17687
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A arte renascentista - escultura

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A arte renascentista - escultura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet, Canva.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a escultura como elemento central da arte renascentista.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens das três esculturas aos alunos, agregando uma legenda ou comentário, como “observem as esculturas produzidas por artistas de diversos tempos e sociedades, da pré-história aos dias atuais”. Eles devem refletir:
- As esculturas projetadas são bonitas ou feias?
- O que para você é belo?
- Para você, o que chama a atenção nas imagens?
- O que existe em comum entre a imagem atual e as demais?

Para promover a interação entre os alunos e mapear as concepções iniciais de uma maneira visual, é interessante que criem juntos uma nuvem de palavras, por exemplo, com as definições do que é “belo”. O Mentimeter é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página). Também é interessante realizar uma enquete perguntando “Você concorda que a beleza está nos olhos de quem vê?”, utilizando recursos como o próprio quiz no Mentimeter (veja como usar aqui - ative a tradução) ou Formulários do Google (veja como usar aqui).

Problematização
Esta etapa propõe a análise de 3 imagens e contém documentos com 6 trechos de textos, acompanhados de questionários. Uma opção para adaptação é de que, dada a complexidade dos textos, você selecione alguns dos trechos e questões a serem trabalhados, por exemplo:
- A partir do Fragmento 2 da Ficha de Davi, e do Fragmento 3 da Ficha de Pietà, é possível trabalhar com o conceito de “belo”:
1. Qual era o referencial de belo para Michelangelo?
2. Ele repensou sobre a importância de manter esse referencial? O que ele fez?

- A partir do Fragmento 3 da Ficha de Davi:
1. Quais eram os estudos de Michelangelo?
2. Como ele os usava na preparação para esculpir o mármore?

Disponibilize os demais textos como leituras complementares. Estabeleça um prazo para que te deem as devolutivas e incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, comentários em um mural virtual criado, por exemplo, no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui) ou participação em videoconferência.

Sistematização
De opções aos alunos de como podem construir uma releitura de Pietá, expressando os dramas atuais dos seres humanos:

- Interpretação cênica: podem se caracterizar de modo que seja possível identificar a personagem Pietà (posição, referências as vestes, gestos) e se colocarem em um cenário contemporâneo. Podem fotografar ou fazer um curto vídeo da encenação, inserindo falas que expliquem os conceitos e técnicas estudados.
- Colagens manuais: podem selecionar pinturas e fotografias de revistas e compor a imagem, mesclando com desenhos manuais, com atenção aos conceitos e técnicas estudados.
- Colagens digitais: podem selecionar pinturas e fotografias da internet e editá-las, montando a imagem proposta. O Canva é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito de Michelangelo e suas obras mencionadas ao longo da aula, indique:
- “O David de Michelângelo”. Disponível aqui.
- Pietà, Miguel ngelo (análise de obra). TVCriaArte, 23/04/2018. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Sherol Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_04UND03

(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas