17697
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - O partidos políticos no Segundo Reinado

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O partidos políticos no Segundo Reinado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o print da reportagem junto com alguns questionamentos, e peça para que a turma discuta e levante hipóteses. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Qual país presente na imagem possui o maior número de partidos e qual possui o menor?
- Qual país possui o maior número de partidos com representantes na Câmara dos Deputados?
- Quais os impactos de um sistema político com muitos partidos? E com poucos? Debatam e levantem hipóteses.

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes junto com os questionamentos.

Questões para refletir:
Charge “Urna conservadora”
- Na charge “urna conservadora”, quem são as pessoas dentro do frasco ou pote de conserva? Por que eles parecem estar bravos?
- O que está escrito na mesa onde a urna conservadora está?
- O que está escrito na urna dos liberais, na mesa à direita da urna conservadora?

Charge “Torneio político…”
- Na charge “torneio político em homenagem a El-Rey D. Pedro”, um cavalo está representando o Partido Liberal e outro o Partido Conservador. Quem está ganhando?
- Você consegue identificar D. Pedro sentado à esquerda na charge? O que ele está fazendo? Como é a sua postura? Parece preocupado com a situação?

Questões para responder:
Texto “A Construção da ordem”
]- Segundo o texto, quais eram os dois partidos políticos do Segundo Reinado?
- O que defendiam os conservadores? Qual grupo social era predominante entre eles?
- O que defendiam os liberais? Qual grupo social era predominante entre eles?

Charge “Urna conservadora”
- Como os dois partidos estão representados na charge ?
- Por que a legenda da charge diz que os políticos conservadores estão furiosos?
- Podemos afirmar que a charge é uma crítica à forma como as eleições eram feitas no Segundo Reinado? Por quê?

Charge “Torneio político…”
- Como os dois partidos estão representados na charge?
- Como o imperador está representado?
- Por que a legenda da charge diz que a disputa está sendo feita em “homenagem” ao rei?
- Com base na leitura da legenda da charge, é possível afirmar que o imperador assiste de maneira “imparcial” a disputa? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe por escrito orientações sobre as características de uma charge.
Eles podem enviar fotografias das charges no grupo da sala através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet, para que você e o restante da turma possam ver.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui). 
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 
Google Sala de Aula (como criar uma turma): https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020273?hl=pt-BR&ref_topic=9049977 
Google Drive (como organizar pastas): https://youtu.be/CI_jN0ieQCw 
Google Meet (como criar uma reunião online): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 
Padlet (como usar): https://youtu.be/ahrXd0Kqwso 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_15UND03

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas