9501
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 16/07/2018
Código: MAT1_10GEO03

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Reconhecer características do cubo e bloco retangular, semelhanças e diferenças entre eles.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer características do cubo e bloco retangular, semelhanças e diferenças entre eles

Conceito-chave

Cubo e Bloco Retangular (formas não planas).

Recursos necessários

  • Papel color set ou cartolinas com diferentes cores;
  • Sólidos geométricos (cubo e bloco retangular)  feitos pelo professor com papelão ou papel cartão;
  • Caneta Hidrográfica;
  • Lápis HB;
  • Lápis de cor;
  • Borracha;
  • Cola;
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
  • Moldes da planificação do cubo e bloco retangular;
  • Moldes das faces do cubo e do bloco retangular.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Peça para os alunos identificarem o brinquedo. Se ninguém souber, esclareça que é um cubo mágico e que é um jogo de raciocínio em que se deve juntar todas as peças de mesma cor em cada face (lado).

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o conceito que será abordado durante a aula. Relacionar as formas ao seus respectivos nomes;

Discuta com a turma:

  • O cubo mágico tem esse nome por que?
  • Como você descreveria esse brinquedo?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Peça para os alunos identificarem o brinquedo. Se ninguém souber, esclareça que essas peças chamam-se blocos de montar e que servem para fazer construções de brinquedo.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o conceito que será abordado durante a aula. Relacionar as formas ao seus respectivos nomes;

Discuta com a turma:

  • O bloco de montar tem esse nome por que?
  • Como você descreveria esse brinquedo?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Traga para a aula cubos e blocos retangulares construídos com papelão ou papel cartão, de preferência com o lado marrom para fora; Providencie também pedaços de papel color set ou cartolina coloridos, cortados no tamanho de cada uma das faces das formas trazidas; Organize os alunos em duplas; Realize a leitura do slide; Entregue às duplas um cubo e um bloco retangular, além dos pedaços de papel coloridos necessários para cobrir as faces das formas entregues; Proponha aos alunos que manipulem as caixas, virando-as em diferentes posições, observando os detalhes, apoiando na mesa, colocando uma sobre a outra e comparando o que elas têm de semelhante e de diferente. Em seguida, oriente os alunos a observar com atenção os pedaços de papel coloridos para identificar a forma e a face onde cada um deles pode ser colado. Peça aos alunos que separem os pedaços de papel, mas ainda não colem, pois conversarão sobre as faces na próxima etapa da atividade.

Propósito: Observar as características das formas por meio da análise e comparação de suas faces;

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre o cubo e o bloco retangular?
  • O que tem de diferente entre eles?
  • Se colocarmos um em cima do outro, o que percebemos?
  • Juntando dois cubos o que construímos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de Soluções select-down

Painel de Soluções

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Proponha aos alunos que identifiquem os pedaços de papéis que serão usados para colar nas faces do cubo e bloco retangular; Estimule a reflexão sobre os elementos que possibilitam a identificação das formas, por meio das perguntas. Após concluída a reflexão, peça que os alunos colem os pedaços de papel selecionados, montando um kit de brinquedos de montar para toda a turma.

Propósito: Observar as características das formas por meio da comparação de suas faces.

Discuta com a turma:

  • Os pedaços de papéis que serão usados para encapar o bloco retangular podem ser usados em qualquer uma das faces?
  • E os pedaços que encaparão o cubo, podem ser usados em qualquer face?
  • Para encapar o bloco retangular, todos os papéis usados serão iguais? Serão diferentes? Quantos são iguais e quantos são diferentes?
  • É possível construir um bloco com nenhuma face igual a outra?
  • Onde ficam as faces iguais do bloco retangular uma em relação à outra?
  • No cubo existe alguma posição certa para colar os pedaços de papel nas faces?
  • E no bloco retangular, existe alguma posição certa para colar os pedaços de papel nas faces?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Retome com os alunos as conclusões apresentadas por eles e resuma em uma frase o conceito aprendido na aula: Semelhanças e diferenças entre o cubo e o bloco retangular.

Propósito: Sintetizar os conceitos discutidos durante a aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura do slide e explique aos alunos que eles devem analisar as características das duas formas (cubo e bloco retangular). Propor que eles observem o formato dos objetos e percebam qual seria a melhor forma de uma caixa para guardar cada um deles. Oriente os alunos a olharem novamente as caixas para poderem perceber bem o formato delas.

Propósito: Relacionar o formato de objetos às formas do cubo e bloco retangular de acordo com as características deles aprendidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Objetos com largura e altura muito diferentes ficariam melhor em qual forma de caixa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

RAIO X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura do slide e explique aos alunos que eles devem analisar as características das duas formas (cubo e bloco retangular). Propor que eles observem o formato dos objetos e percebam qual seria a melhor forma de uma caixa para guardar cada um deles. Oriente os alunos a olharem novamente as caixas para poderem perceber bem o formato delas.

Propósito: Relacionar o formato de objetos às formas do cubo e bloco retangular de acordo com as características deles aprendidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Objetos com largura e altura muito diferentes ficariam melhor em qual forma de caixa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer características do cubo e bloco retangular, semelhanças e diferenças entre eles

Conceito-chave

Cubo e Bloco Retangular (formas não planas).

Recursos necessários

  • Papel color set ou cartolinas com diferentes cores;
  • Sólidos geométricos (cubo e bloco retangular)  feitos pelo professor com papelão ou papel cartão;
  • Caneta Hidrográfica;
  • Lápis HB;
  • Lápis de cor;
  • Borracha;
  • Cola;
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
  • Moldes da planificação do cubo e bloco retangular;
  • Moldes das faces do cubo e do bloco retangular.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Peça para os alunos identificarem o brinquedo. Se ninguém souber, esclareça que é um cubo mágico e que é um jogo de raciocínio em que se deve juntar todas as peças de mesma cor em cada face (lado).

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o conceito que será abordado durante a aula. Relacionar as formas ao seus respectivos nomes;

Discuta com a turma:

  • O cubo mágico tem esse nome por que?
  • Como você descreveria esse brinquedo?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Peça para os alunos identificarem o brinquedo. Se ninguém souber, esclareça que essas peças chamam-se blocos de montar e que servem para fazer construções de brinquedo.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o conceito que será abordado durante a aula. Relacionar as formas ao seus respectivos nomes;

Discuta com a turma:

  • O bloco de montar tem esse nome por que?
  • Como você descreveria esse brinquedo?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Traga para a aula cubos e blocos retangulares construídos com papelão ou papel cartão, de preferência com o lado marrom para fora; Providencie também pedaços de papel color set ou cartolina coloridos, cortados no tamanho de cada uma das faces das formas trazidas; Organize os alunos em duplas; Realize a leitura do slide; Entregue às duplas um cubo e um bloco retangular, além dos pedaços de papel coloridos necessários para cobrir as faces das formas entregues; Proponha aos alunos que manipulem as caixas, virando-as em diferentes posições, observando os detalhes, apoiando na mesa, colocando uma sobre a outra e comparando o que elas têm de semelhante e de diferente. Em seguida, oriente os alunos a observar com atenção os pedaços de papel coloridos para identificar a forma e a face onde cada um deles pode ser colado. Peça aos alunos que separem os pedaços de papel, mas ainda não colem, pois conversarão sobre as faces na próxima etapa da atividade.

Propósito: Observar as características das formas por meio da análise e comparação de suas faces;

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre o cubo e o bloco retangular?
  • O que tem de diferente entre eles?
  • Se colocarmos um em cima do outro, o que percebemos?
  • Juntando dois cubos o que construímos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de Soluções

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Proponha aos alunos que identifiquem os pedaços de papéis que serão usados para colar nas faces do cubo e bloco retangular; Estimule a reflexão sobre os elementos que possibilitam a identificação das formas, por meio das perguntas. Após concluída a reflexão, peça que os alunos colem os pedaços de papel selecionados, montando um kit de brinquedos de montar para toda a turma.

Propósito: Observar as características das formas por meio da comparação de suas faces.

Discuta com a turma:

  • Os pedaços de papéis que serão usados para encapar o bloco retangular podem ser usados em qualquer uma das faces?
  • E os pedaços que encaparão o cubo, podem ser usados em qualquer face?
  • Para encapar o bloco retangular, todos os papéis usados serão iguais? Serão diferentes? Quantos são iguais e quantos são diferentes?
  • É possível construir um bloco com nenhuma face igual a outra?
  • Onde ficam as faces iguais do bloco retangular uma em relação à outra?
  • No cubo existe alguma posição certa para colar os pedaços de papel nas faces?
  • E no bloco retangular, existe alguma posição certa para colar os pedaços de papel nas faces?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Retome com os alunos as conclusões apresentadas por eles e resuma em uma frase o conceito aprendido na aula: Semelhanças e diferenças entre o cubo e o bloco retangular.

Propósito: Sintetizar os conceitos discutidos durante a aula.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura do slide e explique aos alunos que eles devem analisar as características das duas formas (cubo e bloco retangular). Propor que eles observem o formato dos objetos e percebam qual seria a melhor forma de uma caixa para guardar cada um deles. Oriente os alunos a olharem novamente as caixas para poderem perceber bem o formato delas.

Propósito: Relacionar o formato de objetos às formas do cubo e bloco retangular de acordo com as características deles aprendidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Objetos com largura e altura muito diferentes ficariam melhor em qual forma de caixa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura do slide e explique aos alunos que eles devem analisar as características das duas formas (cubo e bloco retangular). Propor que eles observem o formato dos objetos e percebam qual seria a melhor forma de uma caixa para guardar cada um deles. Oriente os alunos a olharem novamente as caixas para poderem perceber bem o formato delas.

Propósito: Relacionar o formato de objetos às formas do cubo e bloco retangular de acordo com as características deles aprendidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Objetos com largura e altura muito diferentes ficariam melhor em qual forma de caixa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer características do cubo e bloco retangular, semelhanças e diferenças entre eles

Conceito-chave

Cubo e Bloco Retangular (formas não planas).

Recursos necessários

  • Papel color set ou cartolinas com diferentes cores;
  • Sólidos geométricos (cubo e bloco retangular)  feitos pelo professor com papelão ou papel cartão;
  • Caneta Hidrográfica;
  • Lápis HB;
  • Lápis de cor;
  • Borracha;
  • Cola;
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
  • Moldes da planificação do cubo e bloco retangular;
  • Moldes das faces do cubo e do bloco retangular.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes