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Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - O comércio de pessoas e o funcionamento do tráfico de escravizados

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O comércio de pessoas e o funcionamento do tráfico de escravizados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, YouTube.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender os aspectos comerciais relacionados ao tráfico de escravizados do século XVI ao século XIX.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para sensibilizar os alunos quanto ao tema da aula, disponibilize um curto vídeo com uma animação: Tráfico de Pessoas - Mercado de Gente. Escravo nem pensar. YouTube, 05 mar. 2015. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020. Peça que reflitam:
- Por quais motivos as pessoas são traficadas?
- Você acha que em outros momentos da História houve outros motivos?

Problematização
Nesta etapa, o objetivo é a compreensão de que os escravizados africanos eram entendidos como uma mercadoria lucrativa. Disponibilize os documentos das Fontes 1 e 2. Oriente-os a fazerem a leitura e, com base nelas, refletirem sobre todas as possibilidades de se extrair lucro a partir da escravização de apenas um sujeito.

Peça para explicarem como é possível adquirir lucro em cada uma das etapas:
- Lucro na venda de escravizados
- Lucro na exploração do trabalho
- Lucro na exploração dos descendentes

Para aprofundamento quanto às diferentes funções empreendidas por esses escravizados no Brasil, além do trabalho no campo, é interessante que leiam o texto: CARVALHO, Leandro. "Formas do trabalho escravo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível aqui. Acesso em 24 de junho de 2020.

Sistematização
Organizem uma campanha educativa sobre o tráfico de pessoas na atualidade. Oriente-os a gravarem um vídeo curto explicando sobre como essa prática ocorreu no passado e permanece no presente, esclarecendo como se pode preveni-la. É importante que divulguem o disque denúncia (Disque: 100 ou 180). Indique que acessem o material para ter mais informações a respeito: Tráfico de Pessoas. CNJ. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Eles podem criar uma hashtag que represente a campanha, para publicar junto com os vídeos nas redes (veja como usar aqui).

Convite às famílias
Para uma reflexão acerca da História do tráfico de pessoas no Brasil, recomenda-se: Escravidão - Flávio Gomes. Entrevista - Canal Futura. YouTube, 15 abr. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Tráfico de Pessoas. CNJ. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_16UND05

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.


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