17712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Consumo Consciente e Políticas Públicas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Consumo Consciente e Políticas Públicas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe, primeiramente, o objetivo da aula e alguns questionamentos para despertar a curiosidade dos alunos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Você tem um celular? De que marca ele é? Ele é frágil, ou seja, se quebra facilmente?
- Existe algum modelo de celular você gostaria de ter? Se sim, por que você gostaria de ter esse celular?

Peça para que os alunos reflitam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Em seguida, encaminhe o documento com a imagem do celular Nokia e peça para que os alunos ou grupos respondam.

Esse celular tem a característica de ser muito resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes.
- Você já viu este celular ou algum celular desse tipo? O que achou dele?
- Você já ouviu seus pais, avós ou pessoas mais velhas comentarem que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos eram mais resistentes que os atuais?

Dê um prazo para que os alunos façam as respostas, que podem ser enviadas no próprio grupo da sala, através de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações sobre a obsolescência programada.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento com o texto sobre obsolescência programada e as questões.

O que é obsolescência programada?
- Quando a obsolescência programada começou a ser colocada em prática?
- Quando o termo obsolescência programada surgiu e por quê?
- Que problema a obsolescência programada causa para o meio ambiente?
- Que problema a obsolescência programada causa para os seres humanos?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que respondam e você possa fazer correções e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma charge explicando e ilustrando o conceito de obsolescência programada.

Eles podem produzir as charges em papel sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou podem fazê-las virtualmente, utilizando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Tabém podem usar imagens da internet ou desenhos nelas.

Você pode criar um mural no Padlet para que os aluno ou grupos postem as charges, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Facebook, e-mail, Google Sala de Aula etc.

Os alunos podem compartilhar as charges nas redes sociais, usando uma hashtag para divulgá-las para os amigos.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

A revista Super Interessante tem uma matéria que aborda de maneira simples a obsolescência programada (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_33UND05

(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas