10365
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de massa e suas equivalências

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre medidas de massa arbitrária

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_20GRM06

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: balança, alimentos (feijão), xícara

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Você não precisa providenciar a quantidade de alimentos e objetos descritos nas orientações, basta que apenas você tenha os objetos. Você pode seguir as instruções que seriam realizadas pelos grupos mostrando e refletindo com todo o grupo. Caso você não possua uma balança nas orientações do plano você encontra uma forma de como proceder. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que tentem resolver os problemas. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUG5qVmK53rDXx9GFzvFTj4z2BmGaT6gnhEsV73b2F2A2Pb9HpuwwNzTmafC/ativprinc-mat5-20grm06.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Se a aula está ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando a solução e refletindo sobre os procedimentos realizados.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre a relação entre convencionais e não convencionais. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre medidas convencionais e não convencionais. Você pode sugerir que eles perguntem a seus familiares se há alguma receita dita “de família” a partir dessa receita eles podem realizar as transformações, como proposto na atividade principal e raio x. 

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_20GRM06

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas