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Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - Os portos de desembarque dos escravizados no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Os portos de desembarque dos escravizados no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS7_16UND03

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a abrangência e a diversidade da população negra no Brasil do século XXI, considerando o tráfico de escravizados do século XVII ao XIX. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
     - assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, Email, Google sala de aula (veja como usá-lo: https://bityli.com/tEYbq) ou de outras ferramentas, os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
     - síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online: https://bit.ly/2TMCDwx).

Para contextualizá-los quanto ao tema da aula, disponibilize previamente aos alunos uma matéria com vídeo retratando Salvador, quando a cidade seria uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil. Ela aborda um pouco da História e estrutura da capital e opiniões de cidadãos a seu respeito: “Salvador, onde dois continentes se encontram”. BBC News Brasil, 06 jun. 2014. Disponível em: https://bityli.com/NKvjY Acesso em: 22/06/2020.

Disponibilize também a imagem do Porto de Salvador . Peça que respondam:
     - Onde fica Salvador?
     - Qual foi o papel de Salvador na História da Escravidão de africanos no Brasil? O que acontecia no seu Porto?
     - Quais problemas há em Salvador? Qual deles pode ser diretamente relacionado com o seu passado de escravidão?

Problematização
Esta etapa pode ser dividida em dois momentos. Os alunos poderão trabalhar individualmente ou se organizar em duplas, via Whatsapp, para discutir e compartilhar suas percepções. Disponibilize o documento com os gráficos do tráfico negreiro para as Américas. Devem analisar e registrar no caderno ou mídias que utilizam, como o Google sala de aula:
     - Quais países tiveram maior participação no tráfico negreiro? Em qual período houve maior número de escravizados trazidos para o Brasil?

Disponibilize depois em conjunto, as Fontes 2, 3 e 4. Devem analisar e registrar:
     - Quais são os Estados brasileiros que mais receberam escravizados?
     - Por onde eles chegaram?

Sistematização
Proponha que elaborem uma conclusão para a questão: como o tráfico de escravizados impactou a formação da população brasileira? Considerando isso, poderão elaborar comentários sobre a reportagem inicial em forma de texto, áudio ou vídeo, explicando a importância de Salvador para o país e apoiando a população soteropolitana quanto a necessidade de resolução dos problemas apontados, especialmente o racismo.

Convite às famílias
Muitas vezes os alunos estão em processo de identificação de sua própria composição étnica. É importante que as famílias participem deste processo, conversando e, na medida do possível, dando informações sobre suas descendências. Um momento de conversa frente a álbuns de fotografia pode ser um bom começo para isso. A reflexão poderá ser aprofundada com base em dados recentes sobre a composição étnica brasileira, contida na matéria: Número de brasileiros que se declaram pretos cresce no país, diz IBGE. UOL, 27 jul. 2016. Disponível em: https://bityli.com/cd0Pq Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_16UND03

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.


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