Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos relacionem consumo consciente às políticas públicas de desenvolvimento de tecnologias.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.
Material necessário:
Imagem do Contexto
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.
Material necessário:
Imagem do Contexto
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Peça que as duplas desenhem e pintem uma charge que ilustre o conceito de obsolescência programada. Caso algumas duplas não consigam pensar em uma ideia para fazer a charge, algumas opções poderiam ser: um vendedor justificando ao cliente o motivo de o produto ter quebrado tão rápido. Um(a) filho(a) tentando convencer a mãe a comprar um celular novo. Um(a) jovem resistindo aos apelos do vendedor para comprar um celular novo.
É importante que estejam presentes nos desenhos dos alunos dois elementos básicos do gênero charge: O humor e a crítica.
Para saber mais:
O que é charge
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)