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Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Jogos online: a nova rede social

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Jogos online: a nova rede social

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso, projetor, computador, pedaços de papel (medida 10x10 cm) o suficiente para que haja 2 pedaços por aluno)

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o objetivo com os alunos. Projete esse slide, ou anote no quadro. A leitura deve levar em consideração o(s) termo(s): transformam e formam que estão propositalmente aglutinados para que haja a percepção dos alunos sobre a dualidade do universo virtual.

Durante esse momento levanta os seguintes questionamentos que nortearão toda a aula:

  • Você sabe o que é um jogo online?
  • Você possui amigos que jogam o mesmo jogo?
  • Você conhece todos os seus contatos de jogo?
  • Que tipo de jogo você joga?

Dependendo da localização da escola as respostas afirmativas sobre os jogos online vai ser maior do que em outras regiões onde as crianças têm menos contato com esse tipo de experiência virtual.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: para esse momento imprima o formulário de pesquisa, divida a turma em 4 grupos. Inicie coletando os dados dentro da própria sala de aula, e depois permita que os alunos vão a outras turmas de 5ª ano do escola para executar a mesma pesquisa. O ideal é que um aluno anote as respostas para que não seja algo muito demorado. É importante combinar isso previamente com os outros professores. O tempo para essa coleta é de 6 minutos.

Formulário de pesquisa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zY3WTnCQkCBM9bBGHkzzVxNjzbDxTkn28eMAbayBtSjeGF9bgsHzWJwYyTN3/his5-09und09-formulario-de-pesquisa.pdf

Após a coleta dos dados os alunos retornarão à sala de aula onde farão a partilha dos dados levantados e o que mais chamou a atenção deles nesse momento.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e abra a discussão sobre a questão da reunião dos amigos em volta dos jogos, que mesmo antes da invasão dos jogos de internet, já havia esse contato para jogar.

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Durante a leitura deixe que eles percebam a passagem de tempo relativamente curta para o surgimento dos jogos online. Alguns alunos vão questionar que já fazem muito tempo, afinal já se passaram mais de 20 anos, porém o professor deve fazer a relação com o tempo histórico, se pensarmos no tempo de evolução do homem, esse tipo de jogo está a pouco tempo na história.

Discuta com os alunos cada um dos tópicos e faça sempre essa relação com o tempo histórico.

  • Jogo de xadrez da Apple - esse jogo dependia de uma internet discada que custava caro ao usuário, e por isso foi pouco utilizado, porém é o início do contato virtual entre jogadores em lugares.
  • Jogos nas lan houses - primeiro explique aos alunos o que é uma lanhouse (Na seção Para saber mais), pois pode ser que em muitas localidades não existam mais esse tipo de estabelecimento. Nessa época onde as lan houses predominavam todo acesso de qualidade de internet era feito lá, e com os jogos não era diferente, os jogos eram jogados em rede, ou seja, vários jogadores podiam jogar ao mesmo tempo e a comunicação entre eles ainda era precária, na maioria das vezes era falando alto mesmo ou cutucando o colega do lado.
  • Consoles com wifi - com o acesso facilitado à redes de internet mais velozes, as famílias puderam desfrutar das graças da rede, e por isso empresas de jogos e games investiram em melhorias nos seus consoles e adaptaram o wifi, que permite que o aparelho se conecte à internet, e possibilita que o jogador mesmo sem sair de casa se comunique com outros jogadores, em lugares diferentes.

Para você saber mais:

Problematização - parte 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e forme um círculo com a turma. Peça para que alguns alunos façam a leitura para toda a turma.

Nesse momento deve haver o debate entre as influências negativas e positivas dos jogos online para crianças e jovens. Certamente, irão surgir dúvidas sobre massacres armados ocorridos recentemente em escolas do Brasil e do mundo, e como a mídia especula e busca ligar esses comportamentos com os jogos online do momento.

Os alunos irão recorrer aos dados da pesquisa realizada no início da aula, e perceberem ou não a relação da mudança de comportamento dos jogadores enquanto estão jogando.

Reforce a influência positiva dos jogos dentro do cenário educacional e como alguns jogos online servem para estudar diversas disciplinas.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: distribua pedaços de papel com medida 10x10cm aproximadamente para os alunos. Cada aluno vai receber 2 papéis. Em cada um desses papéis ele vai responder a cada uma das questões desse slide, o aluno pode optar por concordar ou discordar, mas sempre deve haver uma justificativa para a resposta.

Após a escrita os alunos irão elaborar um quadro de ideias sobre os jogos online, o título desse quadro deverá ser criado pelos alunos e ele será dividido ao meio, de um lado as respostas que concordaram com as questões e de outro as que discordaram.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso, projetor, computador, pedaços de papel (medida 10x10 cm) o suficiente para que haja 2 pedaços por aluno)

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o objetivo com os alunos. Projete esse slide, ou anote no quadro. A leitura deve levar em consideração o(s) termo(s): transformam e formam que estão propositalmente aglutinados para que haja a percepção dos alunos sobre a dualidade do universo virtual.

Durante esse momento levanta os seguintes questionamentos que nortearão toda a aula:

  • Você sabe o que é um jogo online?
  • Você possui amigos que jogam o mesmo jogo?
  • Você conhece todos os seus contatos de jogo?
  • Que tipo de jogo você joga?

Dependendo da localização da escola as respostas afirmativas sobre os jogos online vai ser maior do que em outras regiões onde as crianças têm menos contato com esse tipo de experiência virtual.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: para esse momento imprima o formulário de pesquisa, divida a turma em 4 grupos. Inicie coletando os dados dentro da própria sala de aula, e depois permita que os alunos vão a outras turmas de 5ª ano do escola para executar a mesma pesquisa. O ideal é que um aluno anote as respostas para que não seja algo muito demorado. É importante combinar isso previamente com os outros professores. O tempo para essa coleta é de 6 minutos.

Formulário de pesquisa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zY3WTnCQkCBM9bBGHkzzVxNjzbDxTkn28eMAbayBtSjeGF9bgsHzWJwYyTN3/his5-09und09-formulario-de-pesquisa.pdf

Após a coleta dos dados os alunos retornarão à sala de aula onde farão a partilha dos dados levantados e o que mais chamou a atenção deles nesse momento.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e abra a discussão sobre a questão da reunião dos amigos em volta dos jogos, que mesmo antes da invasão dos jogos de internet, já havia esse contato para jogar.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Durante a leitura deixe que eles percebam a passagem de tempo relativamente curta para o surgimento dos jogos online. Alguns alunos vão questionar que já fazem muito tempo, afinal já se passaram mais de 20 anos, porém o professor deve fazer a relação com o tempo histórico, se pensarmos no tempo de evolução do homem, esse tipo de jogo está a pouco tempo na história.

Discuta com os alunos cada um dos tópicos e faça sempre essa relação com o tempo histórico.

  • Jogo de xadrez da Apple - esse jogo dependia de uma internet discada que custava caro ao usuário, e por isso foi pouco utilizado, porém é o início do contato virtual entre jogadores em lugares.
  • Jogos nas lan houses - primeiro explique aos alunos o que é uma lanhouse (Na seção Para saber mais), pois pode ser que em muitas localidades não existam mais esse tipo de estabelecimento. Nessa época onde as lan houses predominavam todo acesso de qualidade de internet era feito lá, e com os jogos não era diferente, os jogos eram jogados em rede, ou seja, vários jogadores podiam jogar ao mesmo tempo e a comunicação entre eles ainda era precária, na maioria das vezes era falando alto mesmo ou cutucando o colega do lado.
  • Consoles com wifi - com o acesso facilitado à redes de internet mais velozes, as famílias puderam desfrutar das graças da rede, e por isso empresas de jogos e games investiram em melhorias nos seus consoles e adaptaram o wifi, que permite que o aparelho se conecte à internet, e possibilita que o jogador mesmo sem sair de casa se comunique com outros jogadores, em lugares diferentes.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e forme um círculo com a turma. Peça para que alguns alunos façam a leitura para toda a turma.

Nesse momento deve haver o debate entre as influências negativas e positivas dos jogos online para crianças e jovens. Certamente, irão surgir dúvidas sobre massacres armados ocorridos recentemente em escolas do Brasil e do mundo, e como a mídia especula e busca ligar esses comportamentos com os jogos online do momento.

Os alunos irão recorrer aos dados da pesquisa realizada no início da aula, e perceberem ou não a relação da mudança de comportamento dos jogadores enquanto estão jogando.

Reforce a influência positiva dos jogos dentro do cenário educacional e como alguns jogos online servem para estudar diversas disciplinas.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: distribua pedaços de papel com medida 10x10cm aproximadamente para os alunos. Cada aluno vai receber 2 papéis. Em cada um desses papéis ele vai responder a cada uma das questões desse slide, o aluno pode optar por concordar ou discordar, mas sempre deve haver uma justificativa para a resposta.

Após a escrita os alunos irão elaborar um quadro de ideias sobre os jogos online, o título desse quadro deverá ser criado pelos alunos e ele será dividido ao meio, de um lado as respostas que concordaram com as questões e de outro as que discordaram.

Para você saber mais:

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