17670
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - A relação dos indígenas com as cidades

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A relação dos indígenas com as cidades

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Aparelho de projeção, computadores e som.

Equipamento para registro de vídeo ou celular.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8Ap2K7AVPJGd9wgp45EDVK4RjYhQGkq3zFzfEpHPmYmJrH5GTtgYvcdyXs5/his5-02und04-o-pequeno-puri.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p4Y9yZcjaKhDeakH8eUc9VnEEHUeaTEq3W4vEFtQ63CmU4rhY9vEbu2vCduX/his5-02und04-os-puri.pdf

Para você saber mais:

1- Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

2 - Apresente a história “O Pequeno Puri”, que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.

3 - Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que sobre a história.

4 - Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.

5 - Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pelas historiografia.

6 - Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos para que sua cultura e sua história fosse silenciada.

7 - Apresente uma notícia sobre a Aldeia Maracanã.

8- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil.

9 - Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.

10 - Solicite aos alunos que em uma cartolina escrevam uma palavra chave que tenha sido constante ou importante no debate.

11 - Produça uma nuvem de idéias com as palavras citadas.

12 - Registre se possível em vídeo.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1 - Apresente a história “O Pequeno Puri” que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8Ap2K7AVPJGd9wgp45EDVK4RjYhQGkq3zFzfEpHPmYmJrH5GTtgYvcdyXs5/his5-02und04-o-pequeno-puri.pdf

2- Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que tiveram sobre a história.

3- Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1- Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pela historiografia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p4Y9yZcjaKhDeakH8eUc9VnEEHUeaTEq3W4vEFtQ63CmU4rhY9vEbu2vCduX/his5-02und04-os-puri.pdf

2- Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos que sua cultura e sua história fosse omitida.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Apresente as notícias sobre algumas situações que os indígenas brasileiros passam.

2- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil. Provoque com algumas perguntas:

  • Onde vivem os indígenas?
  • As terras indígenas foram descobertas?
  • Os indígenas têm direito a viver em suas terras?
  • A cidade é terra de indígenas?
  • Por que a história e a cultura dos indígenas não é tão contada?
  • A cultura e os povos indígenas são protegidos?

3 - Estimule os alunos a formularem suas próprias perguntas.

4- Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Aparelho de projeção, computadores e som.

Equipamento para registro de vídeo ou celular.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8Ap2K7AVPJGd9wgp45EDVK4RjYhQGkq3zFzfEpHPmYmJrH5GTtgYvcdyXs5/his5-02und04-o-pequeno-puri.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p4Y9yZcjaKhDeakH8eUc9VnEEHUeaTEq3W4vEFtQ63CmU4rhY9vEbu2vCduX/his5-02und04-os-puri.pdf

Para você saber mais:

1- Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

2 - Apresente a história “O Pequeno Puri”, que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.

3 - Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que sobre a história.

4 - Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.

5 - Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pelas historiografia.

6 - Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos para que sua cultura e sua história fosse silenciada.

7 - Apresente uma notícia sobre a Aldeia Maracanã.

8- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil.

9 - Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.

10 - Solicite aos alunos que em uma cartolina escrevam uma palavra chave que tenha sido constante ou importante no debate.

11 - Produça uma nuvem de idéias com as palavras citadas.

12 - Registre se possível em vídeo.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1 - Apresente a história “O Pequeno Puri” que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8Ap2K7AVPJGd9wgp45EDVK4RjYhQGkq3zFzfEpHPmYmJrH5GTtgYvcdyXs5/his5-02und04-o-pequeno-puri.pdf

2- Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que tiveram sobre a história.

3- Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1- Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pela historiografia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p4Y9yZcjaKhDeakH8eUc9VnEEHUeaTEq3W4vEFtQ63CmU4rhY9vEbu2vCduX/his5-02und04-os-puri.pdf

2- Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos que sua cultura e sua história fosse omitida.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Apresente as notícias sobre algumas situações que os indígenas brasileiros passam.

2- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil. Provoque com algumas perguntas:

  • Onde vivem os indígenas?
  • As terras indígenas foram descobertas?
  • Os indígenas têm direito a viver em suas terras?
  • A cidade é terra de indígenas?
  • Por que a história e a cultura dos indígenas não é tão contada?
  • A cultura e os povos indígenas são protegidos?

3 - Estimule os alunos a formularem suas próprias perguntas.

4- Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano