Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Envie o objetivo da aula e a pergunta disparadora:
- Qual o significado da expressão “Terrorismo de Estado”?
Caso ache necessário, você pode encaminhar junto com a questão, o link para o Dicionário Michaelis online (disponível aqui) com o verbete terrorismo, ou captura (print) do site, e pedir para os alunos focarem as duas primeiras definições.
Dê um prazo para que possam refletir e responder o questionamento. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala. Incentive-os a debaterem com os colegas o significado da expressão.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o texto proposto e as orientações, para que os alunos façam um resumo do texto, contendo:
- O objetivo da operação Condor;
- Quais nações estavam envolvidas nessa operação, e
- O conceito de terrorismo de estado de acordo com o texto.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e produzir os resumos (que podem ser em formato de texto ou tópicos). Você pode mandar áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes na fonte e acrescentando outras.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Para produzirem os mapas mentais em equipe, podem conversar sobre o que querem incluir e como fazer a atividade por Whatsapp, Facebook, e-mail ou, até mesmo, em um documento compartilhado do Google Docs ou Google Apresentações, onde podem construir o mapa coletivamente e deixar comentários uns para os outros.
Os estudantes também podem fazer os mapas em folha sulfite ou de caderno, e enviar foto.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos/grupos enviem os mapas mentais, ou eles podem enviá-los pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive-os alunos a compartilhar os mapas e as dúvidas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilhar as produções com os familiares.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Operação Condor na matéria da Revista Aventuras na História (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros
Código: HIS9_30UND01
(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes