Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot.
Contexto
O objetivo desta aula é entender a noção de monarquia absolutista com base no poder político exercido no reino eSwatini.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens dos reis da França e Suazilândia e o documento com a localização de Suazilândia. Proponha que eles reflitam:
- Quais semelhanças e diferenças podem ser observadas entre os dois monarcas?
- O que vocês acham que os termos “O Grande”, “Rei Sol” e “Absoluto” significam?
Peça que anotem as percepções iniciais, que deverão ser revisitadas e aprofundadas conforme as atividades seguintes.
Problematização
Disponibilize os textos I e II contidos nos slides. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la em casa) e analisarem:
- Como os dois textos definem o poder exercido por um monarca absolutista? A quais épocas eles se referem?
- Nos documentos, há algum indício de que a opinião popular não condizia com as decisões e atitudes destes governos? Quais?
- Neste tipo de governo, prevalece a vontade do povo?
Para mais referências a respeito do conceito de Absolutismo Moderno, percebendo as diferenças em relação a referencia atual utilizada, indique este link. Acesso em 24 de junho de 2020.
Sistematização
Organizem um quiz ou jogo de “Fake ou Fato”, com sentenças a respeito das características estudadas sobre os governos absolutistas: contextos, simbolismos, fonte do poder, participação popular, dentre outros. Os alunos poderão contribuir com algumas sentenças. Para promover a interação entre eles, podem compartilhá-las via grupos de Whatsapp ou utilizar plataformas gratuitas, como o Mentimeter (veja como aqui - ative a tradução) ou o Kahoot (veja como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do Reino de eSwatini, podem acessar: GALLOWAY, Lindsey. O país que ganhou um novo (porém antigo) nome. BBC Travel, 14 mar. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.
Sugestão Enviada Por: Profa Bianca
Código: HIS7_17UND02
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes