Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o calendário
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Contando o Tempo
Descrição
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Reconhecer um calendário, identificando suas características e seu uso no dia-a-dia.
Conceito-chave
Medidas de tempo: uso do calendário.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou color set cortado em tamanho A4;
- Atividades impressas em folhas;
- Cola;
- Calendário em tamanho grande.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer um calendário, identificando suas características e seu uso no dia-a-dia.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.
Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- O que é tempo?
- Por que contamos o tempo?
- Existe somente uma forma de medir o tempo?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.
Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- O que é tempo?
- Por que contamos o tempo?
- Existe somente uma forma de medir o tempo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, recortando o calendário em várias partes, (esse arquivo para impressão está no item materiais complementares). Organize a turma em grupos de 4 crianças e peça que cada grupo discuta e monte o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao pedir para compararem os resultados, é importante fazer questões que levem as crianças a refletirem sobre o quanto o modelo que criaram é parecido com o calendário original apresentado no início da aula. É importante lembrar também que, apesar de muitas vezes os alunos saberem recitar a sequência dos meses, eles ainda não tem a noção desse tempo.
Propósito: Montar um calendário utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
- Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
- Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Com base nos dados obtidos através da discussão acerca da comparação dos calendários montados pelos alunos, projete ou cole na lousa o modelo de calendário e comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário. Nesse momento, é importante recuperar as informações mais relevantes da discussão que dizem respeito às características do calendário: que ele compreende o período de um ano, que o número correspondente a esse ano é indicado no calendário e serve como referência de localização no tempo, que é dividido em 12 meses e que existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário. Após o término da discussão, leia com os alunos a lista de características do calendário.
Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
- Os meses podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
- Quantos meses temos no calendário?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Logo após a discussão sobre o calendário, reforce com os alunos os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Isso pode ser feito por meio da leitura deste slide da apresentação, ou repetindo a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso. Não deixe de citar os pontos mencionados abaixo:
- O calendário compreende o período de um ano.
- O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
- O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
- Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Logo após a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica.
Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia do calendário para cada aluno dizendo que eles precisarão identificar três itens diferentes. Para cada item, utilizam uma forma de marcação. Peça, primeiramente, para observarem o calendário que receberam e localizarem e pintarem de vermelho onde aparece a informação sobre o ano. Dê um tempo para que executem e, logo em seguida, peça para localizarem e pintaram de amarelo o mês de junho. Após perceber que as crianças já concluíram, peça para circularem o mês de outubro. Dê uma comanda de cada vez e deixe que localizem no material o que foi solicitado.
Obs.: Se for necessário, altere os meses solicitados para os alunos pintarem e circularem ou inclua mais um ou dois comandos de marcação no calendário.
Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo calendário.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
- Como foi a experiência, fácil ou difícil?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na discussão das soluções e sistematização do conceito lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula ou envie as questões, abaixo para que respondam em casa e te enviem, antecipando a aula e recebendo um diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem dos slides e as questões abaixo, para que os alunos respondam e te enviem, juntamente com a atividade principal, pois poderá saber o que os alunos já conhecem sobre as medidas de tempo e o calendário. Dê orientações às famílias para que possam ajudar a levantar os conhecimentos das crianças. Um adulto pode ser o leitor e o escriba.
Sugestões de questões:
1. O QUE É TEMPO?
2. POR QUE CONTAMOS O TEMPO?
3. EXISTE SOMENTE UMA FORMA DE MEDIR O TEMPO?
4. CONHECEM UM IGUAL OU PARECIDO A ESTE? (CALENDÁRIO)
5. PARA QUE SERVE UM CALENDÁRIO?
6. QUAIS INFORMAÇÕES ELE TRAZ?
7. COMO É A SUA ORGANIZAÇÃO?
Atividade principal
Aula síncrona: Seguem duas sugestões para a realização da sua aula:
1) Você pode realizar a montagem do calendário coletivamente, especialmente se tiver com um número reduzido de alunos. Coloque os pedaços (impressos num tamanho maior) com fita crepe por trás e vá realizando a montagem seguindo as orientações dos alunos.
2) Envie antecipadamente o calendário (de preferência organize o documento que enviar com as partes do calendário destacadas e embaralhadas) e as orientações para que recortem. Oriente para que montem e te enviem.
Aula assíncrona: Envie, juntamente com as imagens e as questões do aquecimento, o calendário (de preferência organize o documento que enviar com as partes do calendário destacadas e embaralhadas) e as orientações para que recortem, montem e te enviem. Oriente as famílias para que acompanhem a montagem, mas não interfiram diretamente, nem deem um modelo para a criança copiar. Podem ir fazendo questões (mandem as questões do Discuta com a turma) para ajudar o aluno a pensar.
Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Se montar o calendário coletivamente com os alunos, utilize as questões do Discuta com a turma e já promova uma discussão sobre como ficou o calendário, sua organização e informações, conforme as orientações da discussão das soluções. Em seguida faça a sistematização dos conceitos e o encerramento, conforme o plano de aula. Se os alunos montaram seus calendários individualmente e antecipadamente, escolha alguns dos que você recebeu, para compartilhar no momento simultâneo e promover a discussão das soluções. Em seguida, faça a sistematização dos conceitos e o encerramento.
Aula assíncrona: Após receber as questões e o calendário montado, envie a imagem com alguns calendários montados pelos alunos e algumas questões para que reflitam e conversem com as famílias. Peça que verifiquem se em todos os modelos as informações estão completas e organizadas. Para a sistematização dos conceitos e o encerramento, a sugestão é um texto para que completem as lacunas.
ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CALENDÁRIO. PREENCHA AS LACUNAS DO TEXTO, UTILIZANDO O BANCO DE PALAVRAS:
- O CALENDÁRIO É UTILIZADO PARA MEDIR O _______________.
- O ______________ COMPREENDE O PERÍODO DE UM ANO.
- ELE INDICA QUANTOS DIAS TEMOS EM UM _____________.
- O ANO TAMBÉM FAZ PARTE DE UMA CONTAGEM E O NÚMERO CORRESPONDENTE A ESSE ANO É INDICADO NO CALENDÁRIO, POR EXEMPLO, ____________.
- NO CALENDÁRIO, OS DIAS SÃO DIVIDIDOS EM 12 ______________.
- CADA _________ TEM UM NOME E UMA QUANTIDADE ESPECÍFICA DE DIAS.
- OS MESES APARECEM NO CALENDÁRIO NUMA ____________ DETERMINADA.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre medidas de tempo e o calendário, especificamente. Envie orientações bem claras com relação às atividades e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Reconhecer um calendário, identificando suas características e seu uso no dia-a-dia.
Conceito-chave
Medidas de tempo: uso do calendário.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou color set cortado em tamanho A4;
- Atividades impressas em folhas;
- Cola;
- Calendário em tamanho grande.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA