17694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - As consequências das práticas mercantilistas: do século XVII ao século XXI

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As consequências das práticas mercantilistas: do século XVII ao século XXI

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedaços de papel (aproximadamente 10x15).

Material complementar:

Notícia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KndzJdcXTjY7r4mjuxdjYzrvDSnsGEY6t4rrYpPeZzSKYjXAS25H5X8uURM3/his7-17und01-noticia.pdf

Reportagem sobre medidas econômicas tomadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que remetem a práticas mercantilistas do século XVII. A reportagem pode ser consultada na íntegra pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml

Texto I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xpVamfFUqGc9qPhvXX4Z8PaTH6TuEy6WyANx4NyWpkJtBshjTZjen4nA9vjf/his7-17und01-texto-i.pdf

Trechos de uma matéria onde são tratadas as principais características do mercantilismo do século XVII e os seus significados.

Texto II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cAFNHjBGaQqeV3mTNACQhchQEfsGBgzBMtGPAt97u2ujAaDfFpGArm28TxjH/his7-17und01-texto-ii.pdf

Reportagem referente à política econômica de Donald Trump que estabelece sentido direto com noções da prática mercantilista do século XVII.


Para você saber mais:
PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.

FOLHA de S. Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.

GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acessado em: 15 abr 2019.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. São Paulo, Paz e Terra, 1982.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Será sugerido ao professor organizar a turma em grupos e projetar, ou imprimir, o print da manchete do site publicada no site

da Folha de S.Paulo.

O arquivo com a imagem da reportagem para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KndzJdcXTjY7r4mjuxdjYzrvDSnsGEY6t4rrYpPeZzSKYjXAS25H5X8uURM3/his7-17und01-noticia.pdf

Pergunte para a turma se algum aluno se voluntaria a ler o título da reportagem. Oriente-o a ler em voz alta e, em seguida, peça para os grupos responderem as perguntas.

Estabelecendo um diálogo com a turma, peça para que os grupos, aleatoriamente respondam. Cuide para que os alunos não falem todos de uma só vez e garanta que eles escutaram as respostas um do outro.

Espera-se que os alunos, ao comparar o título da aula com o título da reportagem, identifiquem o termo “mercantilista do século XVII”, o que remete ao período mercantilista, e que esta política econômica tem como base o fortalecimento da economia e do Estado por meio da balança comercial favorável. Contudo, se algum aluno não alcançar o objetivo, pergunte qual é a palavra semelhança entre os dois títulos. Respondida, leia o seguinte trecho da reportagem: O dólar americano poderia ficar mais forte. O mundo é estruturado de forma que a economia americana, apesar de ter se aberto muito nos últimos anos, ainda é relativamente [independente] em comparação com o mundo. Ela se afeta, mas não tanto quanto outros mercados".
Pergunte: A política econômica que os Estados Unidos exercem fortalece e enfraquece o país?

Para mais informações:

FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.

GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acesso em: 15 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, escolha dois alunos para que leiam um dos textos para a turma.

Trecho da reportagem “Principais características da política mercantilista” - Texto I:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xpVamfFUqGc9qPhvXX4Z8PaTH6TuEy6WyANx4NyWpkJtBshjTZjen4nA9vjf/his7-17und01-texto-i.pdf

Trecho da reportagem “Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cAFNHjBGaQqeV3mTNACQhchQEfsGBgzBMtGPAt97u2ujAaDfFpGArm28TxjH/his7-17und01-texto-ii.pdf

Caberá a você dar mais atenção às palavras e ao termos sublinhados no Texto I. A princípio, eles já foram apresentados aos alunos em conteúdos anteriores, principalmente os temas referentes à unidade HIS7_13UND, mas aproveite para reforçar o sentido das noções às práticas econômicas na atualidade. À medida em que o aluno concluir o parágrafo, pergunte o significado dos termos. Caso não saibam, relembre-os.

Projete, ou escreva no quadro, a pergunta. Distribua os pedaços de papel em branco para que eles respondam a pergunta. Oriente os alunos que eles deverão escolher um número para identificar sem que os demais grupos consigam identificar. Não ultrapassando mais do que 10 minutos, recolha os papéis e redistribua-os, cuidando para que cada grupo pegue um papel que não seja o seu.

Os grupos deverão ler a resposta e conversar entre si e sobre o que há de semelhante, diferente e se acrescentariam algo. Crie uma ordem e peça para eles compartilharem com a turma as suas considerações. A expectativa é que respondam para a classe que o termo “mercantilista” foi utilizado para definir a política de proteção econômica dos EUA em relação aos outros países.

Caso algum aluno não chegue à resposta esperada, peça para que releiam os dois trechos e pergunte como o Texto I define uma economia forte e, para o segundo texto, como o presidente Trump praticou esta política. Se não chegarem perto da resposta, dê mais uma dica: informe que os textos se complementam e ambos tratam da noção de balança comercial favorável.

Para saber mais:

PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.

FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade. Leia a atividade para os alunos e explique que, com base no que foi trabalhado anteriormente, cada grupo deverá produzir uma narrativa aplicando cinco das oito palavras e termos destacados.

Espera-se que os alunos se façam um resumo da aula se apropriando dos termos referentes à política mercantilista. Esta é uma oportunidade para observar a capacidade de síntese e apreensão do conteúdo pelos alunos, ou seja, como entenderam os textos e os articularam com os conteúdos trabalhados em outras aulas e o modo como aplicam as noções históricas e os termos.

Com base nesta perspectiva, não se pode esperar um padrão nas dissertações, mas diferentes possibilidades que deverão tratar da relação comercial entre países, seja no século XVII e no XXI.

Caso alguns alunos mostrem dificuldades, oriente-os a voltar ao Texto I e ver como as palavras e os termos foram aplicados na matéria. Peça que eles lembrem das considerações que feitas pelos grupos na atividade anterior e explicá-las por escrito. Se a dúvida persistir, torne a atividade mais clara pedindo que releiam o problema e respondam com as suas palavras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedaços de papel (aproximadamente 10x15).

Material complementar:

Notícia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KndzJdcXTjY7r4mjuxdjYzrvDSnsGEY6t4rrYpPeZzSKYjXAS25H5X8uURM3/his7-17und01-noticia.pdf

Reportagem sobre medidas econômicas tomadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que remetem a práticas mercantilistas do século XVII. A reportagem pode ser consultada na íntegra pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml

Texto I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xpVamfFUqGc9qPhvXX4Z8PaTH6TuEy6WyANx4NyWpkJtBshjTZjen4nA9vjf/his7-17und01-texto-i.pdf

Trechos de uma matéria onde são tratadas as principais características do mercantilismo do século XVII e os seus significados.

Texto II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cAFNHjBGaQqeV3mTNACQhchQEfsGBgzBMtGPAt97u2ujAaDfFpGArm28TxjH/his7-17und01-texto-ii.pdf

Reportagem referente à política econômica de Donald Trump que estabelece sentido direto com noções da prática mercantilista do século XVII.


Para você saber mais:
PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.

FOLHA de S. Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.

GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acessado em: 15 abr 2019.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. São Paulo, Paz e Terra, 1982.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Será sugerido ao professor organizar a turma em grupos e projetar, ou imprimir, o print da manchete do site publicada no site

da Folha de S.Paulo.

O arquivo com a imagem da reportagem para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KndzJdcXTjY7r4mjuxdjYzrvDSnsGEY6t4rrYpPeZzSKYjXAS25H5X8uURM3/his7-17und01-noticia.pdf

Pergunte para a turma se algum aluno se voluntaria a ler o título da reportagem. Oriente-o a ler em voz alta e, em seguida, peça para os grupos responderem as perguntas.

Estabelecendo um diálogo com a turma, peça para que os grupos, aleatoriamente respondam. Cuide para que os alunos não falem todos de uma só vez e garanta que eles escutaram as respostas um do outro.

Espera-se que os alunos, ao comparar o título da aula com o título da reportagem, identifiquem o termo “mercantilista do século XVII”, o que remete ao período mercantilista, e que esta política econômica tem como base o fortalecimento da economia e do Estado por meio da balança comercial favorável. Contudo, se algum aluno não alcançar o objetivo, pergunte qual é a palavra semelhança entre os dois títulos. Respondida, leia o seguinte trecho da reportagem: O dólar americano poderia ficar mais forte. O mundo é estruturado de forma que a economia americana, apesar de ter se aberto muito nos últimos anos, ainda é relativamente [independente] em comparação com o mundo. Ela se afeta, mas não tanto quanto outros mercados".
Pergunte: A política econômica que os Estados Unidos exercem fortalece e enfraquece o país?

Para mais informações:

FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.

GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acesso em: 15 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, escolha dois alunos para que leiam um dos textos para a turma.

Trecho da reportagem “Principais características da política mercantilista” - Texto I:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xpVamfFUqGc9qPhvXX4Z8PaTH6TuEy6WyANx4NyWpkJtBshjTZjen4nA9vjf/his7-17und01-texto-i.pdf

Trecho da reportagem “Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cAFNHjBGaQqeV3mTNACQhchQEfsGBgzBMtGPAt97u2ujAaDfFpGArm28TxjH/his7-17und01-texto-ii.pdf

Caberá a você dar mais atenção às palavras e ao termos sublinhados no Texto I. A princípio, eles já foram apresentados aos alunos em conteúdos anteriores, principalmente os temas referentes à unidade HIS7_13UND, mas aproveite para reforçar o sentido das noções às práticas econômicas na atualidade. À medida em que o aluno concluir o parágrafo, pergunte o significado dos termos. Caso não saibam, relembre-os.

Projete, ou escreva no quadro, a pergunta. Distribua os pedaços de papel em branco para que eles respondam a pergunta. Oriente os alunos que eles deverão escolher um número para identificar sem que os demais grupos consigam identificar. Não ultrapassando mais do que 10 minutos, recolha os papéis e redistribua-os, cuidando para que cada grupo pegue um papel que não seja o seu.

Os grupos deverão ler a resposta e conversar entre si e sobre o que há de semelhante, diferente e se acrescentariam algo. Crie uma ordem e peça para eles compartilharem com a turma as suas considerações. A expectativa é que respondam para a classe que o termo “mercantilista” foi utilizado para definir a política de proteção econômica dos EUA em relação aos outros países.

Caso algum aluno não chegue à resposta esperada, peça para que releiam os dois trechos e pergunte como o Texto I define uma economia forte e, para o segundo texto, como o presidente Trump praticou esta política. Se não chegarem perto da resposta, dê mais uma dica: informe que os textos se complementam e ambos tratam da noção de balança comercial favorável.

Para saber mais:

PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.

FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade. Leia a atividade para os alunos e explique que, com base no que foi trabalhado anteriormente, cada grupo deverá produzir uma narrativa aplicando cinco das oito palavras e termos destacados.

Espera-se que os alunos se façam um resumo da aula se apropriando dos termos referentes à política mercantilista. Esta é uma oportunidade para observar a capacidade de síntese e apreensão do conteúdo pelos alunos, ou seja, como entenderam os textos e os articularam com os conteúdos trabalhados em outras aulas e o modo como aplicam as noções históricas e os termos.

Com base nesta perspectiva, não se pode esperar um padrão nas dissertações, mas diferentes possibilidades que deverão tratar da relação comercial entre países, seja no século XVII e no XXI.

Caso alguns alunos mostrem dificuldades, oriente-os a voltar ao Texto I e ver como as palavras e os termos foram aplicados na matéria. Peça que eles lembrem das considerações que feitas pelos grupos na atividade anterior e explicá-las por escrito. Se a dúvida persistir, torne a atividade mais clara pedindo que releiam o problema e respondam com as suas palavras.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano