17695
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - As características de uma monarquia absolutista em exercício

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As características de uma monarquia absolutista em exercício

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot.

Contexto
O objetivo desta aula é entender a noção de monarquia absolutista com base no poder político exercido no reino eSwatini.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens dos reis da França e Suazilândia e o documento com a localização de Suazilândia. Proponha que eles reflitam:
- Quais semelhanças e diferenças podem ser observadas entre os dois monarcas?
- O que vocês acham que os termos “O Grande”, “Rei Sol” e “Absoluto” significam?

Peça que anotem as percepções iniciais, que deverão ser revisitadas e aprofundadas conforme as atividades seguintes.

Problematização
Disponibilize os textos I e II contidos nos slides. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la em casa) e analisarem:
- Como os dois textos definem o poder exercido por um monarca absolutista? A quais épocas eles se referem?
- Nos documentos, há algum indício de que a opinião popular não condizia com as decisões e atitudes destes governos? Quais?
- Neste tipo de governo, prevalece a vontade do povo?

Para mais referências a respeito do conceito de Absolutismo Moderno, percebendo as diferenças em relação a referencia atual utilizada, indique este link. Acesso em 24 de junho de 2020.

Sistematização
Organizem um quiz ou jogo de “Fake ou Fato”, com sentenças a respeito das características estudadas sobre os governos absolutistas: contextos, simbolismos, fonte do poder, participação popular, dentre outros. Os alunos poderão contribuir com algumas sentenças. Para promover a interação entre eles, podem compartilhá-las via grupos de Whatsapp ou utilizar plataformas gratuitas, como o Mentimeter (veja como aqui - ative a tradução) ou o Kahoot (veja como usá-lo).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do Reino de eSwatini, podem acessar: GALLOWAY, Lindsey. O país que ganhou um novo (porém antigo) nome. BBC Travel, 14 mar. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_17UND02

(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas