17709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A internet e o processo de globalização

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A internet e o processo de globalização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o link para que os alunos possam ver a charge no site Um Sábado Qualquer (disponível aqui). ou captura (print) da imagem, e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Qual a resposta que Adão apresenta para a pergunta de Deus?
- Qual o significado de Globalização?
(Você pode enviar o link para que os alunos vejam o verbete no Dicionário Priberam ou print da tela (disponível aqui).
- Por que Adão afirma que o símbolo do Mcdonald's é o início da globalização?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios e vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os dois documentos propostos na etapa com o textos “Como e quando surgiu a globalização” e “Mas afinal, o que é globalização?”, o link, para que os alunos possam ouvir a entrevista com o professor Pedro Dallari, e os questionamentos. Se preferir, encaminhe junto os links ou prints dos sites Mundo Educação (disponível aqui) e Panorama Positivo (disponível aqui).

- Como pode ser definido o conceito de Globalização?
- Em qual período surgiu o conceito de Globalização, da forma como conhecemos hoje?
- Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo de Globalização?
- Por que o uso das redes de comunicação e da tecnologia no mundo globalizado não diminuem as diferenças socioeconômicas?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam cartazes apresentando o conceito de globalização, a relação com o meio digital, a internet e as consequências sociais inerentes a este processo. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador e smartphone, utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Ppodem utilizar imagens da internet para ilustrar os cartazes, fazer desenhos ou usar recortes de revistas e jornais que tiverem em casa.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os cartazes, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre o conceito de globalização ouvindo a entrevista do professor Pedro Dallari para a Rádio USP (disponível aqui).

No site “Um sábado qualquer”, as famílias podem ler mais quadrinhos (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_32UND03

(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas