17691
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - Do escravizado antigo ao escravizado contemporâneo: contrapontos e convergências

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Do escravizado antigo ao escravizado contemporâneo: contrapontos e convergências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, YouTube, Flipgrid, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender as diferenças e semelhanças do escravismo antigo com o contemporâneo, com base em diferentes práticas escravistas.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para contextualizá-los quanto ao tema da aula, disponibilize previamente um curto vídeo educativo:
- Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo. Escravo nem pensar. YouTube, 25 nov. 2014. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Disponibilize, também, a manchete sobre o festival Lollapalooza. Eles devem refletir e registrar no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- Como se caracteriza o trabalho escravo na atualidade?
- Ele acontece apenas no campo?

Problematização
Convide-os a refletirem mais sobre o conceito de escravidão ao longo de diferentes contextos históricos. Disponibilize as imagens das Fontes 1, 2 e 3 e proponha que analisem e registrem as questões sugeridas no plano.

Para aprofundar as percepções a respeito do tema, indique a escuta de alguns relatos de trabalhadores brasileiros e estrangeiros no Brasil atual, do campo e do meio urbano, e questione:
- Como podemos perceber na fala deles as características de um trabalho escravo hoje em dia?
- Foi fácil para eles identificarem sua condição?

Encaminhe para os alunos:
- Quem são os escravos no século XXI? Veja, 07 mai. 2018. YouTube. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.
- Animale é responsabilizada por trabalho análogo à escravidão. 19 dez. 2017. YouTube. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Incentive-os a conversarem com familiares ou colegas, via Whatsapp ou videoconferência, para discutirem se já viram casos de trabalho análogo à escravidão e os meios de combatê-lo.

Sistematização
Oriente-os a elaborar mensagens de texto, áudio ou vídeo, direcionados aos trabalhadores escutados, expressando o que aprenderam a respeito do processo de escravização no passado ou na atualidade. Peça que contem como se sentiram a respeito da situação deles e os orientem e motivem para que isso não aconteça mais. As mensagens podem ser compartilhadas entre os colegas por meio do Whatsapp, ou expostas em murais virtuais, como o Youtube (veja como utilizá-lo aqui) o Flipgrid (veja como utilizá-lo aqui) ou Anchor (veja como utilizá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do trabalho análogo ao escravo na atualidade, sugira que assistam a um vídeo com 8 perguntas sobre o assunto, respondidas pelo jornalista Leonardo Sakamoto, fundador da Repórter Brasil – ONG especializada em identificar situações que ferem os direitos trabalhistas e ambientais –, e membro do Fundo das Nações Unidas de Combate às Formas Contemporâneas de Escravidão: “Trabalho escravo é sustentado pelo tripé: ganância, pobreza e impunidade”, diz Sakamoto. YouTube, 22 ago. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_15UND04

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas