17672
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Os rituais religiosos e identidade dos povos

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Os rituais religiosos e identidade dos povos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre os rituais religiosos e suas influências na cultura de um povo.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe o slide e discorra sobre o tema. Caso ache interessante, acesse o Google Earth para localizar a Nigéria e compartilhar com os alunos este acesso.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.

É interessante que, após as explicações, a etapa de execução da tarefa seja feita de forma assíncrona, para que os alunos possam fazer um trabalho de qualidade e organização (que pode ser feito de forma individual ou coletiva).

Traga para esta etapa a proposta de desenho que consta na Sistematização, para que os alunos contemplem todas as instruções deste Plano.

Caso ache interessante, construa um painel com imagens de rituais religiosos e eventos sociais (que são rituais para a sociedade) e apresente aos alunos à medida que vai explicando a tarefa a ser executada. Para esse painel, você pode usar recursos digitais, como PowerPoint, Padlet, dentre outros.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas incorpore a proposta de desenho às orientações da Problematização. Deixe esse momento para a socialização dos trabalhos feitos pelos alunos e para os os devidos norteamentos e explicações.

Agende uma videoconferência e conclua, com os alunos, a discussão sobre a importância dos rituais religiosos para a manutenção da cultura de uma sociedade.

Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui. 
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.  

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo assistindo ao vídeo indicado no "Como adequar à sua realidade", na Contextualização.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_03UND06

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas