17690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - A importância da pecuária na expansão territorial da América portuguesa

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A importância da pecuária na expansão territorial da América portuguesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é relacionar informações que tratem da importância da pecuária para expansão territorial do Brasil nos séculos XVI e XVII.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as duas imagens, referentes aos séculos XVII e XVIII. Estimule os alunos a refletirem a partir delas:
- Quais são os elementos comuns entre as duas imagens?
- Em que funções o gado poderia ser utilizado?
- Você sabia que as primeiras cabeças de gado chegaram ao Brasil por volta de 1534, vindas de Cabo Verde e África, territórios pertencentes à Coroa portuguesa? Qual sua hipótese para explicar isso?

Problematização
Disponibilize os dois trechos de textos historiográficos e oriente-os a analisar:
- Quais os locais em que havia criação de gado?
- Qual foi o resultado que isso trouxe para algumas famílias?
- O que seriam os “sertões de dentro” e “sertões de fora”?
- A pecuária ajudou os portugueses a dominarem mais terras brasileiras?

Com base nas informações encontradas, eles devem responder a questão central da aula:
- Além de ser empregado nos engenhos, utilizar a sua força e servir de fonte de comida e de couro, qual foi a importância do gado para a América portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII?

Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Disponibilize os dois mapas aos alunos e solicite que elaborem os títulos e legendas, baseando-se em informações identificadas nos dois trechos de textos anteriores. Dê a opção de que realizem esta atividade em duplas, interagindo com colegas por meio de troca de mensagens via Whatsapp. É interessante que você crie um mural virtual colaborativo para organizar e publicar os trabalhos da turma, o Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da importância da Pecuária no Brasil desde a época colonial, indique a leitura da reportagem:
FELLET, João. “Dos engenhos de açúcar à carne fraca: como a pecuária ajuda a contar a História do Brasil”. In: BBC News Brasil. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_11UND05

(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas