17702
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - Trabalhismo como força motriz na Era Vargas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Trabalhismo como força motriz na Era Vargas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet.

Contexto
Para despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, você pode encaminhar apenas a imagem do contexto no grupo de Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula da turma, questionando:

- Quando você acha que essa fotografia foi tirada?
- O que está acontecendo na imagem? Quem são estas pessoas?
- O que está escrito na faixa?

Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito da foto e, então, encaminhe o objetivo da aula. Questione se, com esta informação, eles conseguem responder melhor as questões propostas anteriormente.

Problematização
Encaminhe as fontes da problematização junto com perguntas para ajudar os estudantes nas análises. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Questões para refletir:
- Quem é o homem representado nos dois cartazes?
- Por que há a menção da data 1° de maio em um dos cartazes? O que é comemorado neste dia?
- O que está escrito nos cartazes?
- Além da figura destacada nos dois cartazes, que outras pessoas aparecem? Como estão vestidas? A que classe social parecem pertencer?

Questões para responder:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as respostas e para que você possa fazer correções e pontuar informações.

Sistematização
Para a produção da atividade proposta nesta etapa (produção de um mapa mental com as principais ideias do trabalhismo e populismo), você pode propor que os estudantes façam em uma folha sulfite ou de caderno. Depois, eles podem encaminhar uma fotografia do cartaz no grupo da sala, postar no Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.
Outra possibilidade é que os alunos façam o mapa mental virtualmente, utilizando sites e aplicativos gratuitos, disponíveis na internet.

Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui). 
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponíve aqui).
O documentário “Getúlio do Brasil” da Tv Senado, conta a história deste grande político e está disponível online (disponível aqui).

Outras sugestões
É possível trabalhar os dois primeiros planos desta unidade (EF09HI06) juntos.
Para isso, você pode trabalhar as fontes propostas conjuntamente, enviando todas elas para os alunos junto com as questões ou dividindo entre a turma. Dessa forma, alguns alunos ou grupos ficam responsáveis por analisar algumas fontes, enquanto outros alunos ou grupos analisam outras. Neste caso, é muito importante que você crie um momento para que os alunos possam compartilhar o que encontraram com os colegas e ouvir sobre as respostas uns dos outros.
Isso pode ser feito em uma aula síncrona, através do Google Meets, ou assíncrona, pois os estudantes podem postar os trabalhos no grupo da sala, ou em um mural no Padlet, para que os colegas possam ver e comentar.
Na sistematização, você pode propor que os alunos produzam algo como um mapa mental, um mini-cartaz, um texto, áudio ou vídeo, individual ou coletivamente, relacionando a figura de Getúlio Vargas com os conceitos de trabalhismo, populismo e direitos trabalhistas, na Era Vargas e atualmente.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_06UND01

(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas