17694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - As consequências das práticas mercantilistas: do século XVII ao século XXI

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As consequências das práticas mercantilistas: do século XVII ao século XXI

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é relacionar algumas práticas mercantilistas do século XVII à economia capitalista norte-americana do século XXI, com base na noção de “balança comercial favorável”.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula, incentivando uma dinâmica entre os alunos e familiares: “Eu vou fazer um país, o que você me dá para sua economia?”.

Espera-se que, com isso, os alunos levantem percepções de como impulsionar a economia de uma determinada sociedade. Disponibilize a manchete, eles devem refletir:
- O que a matéria menciona como um tipo de economia? De quando ela é?
- Segundo a matéria, qual o resultado da política econômica dos EUA?
- No país que você imaginou, que fatores considera importantes para uma boa economia?

Caso necessário, indique o verbete economia (disponível aqui) Acesso em: 22/06/2020. Peça que anotem as percepções iniciais, que deverão ser revisitadas e aprofundadas conforme as atividades seguintes.

Problematização
Nesta etapa, o objetivo é a compreensão do conceito de mercantilismo e a associação dele com a política econômica dos Estados Unidos na atualidade.

Disponibilize, primeiramente, o Documento Texto I e proponha que respondam:
- Quais as características comuns do Mercantilismo?
- De acordo com estas características, como é a visão mercantilista em relação às negociações econômicas com outros países?
- O metalismo era movimentado a partir de qual relação de exploração?

Para que compreendam sobre o metalismo e as relações de colonialidade, indique: SILVA, Daniel Neves. "O que é mercantilismo?"; Brasil Escola. Disponível aqui. Acesso em 24 de junho de 2020.

Disponibilize o Texto II, com a reportagem sobre o presidente Trump. Eles devem analisar:
- Quais atitudes de Trump podem ser relacionadas com o conceito de Mercantilismo do século XVII?

Incentive a interação entre os colegas via Whatsapp, enquete (pode ser feita com o Mentimeter, veja como aqui - ative a tradução) ou em videoconferência.

Sistematização
Peça que retomem as anotações a respeito dos países imaginários. Eles deverão elaborar um plano para impulsionar as economias utilizando os conceitos estudados ao longo da aula e de modo crítico. Para isso, oriente-os a considerar pontos favoráveis e negativos, refletindo se existem limites para defender a economia de um país ou se tudo é válido, como promover relações de exploração e desfavoráveis para outros países. Peça para que gravem áudios ou vídeos curtos anunciando os planos econômicos. Eles poderão compor murais virtuais no Anchor.fm (veja como usar) ou Flipgrid (veja como usar).

Convite às famílias
O tema economia é relevante para Educação de crianças em idade escolar. Refletir sobre economia doméstica é um dos meios de se organizar para a vida pessoal, bem como de dar estímulos para que compreendam sobre contextos econômicos mais amplos. Para referência, indique: Com formação adequada, os jovens podem entender como se controla o orçamento doméstico. Nova Escola. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_17UND01

(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas