17700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - Doutrina Monroe do século XIX e a política internacional atual dos EUA

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Doutrina Monroe do século XIX e a política internacional atual dos EUA

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Organize sua turma em equipes de no máximo quatro pessoas. É interessante que as equipes sejam formadas por integrantes que possam contribuir entre si. Desta forma, a distribuição dos grupos poderá ser de acordo com o seu critério e conhecimento da turma.

Materiais necessários: Para a sistematização desta aula, será necessário a construção de uma tabela. É possível entregar um modelo disponível nos links dos materiais complementares, ou se achar pertinente à sua realidade, construir no quadro, conforme este modelo e pedir para que os alunos reproduzam em seus cadernos ou em folhas A4.

Material complementar: Todas as etapas desta aula está disponível em formato para impressão, abaixo seguem os links para acesso:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3tTBZJjH9rHUSMnxv6pUjWyCZB7ASefTfh6pjwPsbWGgQ3ZS2SKRFvrKhWc/his8-25und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YaNY66KYdb9WN9UP8GTqn3Y5CKMadHAQNjgybkYgZmmY3ZrUCHfbKNwwQUg2/his8-25und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tgmtHNY3hNySsHJQfyAE5SKZkgeaDBUbeFEtCgTKgSAUmNS6GH8GcMAEDGb5/his8-25und-sistematizacao.pdf

Mapa político do continente americano. Caso o professor avalie pertinente utilizar em sala, para maiores informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bQCPjCzQ6pdu7MRdTmYKFDu9ZEBNphMC3NPcvqYnGxgQxbnPBHYem8wc2X4n/his8-25und-mapa-politico-do-continente-americano.pdf

Para você saber mais: Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de MAr. de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Caso queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse estes materiais:

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Imperialismo norte americano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NYIeNtemymk Acesso em: 17 de Mar de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue a proposta desta sistematização de forma impressa, disponível no link abaixo.

O objetivo desta sistematização é fazer com que os alunos identifiquem os principais pontos defendidos na Doutrina Monroe, no discurso de Theodore Roosevelt (Big Stick) relacionando-os com o posicionamento atual dos EUA, de acordo com os discursos do presidente Donald Trump.

É possível identificar temas como:

  • discurso de superioridade dos EUA;
  • O termo América reduzida como sendo apenas os EUA;
  • Aversão às políticas divergentes dos interesses dos EUA;
  • Culto ao patriotismo extremo;
  • Política de intervencionismo dos EUA em outras nações.

Para você saber mais:

Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Organize sua turma em equipes de no máximo quatro pessoas. É interessante que as equipes sejam formadas por integrantes que possam contribuir entre si. Desta forma, a distribuição dos grupos poderá ser de acordo com o seu critério e conhecimento da turma.

Materiais necessários: Para a sistematização desta aula, será necessário a construção de uma tabela. É possível entregar um modelo disponível nos links dos materiais complementares, ou se achar pertinente à sua realidade, construir no quadro, conforme este modelo e pedir para que os alunos reproduzam em seus cadernos ou em folhas A4.

Material complementar: Todas as etapas desta aula está disponível em formato para impressão, abaixo seguem os links para acesso:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3tTBZJjH9rHUSMnxv6pUjWyCZB7ASefTfh6pjwPsbWGgQ3ZS2SKRFvrKhWc/his8-25und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YaNY66KYdb9WN9UP8GTqn3Y5CKMadHAQNjgybkYgZmmY3ZrUCHfbKNwwQUg2/his8-25und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tgmtHNY3hNySsHJQfyAE5SKZkgeaDBUbeFEtCgTKgSAUmNS6GH8GcMAEDGb5/his8-25und-sistematizacao.pdf

Mapa político do continente americano. Caso o professor avalie pertinente utilizar em sala, para maiores informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bQCPjCzQ6pdu7MRdTmYKFDu9ZEBNphMC3NPcvqYnGxgQxbnPBHYem8wc2X4n/his8-25und-mapa-politico-do-continente-americano.pdf

Para você saber mais: Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de MAr. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Caso queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse estes materiais:

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Imperialismo norte americano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NYIeNtemymk Acesso em: 17 de Mar de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.

  • Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
  • Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
  • Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
  • Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.

Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:

A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.

Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.

Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.

Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.

Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue a proposta desta sistematização de forma impressa, disponível no link abaixo.

O objetivo desta sistematização é fazer com que os alunos identifiquem os principais pontos defendidos na Doutrina Monroe, no discurso de Theodore Roosevelt (Big Stick) relacionando-os com o posicionamento atual dos EUA, de acordo com os discursos do presidente Donald Trump.

É possível identificar temas como:

  • discurso de superioridade dos EUA;
  • O termo América reduzida como sendo apenas os EUA;
  • Aversão às políticas divergentes dos interesses dos EUA;
  • Culto ao patriotismo extremo;
  • Política de intervencionismo dos EUA em outras nações.

Para você saber mais:

Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.

Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.

Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano