17708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Neoliberalismo no Brasil e o processo de privatização das empresas estatais

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Neoliberalismo no Brasil e o processo de privatização das empresas estatais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os dois documentos propostos na etapa, a manchete do Jornal O Globo, a charge e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que significa privatização?
Você pode propor que os alunos pesquisem o termo em dicionários ou na internet, enviar o link junto com os documentos da etapa, para que os alunos acessem o verbete no Dicionário Priberam, ou a captura (print) da página (disponível aqui).
- Quais são as empresas estatais que estavam sendo vendidas segundo a reportagem?
- O que você acha que os homens da fotografia estavam comemorando? Por quê?
- Você conhece alguma empresa estatal que foi privatizada? Qual?
- No centro da imagem da charge, há uma caricatura que tem a função de um garçom. Por que o garçom está servindo em uma bandeja torres de petróleo?
- Reflita sobre a frase da charge “foi dessa mesa que pediram uma fatia da Petrobras?”. Quais significados podem-se atribuir a esta frase?
- No canto esquerdo da charge, há um balão de diálogo com a palavra Yes! (Sim!). Por que o autor escolhe uma palavra na língua inglesa para afirmar que a mesa quer uma fatia da Petrobras? Quais hipóteses podem ser levantadas sobre a privatização da Petrobras?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios e vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o link para o texto “As privatizações valem a pena”, do site Politize! (disponível aqui), ou envie captura (print) da tela, com as partes do texto que você selecionar. Junto, encaminhe as orientações para que os alunos/grupos produzam uma tabela comparativa entre os prós e os contras do processo de privatização no Brasil, com base no texto. Depois, solicite que produzam um pequeno texto com o posicionamento do grupo ou do aluno a respeito do tema.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater, preencher a tabela comparativa e produzir o texto. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam charges revelando o consenso do grupo sobre as privatizações. Eles podem fazê-las no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador ou smartphone, utilizando aplicativos e softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Podem utilizar imagens da internet para ilustrar as charges ou fazer desenhos.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

O vídeo da série Quebrando o Tabu, disponível no canal do GNT no Youtube, aborda alguns pontos sobre privatizações e a economia brasileira (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_32UND02

(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas