17676
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Das charges aos memes: uma forma divertida de história

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Das charges aos memes: uma forma divertida de história

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador com acesso a internet, material impresso, imagens impressas (se for o caso).

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o objetivo para os alunos. É possível projetar o slide ou passar o objetivo no quadro. Nesse momento, faça os alunos refletirem sobre a função social das críticas, que não é algo que simplesmente tem a função do fazer rir, mas sim um objetivo mais específico que é o de trazer reflexão sobre um determinado tema.

Levanta esses questionamentos com os alunos:

  • Você já viu alguma charge em jornal escrito?
  • Que tipo de memes você já viu na internet?

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e deixe com que eles observem os detalhes das imagens.

Após essa observação fale um pouco sobre cada uma das imagens.

  • Charge da Revista Illustrada de 1880. É uma crítica às formas de financiamento do café, com as mãos os bancos oferecem dinheiro para o investimento, e com os pés de certa forma “derrubam” as chances de lucro do fazendeiro. Imagem da Hemeroteca Digital. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=332747b&pasta=ano%20187&pesq=. Acesso em 14 de abril de 2019.
  • Meme retirado da internet, que faz uma crítica bem clara a como a sociedade brasileira ainda investe pouco no Brasil, pois durante os jogos olímpicos em 2014 a maioria das medalhas de ouro foram para outros países, assim como as nossas riquezas desde a época da chegada dos portugueses. Disponível em: https://images.app.goo.gl/yZtCyBv96XhANQPA8. Acesso em 22 de abril de 2019.

Forme uma roda de conversa onde os alunos poderão dar mais exemplos de charges que eles já viram, ou até mesmo dos memes que estão frequentemente nas redes sociais na internet e/ou no celular.

Se na escola houver laboratório de informática com acesso a internet, essa aula pode ser realizada nesse espaço, e para a contextualização os alunos poderão pesquisar no Google outros exemplos de charge e meme.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide e faça a leitura com os alunos. Imprima o texto complementar e entregue aos alunos. Nesse documento há também exemplos de charges.

A ideia desse momento é trazer a reflexão de que os desenhos que expressam cr?ticas surgiram na intenção de alcançar um público muito maior, pois na época de sua criação no Brasil havia um grande número de analfabetos, o que de certa forma se mantém.

História da charge, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3kPZ4dHjybkNCUtqNfx2UqkcBJbz4aFqxXB2NA4NDaruCdmcqgQxrE5CeRE/his5-09und07-historia-da-charge.pdf

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e imprima o texto complementar sobre os memes.

História dos memes, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WSAcedsPGKMqy8fB6s59vQUbv7M4nJuctVczxzSauE76RYX4sXnp4J4GZz88/his5-09und07-historia-do-meme.pdf

A discussão nesse slide é voltada para os diversos usos dos memes, essas imagens e mensagens apesar de terem linguagem cômica apresentam uma crítica subliminar muito maior do que desenhos e frases sugerem. A leitura do meme deve ser feita levando em consideração o contexto histórico, a forma da imagem, o tipo de mensagem escrita e visual. Ele é um conjunto de leitura de texto e imagem.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: no laboratório de informática, os alunos irão criar memes para serem divulgados na página do Facebook da escola, e no Whatsapp de alunos e professores.

  • Onde buscar imagens:
  • Pode ser em site que disponibilizam a imagem de memes conhecidos, sem o texto, e aí o aluno pode utilizar um editor de imagens para criar a sua frase, e por consequ?ncia sua crítica.
  • OU ainda usar recortes de revistas ou jornais para construir memes através de colagem.

  • Em se tratando de internet é pouco possível que saia algo totalmente original, mas alerte o aluno para usar a sua criatividade.

  • Os alunos que possuem smartphones podem usar aplicativos que editam imagens e criar seus próprios memes.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador com acesso a internet, material impresso, imagens impressas (se for o caso).

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia o objetivo para os alunos. É possível projetar o slide ou passar o objetivo no quadro. Nesse momento, faça os alunos refletirem sobre a função social das críticas, que não é algo que simplesmente tem a função do fazer rir, mas sim um objetivo mais específico que é o de trazer reflexão sobre um determinado tema.

Levanta esses questionamentos com os alunos:

  • Você já viu alguma charge em jornal escrito?
  • Que tipo de memes você já viu na internet?

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e deixe com que eles observem os detalhes das imagens.

Após essa observação fale um pouco sobre cada uma das imagens.

  • Charge da Revista Illustrada de 1880. É uma crítica às formas de financiamento do café, com as mãos os bancos oferecem dinheiro para o investimento, e com os pés de certa forma “derrubam” as chances de lucro do fazendeiro. Imagem da Hemeroteca Digital. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=332747b&pasta=ano%20187&pesq=. Acesso em 14 de abril de 2019.
  • Meme retirado da internet, que faz uma crítica bem clara a como a sociedade brasileira ainda investe pouco no Brasil, pois durante os jogos olímpicos em 2014 a maioria das medalhas de ouro foram para outros países, assim como as nossas riquezas desde a época da chegada dos portugueses. Disponível em: https://images.app.goo.gl/yZtCyBv96XhANQPA8. Acesso em 22 de abril de 2019.

Forme uma roda de conversa onde os alunos poderão dar mais exemplos de charges que eles já viram, ou até mesmo dos memes que estão frequentemente nas redes sociais na internet e/ou no celular.

Se na escola houver laboratório de informática com acesso a internet, essa aula pode ser realizada nesse espaço, e para a contextualização os alunos poderão pesquisar no Google outros exemplos de charge e meme.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide e faça a leitura com os alunos. Imprima o texto complementar e entregue aos alunos. Nesse documento há também exemplos de charges.

A ideia desse momento é trazer a reflexão de que os desenhos que expressam cr?ticas surgiram na intenção de alcançar um público muito maior, pois na época de sua criação no Brasil havia um grande número de analfabetos, o que de certa forma se mantém.

História da charge, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3kPZ4dHjybkNCUtqNfx2UqkcBJbz4aFqxXB2NA4NDaruCdmcqgQxrE5CeRE/his5-09und07-historia-da-charge.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e imprima o texto complementar sobre os memes.

História dos memes, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WSAcedsPGKMqy8fB6s59vQUbv7M4nJuctVczxzSauE76RYX4sXnp4J4GZz88/his5-09und07-historia-do-meme.pdf

A discussão nesse slide é voltada para os diversos usos dos memes, essas imagens e mensagens apesar de terem linguagem cômica apresentam uma crítica subliminar muito maior do que desenhos e frases sugerem. A leitura do meme deve ser feita levando em consideração o contexto histórico, a forma da imagem, o tipo de mensagem escrita e visual. Ele é um conjunto de leitura de texto e imagem.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: no laboratório de informática, os alunos irão criar memes para serem divulgados na página do Facebook da escola, e no Whatsapp de alunos e professores.

  • Onde buscar imagens:
  • Pode ser em site que disponibilizam a imagem de memes conhecidos, sem o texto, e aí o aluno pode utilizar um editor de imagens para criar a sua frase, e por consequ?ncia sua crítica.
  • OU ainda usar recortes de revistas ou jornais para construir memes através de colagem.

  • Em se tratando de internet é pouco possível que saia algo totalmente original, mas alerte o aluno para usar a sua criatividade.

  • Os alunos que possuem smartphones podem usar aplicativos que editam imagens e criar seus próprios memes.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano