal (ossos, músculos, pele, órgãos etc), anda na Terra mantendo-o em pé, em virtude de seu peso. Na Lua, com essa mesma quantidade de massa (70 kg) ele praticamente flutua, pois a aceleração da gravidade de lá em relação à Terra é bem menor e isso afeta o peso do corpo atraído por ela. Assim, é possível concluir que a massa é a mesma em qualquer lugar, enquanto que o peso depende do local onde este corpo está. A relação entre peso e massa é proporcional, ou seja, quanto maior a massa, maior será o peso, portanto, são grandezas proporcionais.
Toda essa reflexão leva o aluno a perceber a relação que existe entre o que ouve no seu dia a dia e o que é explicado pela ciência. Quando apropriado o significado, é possível usar o termo peso nas atividades relacionadas à construção do conceito de massa, pois ele saberá distinguir um do outro.
Esse é um assunto que poderá ser explorado de forma mais aprofundada nas aulas de Ciências.
Após esclarecer os dois conceitos, passe para a etapa seguinte.
Providencie para esta aula: 4 a 5 pacotes de feijão preto (preferencialmente com 1 kg cada); 4 a 5 xícaras (dessas usadas como medida caseira padrão, com capacidade de 240mL), colheres de sopa, de café e de chá e uma balança para medir a massa de pequenas quantidades.
Organize os alunos em grupos (de 4 a 5 alunos) para resolver a atividade proposta. Determine a organização dos grupos de modo que todos tenham oportunidade de sugerir, opinar e expor suas ideias entre si.
Leia com os alunos a situação apresentada no slide. Questione-os, como fariam para resolver esse problema? Ouça as opiniões dos grupos. Pergunte como uma dona de casa ou outra pessoa qualquer faz para medir os ingredientes de uma receita de bolo e que instrumentos de medida elas usam, já que nem todo mundo tem uma balança em casa.
Ao levantar o assunto da receita, as pessoas se lembrarão das medidas não convencionais que são usadas no preparo de alimentos, como xícara, colheres, copos, etc. Esse poderá ser o ponto de partida para resolver a atividade.
As práticas sociais estão cheias de relações matemáticas e que na maioria das vezes não são aproveitadas em sala de aula, estas, podem se tornarem um ótimo recurso para iniciar uma reflexão sobre o trabalho com medidas e grandezas.
Pergunte novamente se seria possível resolver o problema do menino usando a xícara como unidade de medida. Aqui, poderá surgir mais uma dúvida, quanto “pesa” uma xícara de feijão cru?
Aqui, os alunos devem reconhecer a regularidade que há entre as medidas. Neste caso terão de identificar a presença de uma relação proporcional entre as grandezas “ número de grãos de feijão na xícara” e “ medida de massa em grama”.
Para isso, novamente faça uma reflexão em torno da necessidade de estabelecer uma equivalência entre “pesos” e medidas de culinária. Por mais que medimos certinho com a xícara, a farinha, o açúcar ou o fermento com a colher, a receita nem sempre fica igual. Isso acontece porque os fabricantes utilizam padrões diferentes na calibragem de xícaras, copos, colheres, etc.
Muitas vezes temos dificuldade em acertar a quantidade de ingrediente de uma receita, devido às variações de medida, sendo assim, recorre-se a uma forma mais precisa de cálculo de medidas que é a balança ou outras medidas padrão que existem em lojas de utensílios de cozinha. Para essas medidas, foi criada uma tabela com as Equivalências de Pesos e Medidas Culinárias. Esta tabela foi elaborada com base em informações da United States Department of Agriculture - USDA e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. Para maiores informações você poderá acessá-la aqui.
De posse dessas informações, entregue 1 pacote com 1 kg de feijão para cada grupo. Desafie os alunos a estimarem quantos gramas há em uma xícara com grãos de feijão cru. Peça que anotem suas opiniões no caderno. Oriente também para que analisem quantos quilogramas há no pacote de feijão (informação impressa na embalagem) e se todos os grãos de feijão têm a mesma massa.
É possível que percebam que não há uma variação muito grande de um grão para outro, sendo possível considerar uma média para cada grão e sua resposta, neste caso, será aproximada. Peça que estimem também quantas xícaras é possível encher com os grãos de feijão de cada pacote e que anotem a resposta no caderno novamente. Após todos os grupos estimarem, socialize as informações e anote no quadro para em seguida, passar para verificação das hipóteses. Para a verificação dos resultados estimados, será necessário utilizar uma balança para pesar os grãos de feijão da xícara. Se for de um modelo de precisão, é possível saber até quanto “pesa” um grão de feijão. Contando os grãos da xícara e fazendo uma multiplicação, os alunos chegarão ao “peso” dos grãos da xícara. Caso não tenha acesso a nenhum tipo de balança, você pode explicar que no caso do feijão também foi criada uma equivalência para o “peso” desse alimento. O acesso a essa informação está disponível aqui. Para cada espécie, há uma variação na medida. Por isso, recomenda-se utilizar o feijão preto que é um dos mais conhecidos pelos brasileiros. De acordo com as informações disponíveis, uma xícara de feijão preto cru corresponde a 194 gramas.
Para verificação na balança, aproveite a oportunidade para saber como deve proceder para calcular o “peso” da xícara. Essa é uma situação vivenciada por pessoas que se alimentam em lugares que fornecem a comida por “quilo”. A pessoa pagará somente o alimento pesado no prato. A balança já está programada para descontar a “tara” do prato (ou seja, o “peso” do prato vazio). Espera-se que os alunos percebam que fica mais fácil “pesar” a xícara primeiro, depois enchê-la com os grãos de feijão, proceder a pesagem e descontar o “peso” da xícara, obtendo, assim, a medida da xícara com feijões crus.
É importante ressaltar as variações que podem ocorrer nas medidas. Isso se dá devido à massa dos grãos de feijão apresentar alterações. Explique aos alunos o motivo de tais alterações.
Certifique-se de que todos os grupos fizeram as devidas pesagens. Compare-as com as estimativas que fizeram. Socialize os resultados e faça as considerações necessárias.
Retome a pergunta “Quantas xícaras de feijão cru é possível encher com um pacote de feijão de 1 kg ou de 1.000 g”? Circule pela sala entre os grupos, questione-os sobre as estratégias que estão utilizando e estimule os alunos que estão em dúvida, de forma que possam argumentar e esclarecê-las. Ouça as conclusões dos grupos. Compare os resultados, faça a verificação dividindo o “peso” do pacote nas xícaras. Durante a divisão, chame a atenção para outro assunto que está relacionado às medidas: as frações. Uma xícara representa que parte de um quilograma ou de 1.000 gramas?
Aqui, pode ser sugerido o cálculo mental, de modo que sejam aproximados os valores arredondando para 200 g ( ? do kg). Se no pacote tem 1 kg ou 1.000 g, é possível enchermos 5 xícaras aproximadamente: 200 g + 200 g + 200 g + 200 g + 200 g = 1.000 g.
Oriente para que registrem no caderno a estratégia que usaram para calcular. Em seguida, socialize as ideias dos grupos com a turma. Durante a exposição das ideias, chame a atenção para o fato da conversão do kg em g, a representação em forma de decimal de 0,200kg.
Direcione a ideia de conversão para outras medidas, por exemplo, “200 g equivalem a quantas colheres de sopa”? (dependendo do que vai ser medido, pode haver variações). Faça essa experiência coletivamente, de forma que todos possam observar e compreender as equivalências que surgirão. Após toda essa análise, passe para a atividade principal.
Propósito: Retomar a ideia de equivalências de massa medida com objetos do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Em que situações do dia a dia vocês já ouviram ou usaram os termos peso e massa?
- Qual a diferença entre o significado desses dois termos?
- Quantos gramas de feijão há no pacote?
- Como vocês explicariam essa conversão do kg para o grama?
- Como foi que cada grupo fez para ajudar o menino a resolver o problema que estava enfrentando?
- Se, no lugar do feijão, fosse utilizado um pacote de açúcar de 1 kg, quantas xícaras iguais às que vocês usaram seria possível encher?
- Considerando uma xícara com uma massa aproximada de 200 g, que parte do kg essa medida representa?
- Se eu encher duas xícaras com os grãos de feijão, a quantos gramas essa medida corresponde?
- A que fração do kg essa medida corresponde?
- Três xícaras correspondem a quantos gramas?
- A que fração do kg essa medida corresponde?
- Quatro xícaras correspondem a quantos gramas?
- Qual fração de kg corresponde essa medida?
- Se eu dividir o conteúdo da xícara em colheres, essa medida será maior ou menor que 200 g?
- Quantos grãos de feijão vocês acham que precisamos para encher uma colher de sopa?
- Quantos gramas de feijão há, então, em uma colher de sopa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Disponibilize uma cópia desta tabela para os alunos colarem no caderno. Se preferir, traga pronto um cartaz com as informações da tabela e afixe-o em um lugar de fácil acesso. Questione os alunos sobre a importância social desta tabela, por que ela foi criada e como é usada. Todas as informações sobre este assunto estão nas orientações ao professor do slide anterior, incluindo a sugestão de sites para pesquisa e busca de mais informações sobre a tabela. Peça que façam a leitura das medidas padronizadas, a fim de entender as variações que ocorrem entre 1 colher de açúcar e 1 colher de farinha de trigo e por que as unidades de medidas são diferentes se o instrumento usado é o mesmo, no caso colher (sopa).
Diferentemente das medidas líquidas, o “peso” dos ingredientes sólidos varia devido à sua consistência. Sendo assim, cada ingrediente terá um “peso” diferente. Por meio da análise da tabela, é possível reconhecer a regularidade que há entre as medidas e identificar a presença de uma relação proporcional entre as grandezas (medida da colher/xícara e medida em gramas).
Propósito: Levar ao conhecimento dos alunos a tabela de equivalências de pesos e medidas culinárias.
Discuta com a turma:
- Quais são as unidades de medidas padronizadas que podemos identificar na tabela? E não padronizadas, quais são?
- Que parte do quilograma o grama representa?
Fonte : http://bit.ly/2FP2GuD
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Distribua uma cópia da atividade para os alunos, juntamente com a tabela. Se preferir, pode passar a receita no quadro e a tabela em um cartaz.
Relacione o texto desta atividade ao gênero discursivo “ Receita”, explorando-o de forma interdisciplinar com Língua Portuguesa.
Oriente para que leiam a atividade. Pergunte se já conheciam a receita e todos os ingredientes, se já provaram a receita alguma vez e para quantas pessoas é o rendimento. Pergunte, ainda, qual é o instrumento de medida usado para “pesar” os ingredientes da receita. É esperado que a resposta seja uma balança, porém, há medidas de capacidade (óleo e leite) em que pode-se usar jarra, litro, xícara... A quantidade de líquido é igual ao volume interno de um recipiente. Existe também uma tabela de equivalências das medidas de capacidade.
Solicite que estimem e registrem no caderno quanto equivale cada medida padronizada, por exemplo: 30 g equivalem à mesma medida de uma xícara ou de uma colher? E, ainda, 30 g de açúcar equivalem à mesma medida caseira que 30 g de farinha de trigo? Durante a discussão, verifique as hipóteses dos alunos.
O primeiro desafio que os alunos terão é descobrir o que será mensurado. Em seguida, é preciso escolher o instrumento adequado para medição e, por fim, decidir que unidade expressa o resultado.
Organize os alunos em duplas para que possam discutir estratégias, trocando ideias para resolver o problema. A forma de organização das duplas fica a critério do professor. Durante a realização da atividade, circule pela sala, observe como as duplas estão interagindo e incentive-os ao uso de diferentes estratégias. Caso perceba que alguma dupla esteja com dificuldades em realizar a atividade, oriente para que troque sugestões com outras duplas, sempre defendendo seu ponto de vista, porém, analisando o ponto de vista do outro. Ao concluir, peça que façam uma checagem final das hipóteses levantadas. É importante certificar-se de que todas as duplas realizaram a atividade usando uma estratégia pessoal de cálculo. Em seguida, proponha a socialização das aprendizagens. Abra espaço para discussão dos resultados, registre no quadro as estratégias dos alunos, analise os resultados, compare com o resultado de outras duplas, provoque os alunos a opinarem sobre o ponto de vista das outras duplas, peça às duplas que expliquem para a turma como foi que chegaram em determinado resultado. Toda essa abordagem é importante para que seja possível avaliar quais intervenções necessárias à aprendizagem.
Durante sua intervenção, procure valorizar a individualidade dos alunos. Tanto a análise dos erros cometidos durante as resoluções, quanto as sugestões para as devidas correções trazem amadurecimento e crescimento pessoal, pois o erro pode informar tanto a respeito das dificuldades que um aluno apresenta para dominar procedimentos técnicos, ou estratégicos. Nesse sentido, faz-se necessário renovar sua metodologia sempre de acordo com a necessidade do aluno.
Após a socialização das estratégias, passe para o slide seguinte, apresentando as possíveis soluções
Propósito: Relacionar os valores das unidades de medida convencionais e não convencionais utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Qual instrumento utilizado para medir os ingredientes desta receita?
- Existe outra forma de escrever essa receita, usando outros instrumentos de medidas? Qual?
- Qual foi a primeira informação que vocês usaram para elaborar a estratégia?
- Quais são as unidades de medidas que estão relacionadas nesta receita?
- O achocolatado em pó pode ser medido com qual instrumento de medida caseira?
- Com 30 g de açúcar posso encher uma xícara ?
- 30 g de farinha correspondem a quantas colheres?
- 30 g de açúcar correspondem a quantas colheres?
- Se a medida é a mesma, tanto do açúcar como da farinha de trigo - 30 g - por que houve essa variação no número de colheres?
- Quantas colheres de café equivale a 5g de fermento em pó?
- Que parte do kg o grama representa?
- 30 g de açúcar representa que parte do kg?
Fonte: http://bit.ly/2h1fNgl
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: O primeiro passo é descobrir o que será mensurado. Os alunos precisam compreender que a receita, quando preparada, é relativamente pequena. A porção é para uma pessoa. Por isso, a quantidade de cada ingrediente será medida em colheres, instrumento mais adequado para medir, neste caso. A resolução pode ser por meio da comparação em que o resultado é obtido por meio da adição das quantidades de medidas (colheres).
Propósito: Discutir coletivamente a solução comparando as medidas utilizando equivalências.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Esta é uma outra possibilidade de solução, em que as medidas são comparadas e o resultado é obtido por meio do processo multiplicativo. A solução também pode ser por meio da conversão e comparação das medidas, porém, empregando o raciocínio multiplicativo por meio da correspondência. Por exemplo, para saber quantas colheres de 6 g são necessárias para completar 12 g. Os alunos podem pensar que, como 1 colher (sopa) equivale 6 g, serão necessárias 2 colheres (sopa) para completar 12 g (2 x 6 g = 12 g). Um raciocínio similar poderá ser usado para obtenção dos demais valores da tabela.
Propósito: Discutir coletivamente outra estratégia de resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Após as conversões, a reescrita da receita será feita utilizando medidas caseiras. Compare a reescrita da receita com as dos alunos. Após a conversão das medidas, ele terá esse formato. Analise cada item da receita e faça as observações necessárias. Caso tenha um cartaz da tabela, afixe-o ao lado da receita projetada para comparar as medidas. Questione os alunos quanto às medidas para aumentar a quantidade de porções. Quantas receitas é possível fazer com 1 kg de açúcar, por exemplo. Estimule os alunos a pensarem no cálculo mentalmente. Se em 1kg há 1000 g, então, 30 g “cabem” aproximadamente 33 vezes em 1000 g, chegando nesse resultado por meio da divisão, ou, se a estratégia é ir somando: 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g + 30 g = 300 g (10 x 30 g = 300 g). Se 30 g “cabem 33 vezes em 1 kg, então, 60 g “cabem” 18 vezes, 90 g “cabem” 11 vezes. Essa é uma resposta aproximada, considerada razoável para o que está sendo medido.
Propósito: Comparar as receitas depois de reescritas e discutir coletivamente as estratégias e soluções encontradas para a atividade apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual das duas receitas vocês acham mais fácil para preparar? Por quê?
- Quantas colheres (sopa) são necessárias para completar uma xícara de farinha?
- Quantas xícaras de achocolatado são necessárias para obtermos 900 g?
- Quantas xícaras de açúcar são minimamente necessárias para obtermos ½ quilograma?
- Quantas colheres (sopa) são necessárias para obtermos 120 g de farinha de trigo?
- Quantas colheres de fermento em pó são necessárias para obtermos 100 g? E 1000 g?
- Quantas meias colheres de fermento em pó são necessárias para obtermos 100 g? E 1000 g?
- E se fizermos uma receita para cada aluno de nossa turma, quantos gramas de margarina vou precisar?
Fonte: http://bit.ly/2h1fNgl
Encerramento
Orientação: Professor(a), este é o momento de fazer um fechamento da aula, relacionando as unidades de medidas e sua grandeza.
Propósito: Fazer um fechamento das ideias exploradas nesta aula, sistematizando as aprendizagens.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).
Orientação: Peça que os alunos leiam individualmente a atividade proposta e a realizem utilizando os conhecimentos adquiridos na aula. As medidas da tabela de equivalências são a mesma das usadas em aula.
O Raio-X é o momento de avaliar se os alunos conseguiram identificar grandezas mensuráveis que ocorrem no dia a dia, além de relacioná-las às unidades padronizadas de medidas.
Após a conclusão da atividade, socialize os conhecimentos adquiridos, permitindo que os alunos exponham suas ideias e suas estratégias pessoais.
Propósito: Avaliar se os objetivos propostos nesta aula foram alcançados.
Discuta com a turma:
- O rendimento da receita é para 12 pessoas. Caso eu queira dobrar a quantidade de ingredientes, quantos gramas eu teria de usar de cada item da receita?
- Ao dobrar a receita, o “peso” das medidas da farinha de trigo será menor ou maior que 1 kg?
- E o da margarina, será menor ou maior que 500 g?
- Quantas colheres (sopa) são necessárias para encher uma xícara de farinha? E de açúcar?
Fonte: http://bit.ly/1rpWbOQ
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).
Orientação: Peça que os alunos leiam individualmente a atividade proposta e a realizem utilizando os conhecimentos adquiridos na aula. As medidas da tabela de equivalências são a mesma das usadas em aula.
O Raio-X é o momento de avaliar se os alunos conseguiram identificar grandezas mensuráveis que ocorrem no dia a dia, além de relacioná-las às unidades padronizadas de medidas.
Após a conclusão da atividade, socialize os conhecimentos adquiridos, permitindo que os alunos exponham suas ideias e suas estratégias pessoais.
Propósito: Avaliar se os objetivos propostos nesta aula foram alcançados.
Discuta com a turma:
- O rendimento da receita é para 12 pessoas. Caso eu queira dobrar a quantidade de ingredientes, quantos gramas eu teria de usar de cada item da receita?
- Ao dobrar a receita, o “peso” das medidas da farinha de trigo será menor ou maior que 1 kg?
- E o da margarina, será menor ou maior que 500 g?
- Quantas colheres (sopa) são necessárias para encher uma xícara de farinha? E de açúcar?
Fonte: http://bit.ly/1rpWbOQ
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_20GRM06
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: balança, alimentos (feijão), xícara
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Você não precisa providenciar a quantidade de alimentos e objetos descritos nas orientações, basta que apenas você tenha os objetos. Você pode seguir as instruções que seriam realizadas pelos grupos mostrando e refletindo com todo o grupo. Caso você não possua uma balança nas orientações do plano você encontra uma forma de como proceder. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que tentem resolver os problemas. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUG5qVmK53rDXx9GFzvFTj4z2BmGaT6gnhEsV73b2F2A2Pb9HpuwwNzTmafC/ativprinc-mat5-20grm06.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Se a aula está ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando a solução e refletindo sobre os procedimentos realizados.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre a relação entre convencionais e não convencionais. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre medidas convencionais e não convencionais. Você pode sugerir que eles perguntem a seus familiares se há alguma receita dita “de família” a partir dessa receita eles podem realizar as transformações, como proposto na atividade principal e raio x.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Identificar a relação proporcional entre as unidades de medidas de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).
Conceito-chave
Medidas de massa arbitrária
Recursos necessários
- Lápis, borracha, caderno:
- Atividade impressa ou não para colar no caderno;
- Pacotes de feijão de 1kg ( 4 a 5, de acordo com número de grupos que vai ser formado)
- Xícaras (240mL), 4 a 5, colheres (sopa), colheres (chá) e colheres (café), 4 a 5 de cada uma;
- Aproximadamente 1 metro de papel para cartaz;
- Balança de cozinha preferencialmente, ou uma outra para “pesar” pequenas quantidades;
- Forminhas de cupcake (opcional);
- Utensílios de cozinha (opcional);
- Reserva de local para preparo de receita, cozinha ou refeitório (opcional).