17684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - A criação do mundo em terras africanas e americanas

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A criação do mundo em terras africanas e americanas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf

Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf

Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf

Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf

Guia Rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Para você saber mais:

Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - O que as pessoas nesta imagem estão fazendo?

É esperado que os alunos afirmem que a imagem representa algumas pessoas em diferentes cerimônias religiosas. Possivelmente os alunos apresentarão dificuldades em identificar a imagem dos muçulmanos e astecas.

2 - O que une as pessoas desta imagem?

É esperado que os alunos afirmem que a religião é o que une as pessoas da imagem. Complemente a afirmação, aguçando a imaginação da turma dizendo que as religiões destes povos, assim como outras, apresentam muitas semelhanças em seus mitos de criação e origem da humanidade, como será visto na aula.

Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf

Fonte das imagens

Procissão de Santagata - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prociss%C3%A3o_de_SantAgata_-_2_(380904773).jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Mesquita - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mosque.jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Dança asteca - https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Danza_Azteca.JPG. Acesso em: 9/4/2019.

Lavagem do Bonfim - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lavagem_do_Bomfim_(2010)_(a).jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de quatro grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.

Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.

Para você saber mais:

Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em oito grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com oito grupos e teremos quatro temáticas distintas, deste modo, os quatro grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão.
  • Ser observador e atento.
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
  • Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre os mitos de criação do mundo segundo quatro povos que habitaram a África e a América: os africanos, que tinham em seu vasto território o cristianismo, o islamismo e os yorubás, assim como a religião dos americanos, destacando os maias. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções de cada um dos povos.
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.
  • Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
  • A sala contará contará com oito mundos, sendo apenas quatro temáticas. Deste modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá os quatro mundos.
  • O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
  • Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos.
  • A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:

Quais são os principais personagens e pontos para a compreensão da criação do mundo segundo este povo?

Links para impressão dos materiais

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf

Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf

Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf

Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia rápido do viajante do tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.

Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando os mesmos a traçarem o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.

No fim da atividade os grupos deverão compartilhar a resposta da última questão do quadro com a turma (destaque os pontos semelhantes e diferentes entre as religiões para auxiliar o viajante na compreensão das religiões) e deverão compreender a diversidade religiosa existente em ambos os continentes, com práticas e visões que convergem em muitos pontos sobre a criação do universo.

Guia rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Fonte da imagem da Sistematização: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Hourglass_.jpg

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf

Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf

Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf

Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf

Guia Rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Para você saber mais:

Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - O que as pessoas nesta imagem estão fazendo?

É esperado que os alunos afirmem que a imagem representa algumas pessoas em diferentes cerimônias religiosas. Possivelmente os alunos apresentarão dificuldades em identificar a imagem dos muçulmanos e astecas.

2 - O que une as pessoas desta imagem?

É esperado que os alunos afirmem que a religião é o que une as pessoas da imagem. Complemente a afirmação, aguçando a imaginação da turma dizendo que as religiões destes povos, assim como outras, apresentam muitas semelhanças em seus mitos de criação e origem da humanidade, como será visto na aula.

Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf

Fonte das imagens

Procissão de Santagata - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prociss%C3%A3o_de_SantAgata_-_2_(380904773).jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Mesquita - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mosque.jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Dança asteca - https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Danza_Azteca.JPG. Acesso em: 9/4/2019.

Lavagem do Bonfim - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lavagem_do_Bomfim_(2010)_(a).jpg. Acesso em: 9/4/2019.

Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de quatro grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.

Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.

Para você saber mais:

Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em oito grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com oito grupos e teremos quatro temáticas distintas, deste modo, os quatro grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão.
  • Ser observador e atento.
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
  • Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre os mitos de criação do mundo segundo quatro povos que habitaram a África e a América: os africanos, que tinham em seu vasto território o cristianismo, o islamismo e os yorubás, assim como a religião dos americanos, destacando os maias. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções de cada um dos povos.
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.
  • Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
  • A sala contará contará com oito mundos, sendo apenas quatro temáticas. Deste modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá os quatro mundos.
  • O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
  • Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos.
  • A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:

Quais são os principais personagens e pontos para a compreensão da criação do mundo segundo este povo?

Links para impressão dos materiais

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf

Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf

Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf

Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia rápido do viajante do tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.

Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando os mesmos a traçarem o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.

No fim da atividade os grupos deverão compartilhar a resposta da última questão do quadro com a turma (destaque os pontos semelhantes e diferentes entre as religiões para auxiliar o viajante na compreensão das religiões) e deverão compreender a diversidade religiosa existente em ambos os continentes, com práticas e visões que convergem em muitos pontos sobre a criação do universo.

Guia rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Fonte da imagem da Sistematização: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Hourglass_.jpg

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano