Muro em frente ao portão de Brandemburgo
Plano de Aula
Plano de aula: A queda do Muro de Berlim e o colapso do bloco soviético
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Globalização
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI32, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o
ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:
Para você saber mais:
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Problematização:
Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”
Para você saber mais:
Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.
POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Sistematização:
Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:
Para você saber mais:
POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.
Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais
POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado ou seu conteúdo impresso). Analise a imagem com a turma por meio deste roteiro de perguntas: Na fotografia, é possível ver um muro? Qual seria sua função? Onde ele se localiza (cidade/país)? Qual o período da foto? Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Com estas perguntas os alunos podem levantar hipóteses que permeiam ou não o contexto histórico da queda do Muro de Berlim. Os estudantes não precisam responder essas questões corretamente a intenção, neste momento, é despertar a curiosidade e observar os conhecimentos que os turma apresenta sobre o muro de Berlim. As hipóteses levantadas serão importantes ao se estabelecer relação com o texto base para a atividade de Problematização. Se preferir, as questões do Contexto podem ser debatidas coletivamente, peça para os estudantes anotarem suas respostas em seu caderno como forma de registrar a análise.
Link da fotografia “Muro em frente ao portão de Brandemburgo”:
Para você saber mais:
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O objetivo desta aula é estabelecer relação entre o colapso do socialismo soviético com a queda do muro de Berlim. Por esta razão sugere-se a leitura e interpretação do texto com a construção de um cartaz que debata a problemática do muro que divide Berlim em duas partes uma Ocidental (capitalista) e outra Oriental (socialista). Assim, inicie a atividade dividindo a sala em grupos de quatro integrantes. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem seus pares. Porém, a sugestão é que se estabeleçam critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto façam parceria com alunos que apresentam desenvoltura para escrever e analisar textos. Projete, distribua cópias impressas ou escreva no quadro o conteúdo deste slide que contém perguntas para que os grupos possam refletir sobre o texto e posteriormente produzir o cartaz. Separe alguns exemplares de dicionários e disponibilize aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.
Orientações:
O texto “Queda do Muro de Berlim”, do site Mundo Educação, contém informações relevantes para trabalhar o tema e com linguagem didática apropriada aos alunos de 9º ano. Sugiro a leitura do primeiro e segundo parágrafo, pois estão articulados aos trechos do texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”, selecionado para esta atividade. A sugestão é trabalhar o texto do site por meio das questões abaixo:
- Quando foi construído o Muro de Berlim?
- Qual foi o objetivo da construção deste muro?
- Por que, na década de 1980, a população da Alemanha Oriental protestava pelo fim do muro?
Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.
Texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”
- O texto divide a queda do Muro de Berlim em três simbologias. Reflita sobre cada uma delas.
- Qual a relação entre a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria e do Socialismo real?
Link para o texto “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”
Para você saber mais:
Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.
POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para que os alunos construam o cartaz a favor da destruição do muro que divide Berlim em duas partes (capitalista e socialista), solicite que os estudantes escolha uma das simbologias debatidas no texto e articule com os argumentos e opinião do grupo. Pode-se retomar a questão central do Contexto: Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado? Incentive-os a usar a criatividade e as anotações feitas no início da atividade, para que os cartazes sejam interessantes e chamem a atenção do leitor. Controle o tempo dividindo-o em 15 minutos para a produção do cartaz e 10 minutos para a socialização.
Para você saber mais:
POMERANZ, Lenina. A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 14-23, dezembro/fevereiro 2009-2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13781/15599/ Acesso em: 12 de abril de 2019.
Queda do Muro de Berlim. Mundo Educação. Publicado por: Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/queda-muro-berlim.htm Acesso em: 14 de abril de 2019.
O Muro de Berlim. Estadão. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/especiais/muro-de-berlim/ Acesso em: 14 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para auxiliar os estudantes na construção do cartaz e como forma de ilustrar a queda do muro de Berlim, a sugestão é apresentar para a sala a fotografia presente neste slide. A imagem retrata o momento dos protestos para a quebra do muro em 1989.
Link “Alemães em pé em cima do muro, em 1989”:
Sistematização
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. As duplas irão trocar os cartazes produzidos entre elas. Peça aos alunos que sigam as orientações presentes neste slide. Esta forma de socializar os cartazes garante a análise a identificação de diferentes argumentos com base em um mesmo contexto. No final retome e explique o contexto da queda do Muro de Berlim por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula). Peça aos alunos que fixem os cartazes na classe.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com a fonte proposta e alguns questionamentos. Se preferir, você pode enviar o link, para que vejam imagens em 360º do Portão de Brandenburgo atualmente, no Google Street View, como no exemplo (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Observe o muro na fotografia. Qual seria sua função? Onde ele se localiza (cidade/país)?
- Qual o período da foto?
- Como seria viver em uma cidade dividida por um muro que não permite o contato entre as pessoas que estão do outro lado?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios e vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o link para o texto “Queda do Muro de Berlim”, do site Mundo Educação (disponível aqui), ou a captura (print) da tela, o documento com o texto “A queda do muro de Berlim: reflexões vinte anos depois” e o roteiro com os questionamentos para orientar a análise das fontes.
Roteiro para a análise dos textos
Texto: “Queda do Muro de Berlim”:
- Quando foi construído o Muro de Berlim?
- Qual foi o objetivo da construção deste muro?
- Por que, na década de 1980, a população da Alemanha Oriental protestava pelo fim do muro?
Texto: “A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois”:
- O texto divide a queda do Muro de Berlim em três simbologias. Explique cada uma delas.
- Qual a relação entre a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria e do Socialismo real?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder à questão. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam cartazes protestando pelo fim da divisão entre Berlim Ocidental e Oriental e a foto dos alemães protestando no muro de Berlim, para que os alunos possam se inspirar. Eles podem fazer os cartazes no caderno e enviar fotos ou realizar a atividade no computador ou smartphone, utilizando aplicativos e softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para ilustrar os cartazes ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os cartazes, ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e a comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre o Muro de Berlim, ver imagens do período e infográficos, entre outros, na matéria do Jornal Estado de São Paulo, disponível no site (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI32 Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
Palavras-chave: Muro de Berlim, bloco soviético, URSS, EUA, socialismo, capitalismo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA