10363
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando comprimentos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estimativa de medidas de comprimento.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_14GRM06

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, pedaços de barbante (20, 40 e 80 cm), uma corda ou fita (em torno de 2 m) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide (ou a questão) e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Para qualquer tipo de aula, esta atividade poderá ser feita com a ajuda de um familiar, que prepare o material. A proposta é que cada um tenha três tamanhos de barbante e façam a estimativa com todos, pois não estarão juntos para comparar tamanhos diferentes. O registro da atividade deve, então, ser alterado (veja abaixo a sugestão). Se a aula for síncrona, você pode solicitar que façam antes do momento simultâneo, para isso envie a comanda. Também pode explicar a atividade no final de uma aula anterior. De qualquer forma é necessário orientar as famílias. Mas se desejar realizar no momento simultâneo, explique a comando logo após a retomada e dê um tempo para que realizem (peça a um familiar para acompanhar), depois faça a discussão das soluções. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal. Em ambos os casos, oriente a família com relação à liberdade de estratégias que a criança poderá usar e que devem auxiliar, mas não determinar como deve ser feito. Outra informação importante, é que não devem levar os barbantes até a corda para medir. Podem manipular a corda, mas não medi-la com os barbantes, já que devem estimar. Para o registro, se necessário, indique que um adulto seja o leitor e ou escriba. Solicite que te encaminhem o registro.

1) QUANTAS VEZES CADA BARBANTE CABE ESTICADO SOBRE A CORDA (CORDÃO, FITA ETC.)?
     A) BARBANTE MAIOR: _______________
     B) BARBANTE MÉDIO: _______________
     C) BARBANTE MENOR: ______________
2) O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR ENTÃO? SE FOSSEM ESSES OS BARBANTES, CIRCULE AQUELE QUE CABERIA MAIS VEZES NA CORDA.
     A) _____
     B) ________
     C) ____________
     D) _________________
     E) ______________________
3) EXPLIQUE COMO VOCÊ FEZ PARA ESTIMAR O COMPRIMENTO DA CORDA USANDO OS BARBANTE.
4) FEZ DA MESMA MANEIRA PARA TODAS AS MEDIDAS DE BARBANTES?
5) AGORA, USE OS BARBANTES DIRETAMENTE PARA CONFERIR SUAS ESTIMATIVAS, MAS NÃO ALTERE A RESPOSTA DA QUESTÃO 1.
     A) BARBANTE MAIOR: _______________
     B) BARBANTE MÉDIO: _______________
     C) BARBANTE MENOR: ______________

Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade de estimativa. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_14GRM06

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas