17682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Escravização no continente africano

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Escravização no continente africano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google imagem, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender os processos de escravização ocorridos no continente africano.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

- O que vem na cabeça de vocês ao pensarem nas palavras “escravidão” e “liberdade”?
Comece a aula chamando a atenção dos alunos com essa pergunta. Oriente-os a fazerem a mesma pergunta para os familiares ou pessoas próximas, e diga para pesquisarem por estas palavras separadamente no Google imagem. Com base nisso, eles devem refletir:
- Por que alguém passa a ser escravo de outra pessoa?
- Por que povos africanos aparecem, geralmente, relacionados a este tema?

Tais reflexões serão aprofundadas nas demais etapas.

Problematização
Esta etapa propõe dois momentos de análises documentais. Disponibilize o documento da abordagem 1 e 2 e a tabela de registros. Oriente-os quanto ao foco de análise em cada um dos documentos e sugira que se organizem em duplas, via Whatsapp, para trabalharem juntos nestas atividades, trocando percepções:
- Abordagem 1 - Escravização interna - Como era a vida destas pessoas? Como elas se tornavam escravas?
- Abordagem 2 - Escravização externa - Quando começou? Quais os povos responsáveis? Para onde eram levados? Quais atividades exerciam? Até quando durou? Quais os impactos da escravização promovida pelos árabes e europeus?

Eles devem chegar a uma conclusão sobre o tema: o que mudou ao longo da História africana com relação a questão da escravidão? Os registros podem ser feitos por meio de áudios, vídeos curtos ou construção colaborativa de uma linha do tempo em um mural virtual, como o Padlet (veja como usá-lo aqui).

Sistematização
Conforme a proposta, os alunos devem elaborar um tributo à liberdade, contrapondo-se às formas de escravização vivenciadas ao longo da História. Dê a eles a liberdade de escolherem como se expressar a respeito disso. Sugira que se organizem em grupos por meio do Whatsapp e que cada um deles fique responsável por, conforme as maiores aptidões, produzir:
- Textos: poesias, prosa, carta, reportagem.
- Imagem: desenhos, pinturas, fotografias ou seleção de fotografias.
- Áudios e/ou vídeos curtos: reportagem, vídeo educativo, podcasts, playlists com seleções de filmes e músicas relacionadas ao tema.

Considere criar um mural virtual com o título “Memorial da Liberdade”, para expor os trabalhos da turma. O Padlet permite a postagem destes diferentes suportes em um mesmo mural (veja aqui como fazer aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a História africana antes da intervenção européia e quanto ao impacto causado pelos europeus nas relações de escravização, indique que assistam ao vídeo, com a historiadora Marina de Mello e Souza:
- A África e os africanos antes dos europeus. YouTube, 08 mar 2015. Disponível aqui Acesso em: 20/06/2020 (especialmente a partir do 6min.).

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_17UND02

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas