17707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A queda do Muro de Berlim e o colapso do bloco soviético

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A queda do Muro de Berlim e o colapso do bloco soviético

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI32, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o
ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeHWSjJkyFTvkYdXMPZtVr3bxMPx89uPSRQJZPrhaM6kNspTj9gbZaNUNN93/muro-em-frente-ao-portao-de-brandemburgo.pdf

Para você saber mais:

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Problematização:

Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7eEANA9ZNhG3pVG8zGzntUKubcd2RHFnAFQNEVFwqNKFzM5kAcW474c4Ccmf/a-queda-do-muro-de-berlim-reflexoes-vinte-anos-depois.pdf

Para você saber mais:

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Sistematização:

Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eR8psmZ5UTTqe3dd2uBAygqspFayjzNPYHKptnYxgrVcWxnMmTEj78qgbKYf/alemaes-em-pe-em-cima-do-muro-em-1989.pdf

Para você saber mais:

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado ou seu conteúdo impresso). Analise a imagem com a turma por meio deste roteiro de perguntas: Na fotografia, é possível ver um muro? Qual seria sua função? Onde ele se localiza (cidade/país)? Qual o período da foto? Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Com estas perguntas os alunos podem levantar hipóteses que permeiam ou não o contexto histórico da queda do Muro de Berlim. Os estudantes não precisam responder essas questões corretamente a intenção, neste momento, é despertar a curiosidade e observar os conhecimentos que os turma apresenta sobre o muro de Berlim. As hipóteses levantadas serão importantes ao se estabelecer relação com o texto base para a atividade de Problematização. Se preferir, as questões do Contexto podem ser debatidas coletivamente, peça para os estudantes anotarem suas respostas em seu caderno como forma de registrar a análise.

Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeHWSjJkyFTvkYdXMPZtVr3bxMPx89uPSRQJZPrhaM6kNspTj9gbZaNUNN93/muro-em-frente-ao-portao-de-brandemburgo.pdf

Para você saber mais:

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O objetivo desta aula é estabelecer relação entre o colapso do socialismo soviético com a queda do muro de Berlim. Por esta razão sugere-se a leitura e interpretação do texto com a construção de um cartaz que debata a problemática do muro que divide Berlim em duas partes uma Ocidental (capitalista) e outra Oriental (socialista). Assim, inicie a atividade dividindo a sala em grupos de quatro integrantes. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem seus pares. Porém, a sugestão é que se estabeleçam critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto façam parceria com alunos que apresentam desenvoltura para escrever e analisar textos. Projete, distribua cópias impressas ou escreva no quadro o conteúdo deste slide que contém perguntas para que os grupos possam refletir sobre o texto e posteriormente produzir o cartaz. Separe alguns exemplares de dicionários e disponibilize aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.

Orientações:

O texto “Queda do Muro de Berlim”, do site Mundo Educação, contém informações relevantes para trabalhar o tema e com linguagem didática apropriada aos alunos de 9º ano. Sugiro a leitura do primeiro e segundo parágrafo, pois estão articulados aos trechos do texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”, selecionado para esta atividade. A sugestão é trabalhar o texto do site por meio das questões abaixo:

  • Quando foi construído o Muro de Berlim?
  • Qual foi o objetivo da construção deste muro?
  • Por que, na década de 1980, a população da Alemanha Oriental protestava pelo fim do muro?

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

Texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

  • O texto divide a queda do Muro de Berlim em três simbologias. Reflita sobre cada uma delas.
  • Qual a relação entre a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria e do Socialismo real?

Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7eEANA9ZNhG3pVG8zGzntUKubcd2RHFnAFQNEVFwqNKFzM5kAcW474c4Ccmf/a-queda-do-muro-de-berlim-reflexoes-vinte-anos-depois.pdf

Para você saber mais:

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para que os alunos construam o cartaz a favor da destruição do muro que divide Berlim em duas partes (capitalista e socialista), solicite que os estudantes escolha uma das simbologias debatidas no texto e articule com os argumentos e opinião do grupo. Pode-se retomar a questão central do Contexto: Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Incentive-os a usar a criatividade e as anotações feitas no início da atividade, para que os cartazes sejam interessantes e chamem a atenção do leitor. Controle o tempo dividindo-o em 15 minutos para a produção do cartaz e 10 minutos para a socialização.

Para você saber mais:

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para auxiliar os estudantes na construção do cartaz e como forma de ilustrar a queda do muro de Berlim, a sugestão é apresentar para a sala a fotografia presente neste slide. A imagem retrata o momento dos protestos para a quebra do muro em 1989.

Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eR8psmZ5UTTqe3dd2uBAygqspFayjzNPYHKptnYxgrVcWxnMmTEj78qgbKYf/alemaes-em-pe-em-cima-do-muro-em-1989.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. As duplas irão trocar os cartazes produzidos entre elas. Peça aos alunos que sigam as orientações presentes neste slide. Esta forma de socializar os cartazes garante a análise a identificação de diferentes argumentos com base em um mesmo contexto. No final retome e explique o contexto da queda do Muro de Berlim por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula). Peça aos alunos que fixem os cartazes na classe.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI32, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o
ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeHWSjJkyFTvkYdXMPZtVr3bxMPx89uPSRQJZPrhaM6kNspTj9gbZaNUNN93/muro-em-frente-ao-portao-de-brandemburgo.pdf

Para você saber mais:

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Problematização:

Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7eEANA9ZNhG3pVG8zGzntUKubcd2RHFnAFQNEVFwqNKFzM5kAcW474c4Ccmf/a-queda-do-muro-de-berlim-reflexoes-vinte-anos-depois.pdf

Para você saber mais:

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Sistematização:

Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eR8psmZ5UTTqe3dd2uBAygqspFayjzNPYHKptnYxgrVcWxnMmTEj78qgbKYf/alemaes-em-pe-em-cima-do-muro-em-1989.pdf

Para você saber mais:

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado ou seu conteúdo impresso). Analise a imagem com a turma por meio deste roteiro de perguntas: Na fotografia, é possível ver um muro? Qual seria sua função? Onde ele se localiza (cidade/país)? Qual o período da foto? Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Com estas perguntas os alunos podem levantar hipóteses que permeiam ou não o contexto histórico da queda do Muro de Berlim. Os estudantes não precisam responder essas questões corretamente a intenção, neste momento, é despertar a curiosidade e observar os conhecimentos que os turma apresenta sobre o muro de Berlim. As hipóteses levantadas serão importantes ao se estabelecer relação com o texto base para a atividade de Problematização. Se preferir, as questões do Contexto podem ser debatidas coletivamente, peça para os estudantes anotarem suas respostas em seu caderno como forma de registrar a análise.

Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeHWSjJkyFTvkYdXMPZtVr3bxMPx89uPSRQJZPrhaM6kNspTj9gbZaNUNN93/muro-em-frente-ao-portao-de-brandemburgo.pdf

Para você saber mais:

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O objetivo desta aula é estabelecer relação entre o colapso do socialismo soviético com a queda do muro de Berlim. Por esta razão sugere-se a leitura e interpretação do texto com a construção de um cartaz que debata a problemática do muro que divide Berlim em duas partes uma Ocidental (capitalista) e outra Oriental (socialista). Assim, inicie a atividade dividindo a sala em grupos de quatro integrantes. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem seus pares. Porém, a sugestão é que se estabeleçam critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto façam parceria com alunos que apresentam desenvoltura para escrever e analisar textos. Projete, distribua cópias impressas ou escreva no quadro o conteúdo deste slide que contém perguntas para que os grupos possam refletir sobre o texto e posteriormente produzir o cartaz. Separe alguns exemplares de dicionários e disponibilize aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.

Orientações:

O texto “Queda do Muro de Berlim”, do site Mundo Educação, contém informações relevantes para trabalhar o tema e com linguagem didática apropriada aos alunos de 9º ano. Sugiro a leitura do primeiro e segundo parágrafo, pois estão articulados aos trechos do texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”, selecionado para esta atividade. A sugestão é trabalhar o texto do site por meio das questões abaixo:

  • Quando foi construído o Muro de Berlim?
  • Qual foi o objetivo da construção deste muro?
  • Por que, na década de 1980, a população da Alemanha Oriental protestava pelo fim do muro?

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

Texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

  • O texto divide a queda do Muro de Berlim em três simbologias. Reflita sobre cada uma delas.
  • Qual a relação entre a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria e do Socialismo real?

Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7eEANA9ZNhG3pVG8zGzntUKubcd2RHFnAFQNEVFwqNKFzM5kAcW474c4Ccmf/a-queda-do-muro-de-berlim-reflexoes-vinte-anos-depois.pdf

Para você saber mais:

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para que os alunos construam o cartaz a favor da destruição do muro que divide Berlim em duas partes (capitalista e socialista), solicite que os estudantes escolha uma das simbologias debatidas no texto e articule com os argumentos e opinião do grupo. Pode-se retomar a questão central do Contexto: Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Incentive-os a usar a criatividade e as anotações feitas no início da atividade, para que os cartazes sejam interessantes e chamem a atenção do leitor. Controle o tempo dividindo-o em 15 minutos para a produção do cartaz e 10 minutos para a socialização.

Para você saber mais:

POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.

Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.

O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para auxiliar os estudantes na construção do cartaz e como forma de ilustrar a queda do muro de Berlim, a sugestão é apresentar para a sala a fotografia presente neste slide. A imagem retrata o momento dos protestos para a quebra do muro em 1989.

Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eR8psmZ5UTTqe3dd2uBAygqspFayjzNPYHKptnYxgrVcWxnMmTEj78qgbKYf/alemaes-em-pe-em-cima-do-muro-em-1989.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. As duplas irão trocar os cartazes produzidos entre elas. Peça aos alunos que sigam as orientações presentes neste slide. Esta forma de socializar os cartazes garante a análise a identificação de diferentes argumentos com base em um mesmo contexto. No final retome e explique o contexto da queda do Muro de Berlim por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula). Peça aos alunos que fixem os cartazes na classe.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano