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Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - Eram os europeus donos de saberes e técnicas?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Eram os europeus donos de saberes e técnicas?

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf

Ficha Análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf

Estação Civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf

Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf

Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf

Para você saber mais:

África: lugar das primeiras descobertas, invenções e instituições humanas. Disponível em: https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em: 24/4/2019.

NASCIMENTO, Elisa (org). In: A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 1).

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde

o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em seis grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.

A dinâmica desta aula está baseada no conceito de Rotação por estações, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:

  • Considerando uma turma com 36 alunos, organize grupos com quatro componentes, totalizando, assim, nove grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico Como adequar à sua realidade, onde encontrará maiores informações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.

Obs: Para turmas com maior ou menor número de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.

  • Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.

Peça que observem a imagem projetada e anotem o que o grupo pensa em relação à pergunta apresentada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - O que a imagem representa?

É esperado que os alunos respondam que se trata de uma cidade de grande porte, com trabalhadores no primeiro plano.

2 - A cidade representada parece ser uma cidade de grande porte? Com muitos habitantes?

É esperado que os alunos respondam que a representação é de uma cidade que abriga diversas pessoas e “evoluída”.

3 - Peça para os alunos observarem a planta da cidade. Pela representação, uma sociedade sem conhecimento técnico conseguiria construir uma cidade assim? (Próximo slide.)

É esperado que os alunos digam que são necessários conhecimentos técnicos e habilidades para uma construção assim. Os estudantes podem até trazer concepções de que é uma sociedade “avançada”, “civilizada”, neste caso, você deve se atentar para os termos e, se possível, discuti-los com a turma em outro momento.

4 - Pergunte a turma se sabem de qual cidade são as representações e onde ela fica.

Resposta pessoal.

Como adequar à sua realidade: A dinâmica da Rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de quatro componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.

Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de 3 (três), para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda à quantidade das rotações).

Por exemplo: Em uma sala com 24 alunos, você pode formar seis grupos com quatro integrantes, para a realização de duas rotações.

Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar 12 grupos com quatro componentes. Se entender que 12 grupos é um número muito elevado

pode também distribuir os alunos de forma que tenha nove grupos, sendo seis deles com cinco componentes e três com seis componentes.

É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.

Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.

Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de três grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.

Se sua escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf

Link das imagens:

Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenochtitl%C3%A1n#/media/File:Murales_Rivera_-_Markt_in_Tlatelolco_3.jpg.
Acesso em: 24/4/2019.

Planta de Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tenochtitlan_y_Golfo_de_Mexico_1524.jpg. Acesso em: 24/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações no slide anterior

Planta de Tenochtitlán - Diego Rivera, 1945. Wikipedia

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Mantenha a sala dividida em seis grupos. Esta atividade é baseada no conceito de Rotação por estações e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:

  • Teremos três estações para seis grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
  • Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
  • Cada grupo deverá ter:
  • Uma pessoa que escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo.
  • Uma pessoa para alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Uma pessoa para pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
  • Uma pessoa responsável por levar o material da estação para o próximo grupo.
  • Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.

O objetivo das estações é demonstrar, por meio de textos e fontes, a tecnologia na América e na África antes da chegada dos europeus. É comum percebermos uma visão eurocêntrica em relação a estas sociedades, como se não tivessem tecnologias e fossem “atrasadas”, fato que mudou com a chegada do europeu. Com base na análise dos trechos selecionados o aluno terá acesso a uma visão que mostra grandes cidades, construções, sistemas

de comunicação e avanços tecnológicos.

Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf

Estação civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de sistematizar o conteúdo e fomentar a comparação entre as sociedades que foram estudadas, você deve pedir para que os alunos listem alguns pontos encontrados nas fontes e no texto que podemos associar aos nossos dias atuais. O objetivo é levar os alunos à reflexão sobre as tecnologias dessas sociedades que, muitas vezes, são vistas como inferiores.

Nos minutos finais você deverá pedir para que cada grupo fale um elemento listado.

Os alunos podem destacar, por exemplo: o sistema de correio, construções grandiosas, conhecimento em medicina e astronomia, entre outros.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf

Ficha Análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf

Estação Civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf

Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf

Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf

Para você saber mais:

África: lugar das primeiras descobertas, invenções e instituições humanas. Disponível em: https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em: 24/4/2019.

NASCIMENTO, Elisa (org). In: A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 1).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde

o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em seis grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.

A dinâmica desta aula está baseada no conceito de Rotação por estações, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:

  • Considerando uma turma com 36 alunos, organize grupos com quatro componentes, totalizando, assim, nove grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico Como adequar à sua realidade, onde encontrará maiores informações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.

Obs: Para turmas com maior ou menor número de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.

  • Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.

Peça que observem a imagem projetada e anotem o que o grupo pensa em relação à pergunta apresentada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - O que a imagem representa?

É esperado que os alunos respondam que se trata de uma cidade de grande porte, com trabalhadores no primeiro plano.

2 - A cidade representada parece ser uma cidade de grande porte? Com muitos habitantes?

É esperado que os alunos respondam que a representação é de uma cidade que abriga diversas pessoas e “evoluída”.

3 - Peça para os alunos observarem a planta da cidade. Pela representação, uma sociedade sem conhecimento técnico conseguiria construir uma cidade assim? (Próximo slide.)

É esperado que os alunos digam que são necessários conhecimentos técnicos e habilidades para uma construção assim. Os estudantes podem até trazer concepções de que é uma sociedade “avançada”, “civilizada”, neste caso, você deve se atentar para os termos e, se possível, discuti-los com a turma em outro momento.

4 - Pergunte a turma se sabem de qual cidade são as representações e onde ela fica.

Resposta pessoal.

Como adequar à sua realidade: A dinâmica da Rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de quatro componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.

Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de 3 (três), para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda à quantidade das rotações).

Por exemplo: Em uma sala com 24 alunos, você pode formar seis grupos com quatro integrantes, para a realização de duas rotações.

Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar 12 grupos com quatro componentes. Se entender que 12 grupos é um número muito elevado

pode também distribuir os alunos de forma que tenha nove grupos, sendo seis deles com cinco componentes e três com seis componentes.

É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.

Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.

Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de três grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.

Se sua escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf

Link das imagens:

Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenochtitl%C3%A1n#/media/File:Murales_Rivera_-_Markt_in_Tlatelolco_3.jpg.
Acesso em: 24/4/2019.

Planta de Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tenochtitlan_y_Golfo_de_Mexico_1524.jpg. Acesso em: 24/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações no slide anterior

Planta de Tenochtitlán - Diego Rivera, 1945. Wikipedia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Mantenha a sala dividida em seis grupos. Esta atividade é baseada no conceito de Rotação por estações e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:

  • Teremos três estações para seis grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
  • Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
  • Cada grupo deverá ter:
  • Uma pessoa que escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo.
  • Uma pessoa para alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Uma pessoa para pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
  • Uma pessoa responsável por levar o material da estação para o próximo grupo.
  • Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.

O objetivo das estações é demonstrar, por meio de textos e fontes, a tecnologia na América e na África antes da chegada dos europeus. É comum percebermos uma visão eurocêntrica em relação a estas sociedades, como se não tivessem tecnologias e fossem “atrasadas”, fato que mudou com a chegada do europeu. Com base na análise dos trechos selecionados o aluno terá acesso a uma visão que mostra grandes cidades, construções, sistemas

de comunicação e avanços tecnológicos.

Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf

Estação civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf

Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de sistematizar o conteúdo e fomentar a comparação entre as sociedades que foram estudadas, você deve pedir para que os alunos listem alguns pontos encontrados nas fontes e no texto que podemos associar aos nossos dias atuais. O objetivo é levar os alunos à reflexão sobre as tecnologias dessas sociedades que, muitas vezes, são vistas como inferiores.

Nos minutos finais você deverá pedir para que cada grupo fale um elemento listado.

Os alunos podem destacar, por exemplo: o sistema de correio, construções grandiosas, conhecimento em medicina e astronomia, entre outros.

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