17712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Consumo Consciente e Políticas Públicas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Consumo Consciente e Políticas Públicas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção da imagem do contexto

Impressão dos textos e imagens da problematização

Material complementar:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Texto e questões da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo dessa aula é que os alunos relacionem consumo consciente às políticas públicas de desenvolvimento de tecnologias.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção da imagem do contexto

Impressão dos textos e imagens da problematização

Material complementar:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Texto e questões da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.

Material necessário:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.

Material necessário:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf (acesso em 29 de março de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Peça que as duplas desenhem e pintem uma charge que ilustre o conceito de obsolescência programada. Caso algumas duplas não consigam pensar em uma ideia para fazer a charge, algumas opções poderiam ser: um vendedor justificando ao cliente o motivo de o produto ter quebrado tão rápido. Um(a) filho(a) tentando convencer a mãe a comprar um celular novo. Um(a) jovem resistindo aos apelos do vendedor para comprar um celular novo.

É importante que estejam presentes nos desenhos dos alunos dois elementos básicos do gênero charge: O humor e a crítica.

Para saber mais:

O que é charge

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção da imagem do contexto

Impressão dos textos e imagens da problematização

Material complementar:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Texto e questões da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo dessa aula é que os alunos relacionem consumo consciente às políticas públicas de desenvolvimento de tecnologias.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção da imagem do contexto

Impressão dos textos e imagens da problematização

Material complementar:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Texto e questões da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.

Material necessário:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.

Material necessário:

Imagem do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Material complementar:

Texto e questões

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxCxf56tSvS8uGQ92cgudPdZacfapguEKGbHBAqyA3jkh7TkWKemPnDmX3cX/his9-33und05-problematizacao-1.pdf

Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCpqkTbJM2E3tQextJpfcjTSvMQegZHJTx3UVP8gFDMEcPsmMX7EdkuV6ctg/his9-33und05-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Peça que as duplas desenhem e pintem uma charge que ilustre o conceito de obsolescência programada. Caso algumas duplas não consigam pensar em uma ideia para fazer a charge, algumas opções poderiam ser: um vendedor justificando ao cliente o motivo de o produto ter quebrado tão rápido. Um(a) filho(a) tentando convencer a mãe a comprar um celular novo. Um(a) jovem resistindo aos apelos do vendedor para comprar um celular novo.

É importante que estejam presentes nos desenhos dos alunos dois elementos básicos do gênero charge: O humor e a crítica.

Para saber mais:

O que é charge

https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano