17675
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Cosmogonias

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Cosmogonias

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos poderão conhecer diferentes narrativas religiosas que explicam o surgimento do mundo. Através das leituras eles poderão fazer comparações entre as histórias percebendo semelhanças e diferenças.

Materiais necessários: Materiais para a produção de cenário e fantasias para a encenação dos alunos.

Para você saber mais:

AGUIAR, Luiz Antonio Assim tudo começou. Enigmas da Criação Quinteto Editorial, 2005

OBEID, César Quando tudo começou. Mitos da criação universal. Panda Books, 2015

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que irão analisar formas de explicar a origem do mundo e da vida.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:

1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)

2 - Quem é o responsável pela criação?

3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?

Maoris: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPkN8HGXfgp6JFfUUS54kZAUVWZq95WbTDSHkHbvnTCAQTuPh7uqW2wyTPAR/his5-03und10-povo-maori.pdf

Maias Quiché: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hF3cVub9RZe8hJRMJe6TVW7cbwH3YmDD6R2fJgmJ33fbUvhUJe83Z5Up974g/his5-03und10-povo-maia.pdf

Yourubás: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgMzs4as6nfyfNctU9QRWxqgggYM3RqMrXtF49M94TDsU58WGfZsZ4vZU3Wm/his5-03und10-yorubas.pdf

Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf

Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.

Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.

Como adequar à sua realidade:

Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :

Para você saber mais:

Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019

Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:

1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)

2 - Quem é o responsável pela criação?

3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?

Maoris: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPkN8HGXfgp6JFfUUS54kZAUVWZq95WbTDSHkHbvnTCAQTuPh7uqW2wyTPAR/his5-03und10-povo-maori.pdf

Maias Quiché: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hF3cVub9RZe8hJRMJe6TVW7cbwH3YmDD6R2fJgmJ33fbUvhUJe83Z5Up974g/his5-03und10-povo-maia.pdf

Yourubás: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgMzs4as6nfyfNctU9QRWxqgggYM3RqMrXtF49M94TDsU58WGfZsZ4vZU3Wm/his5-03und10-yorubas.pdf

Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf

Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.

Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.

Como adequar à sua realidade:

Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :

Para você saber mais:

Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019

Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Diga para os alunos que eles devem montar uma encenação das histórias que leram. Eles podem utilizar o roteiro de investigação do conto para ajudar nesse momento na investigação sobre as personagens e o cenário necessário. Diga para eles que as apresentações devem ser breves, e que eles devem utilizar os recursos disponíveis, como papel, canetas, sucata e tecidos para criar o cenário e adereços para as personagens. A apresentação pode ser feita através de uma encenação dos alunos ou do uso de fantoches ou apenas uma contação de história.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos poderão conhecer diferentes narrativas religiosas que explicam o surgimento do mundo. Através das leituras eles poderão fazer comparações entre as histórias percebendo semelhanças e diferenças.

Materiais necessários: Materiais para a produção de cenário e fantasias para a encenação dos alunos.

Para você saber mais:

AGUIAR, Luiz Antonio Assim tudo começou. Enigmas da Criação Quinteto Editorial, 2005

OBEID, César Quando tudo começou. Mitos da criação universal. Panda Books, 2015

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que irão analisar formas de explicar a origem do mundo e da vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos de onde vieram as coisas que existem no mundo e quais as explicações que eles conhecem para o surgimento de nosso planeta, da vida, e de todos os elementos do cosmo. Questione por que as imagens do slide estão ligadas com a imagem do meio e diga que essa é uma imagem que simula como seria o Big Bang. Pergunte para os alunos se alguém já conhece algo sobre o Big Bang, e exiba o slide com o texto.

Leia com os alunos e explique que o Big Bang é uma teoria baseada em evidências e estudos científicos que se propõe a explicar o surgimento do universo e de tudo o que ele contém. De acordo com os cientistas, o Big Bang teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos atrás, sendo que o planeta Terra e a vida humana seriam desdobramentos de reações químicas e físicas.

Mostre o slide com a evolução da vida no planeta Terra, explicando que nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, ele começou a surgir quando o universo já tinha cerca de 8,5 bilhões de ano de existência. Explique que por ser uma teoria científica, ela tem um caráter mutável: as novas descobertas influenciam nos cálculos e nas análises sobre o evento que teria dado origem para toda a vida e sua evolução.

Pergunte se alguém conhece o termo cosmológico que aparece no slide e o que isso poderia significar. Explique que a cosmologia é compreendida como qualquer teoria que explique a formação da vida no mundo. Pergunte se eles conhecem outras teorias de explicação do surgimento da vida, e diga que muitas religiões trazem em sua cultura cosmologias.

Apresentar para os alunos a espiral do tempo com a evolução do Planeta Terra ajuda a compreender a dimensão temporal da existência do universo e de planeta quando comparados com a vida humana. Se quiser aprofundar essa discussão, analise com os alunos através de contas matemáticas dados como há quanto tempo o homem vive na terra, quanto tempo levou desde as primeiras formas de vida até o surgimento da espécie humana etc.

Para você saber mais:

Artigos de jornal sobre o Big Bang e as discussões em torno dele:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:

1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)

2 - Quem é o responsável pela criação?

3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?

Maoris: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPkN8HGXfgp6JFfUUS54kZAUVWZq95WbTDSHkHbvnTCAQTuPh7uqW2wyTPAR/his5-03und10-povo-maori.pdf

Maias Quiché: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hF3cVub9RZe8hJRMJe6TVW7cbwH3YmDD6R2fJgmJ33fbUvhUJe83Z5Up974g/his5-03und10-povo-maia.pdf

Yourubás: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgMzs4as6nfyfNctU9QRWxqgggYM3RqMrXtF49M94TDsU58WGfZsZ4vZU3Wm/his5-03und10-yorubas.pdf

Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf

Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.

Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.

Como adequar à sua realidade:

Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :

Para você saber mais:

Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019

Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas e diga que eles vão ler uma cosmologia. Explique que eles devem ficar atentos na leitura para perceber os seguintes dados:

1 - Qual parte da criação se trata? (do mundo, dos seres humanos, dos animais)

2 - Quem é o responsável pela criação?

3 - Existem deuses e deusas? Qual a função deles?

Maoris: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPkN8HGXfgp6JFfUUS54kZAUVWZq95WbTDSHkHbvnTCAQTuPh7uqW2wyTPAR/his5-03und10-povo-maori.pdf

Maias Quiché: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hF3cVub9RZe8hJRMJe6TVW7cbwH3YmDD6R2fJgmJ33fbUvhUJe83Z5Up974g/his5-03und10-povo-maia.pdf

Yourubás: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgMzs4as6nfyfNctU9QRWxqgggYM3RqMrXtF49M94TDsU58WGfZsZ4vZU3Wm/his5-03und10-yorubas.pdf

Gênesis bíblica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3KJhVBFAFVU9pCF7yQWsfUfHsqecwwq25qZr9fc7UBVUeJcadB8gaDG48f3/his5-03und10-texto-biblico.pdf

Discuta com os alunos baseado nas informações que eles coletaram nas histórias. Explique que cada povo tem uma forma de explicar o surgimento da vida, e que muitas histórias têm elementos similares como a existência do céu separado da terra, e o gênero que se coloca para cada um deles. Apesar das similaridades, cada uma dessas explicações tem relações com a história desses povos.

Exiba as imagens do slide e converse sobre a existência de praticantes dessas religiões na atualidade. Diga que as narrativas religiosas são parte da cultura de um povo, pois mesmo com o passar do tempo continuam existindo, e são passadas através de livros e da cultura oral para as novas gerações, perpetuando sua existência.

Como adequar à sua realidade:

Você pode trabalhar com vídeos sobre as cosmogonias. Nesse caso, indicamos os seguintes vídeos :

Para você saber mais:

Dissertação sobre a cultura yorubás, sua cosmogonia e o papel das mulheres dentro delas: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141939/azorli_dfr_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. acesso em 26/04/2019

Sugerimos a leitura do capítulo “A humanidade, um destino comum… várias versões” do livro Para conhecer melhor as religiões. BANON, PATRICK Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Diga para os alunos que eles devem montar uma encenação das histórias que leram. Eles podem utilizar o roteiro de investigação do conto para ajudar nesse momento na investigação sobre as personagens e o cenário necessário. Diga para eles que as apresentações devem ser breves, e que eles devem utilizar os recursos disponíveis, como papel, canetas, sucata e tecidos para criar o cenário e adereços para as personagens. A apresentação pode ser feita através de uma encenação dos alunos ou do uso de fantoches ou apenas uma contação de história.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano