Família se mudando
Plano de Aula
Plano de aula: Emigração: brasileiros saindo do Brasil
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Aparelho para projetar os slides, no caso de não haver um disponível imprima o material complementar..
- Impressão do mapa. Um para cada aluno.
- lápis.
- Folha de papel em branco.
Material complementar:
Família se mudando
De onde as pessoas estão saindo e para onde elas estão indo?
O que está acontecendo atualmente no Brasil
Mapa de fluxos migratórios - Brasil
Para você saber mais:
Desde a década de 1980, do século XX, o movimento de brasileiros no sentido de morar no exterior tem crescido. No entanto, esse movimento migratório foi intensificado a partir de 2010. Dentre outros fatores que explicam o aumento estão a crise econômica, o desemprego, o crescimento da violência e a diminuição da esperança nas ações do governo.
Os alunos devem ser orientados a perceber pelas imagens, que o Brasil deixou de ser essencialmente uma região de atração e passou a ser principalmente de repulsão. Ao longo da aula, eles devem ser capazes de reconhecer e enumerar algumas dessas mudanças que ocorreram no cenário nacional para repelir grupos da população brasileira. Para concluir, vemos que mesmo aumentando a emigração o país continua como uma das principais regiões de atração da América do Sul, o que deve ser constatado através do mapa que será construído ao longo da aula.
Para sistematizar a aula, os alunos devem redigir coletivamente um manifesto de mudanças que devem ocorrer no Brasil para que a emigração diminua. Através dessa atividade, a turma exerce a reflexão sobre problemas e soluções, ainda que utópicas em sua maioria, a cidadania e o zelo.
Crise econômica impulsiona a emigração de brasileiros. Por Redação. Disponível em https://forbes.uol.com.br/forbeslife/2017/12/crise-economica-impulsiona-a-emigracao-de-brasileiros/ Acesso em 17 de abril de 2019.
Diferenças entre migração, imigração e emigração. Por Diferenças. disponível em https://www.diferenca.com/migracao-imigracao-e-emigracao/ Acesso em 17 de abril de 2019.
Mapa da evolução da imigração no Brasil. Disponível em http://especiais.g1.globo.com/mundo/2016/mapa-da-imigracao-no-brasil/ acesso em 21 de abril de 2019.
Imigração. Por Estadão. Disponível em https://acervo.estadao.com.br/noticias/topicos,imigracao,885,0.htm Acesso em 28 de abril de 2019.
Crise e insegurança criam nova onda de migração brasileira em direção ao Japão. Por Camilla Veras Mota. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44076249 acesso em 28 de abril de 2019.
Em 10 anos, número de imigrantes número de imigrantes aumenta 160% no Brasil, diz PF. Por Clara Velasco e Flávia Mantovani. Disponível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/em-10-anos-numero-de-imigrantes-aumenta-160-no-brasil-diz-pf.html Acesso em 19 de abril de 2019.
Os imigrantes de hoje. Por BBC.https://www.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Acesso em 21 de abril de 2019.
Emigração brasileira. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-no-brasil.htm Acesso em 20 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Em seguida, questione o aluno sobre o título da aula e seu objetivo. Essa primeira conversa visa explicar e aproximar o aluno da temática, fazendo com que este seja motivado e instigado pelo novo conteúdo. Utilize esse momento para perceber o conhecimento que cada aluno já detém sobre os assuntos tratados, exemplos dados por eles podem ser recuperados no decorrer da aula. Faça questões como:
- O título dessa aula é “Emigração: brasileiros saindo do Brasil.” Vocês sabem o que é emigração? Oriente aos alunos a conceituar o termo emigração pela compreensão do título da aula. Emigração como o movimento de saída de um país ou região para outro(a), caso já tenham estudado migração, é válido contrapor com o termo imigração que é o movimento de chegada em outro país ou região.
- Vocês conhecem alguém que foi para outra região ou país? Quem?
- Por que será que algumas pessoas estão indo embora do Brasil?
- Será que os brasileiros são bem recebidos nos lugares que eles chegam quando emigram?
Acolha as respostas, mas não é necessário aprofundar-se nelas pois isso será feito durante aula.
Para você saber mais:
Diferenças entre migração, imigração e emigração. Por Diferenças. disponível em https://www.diferenca.com/migracao-imigracao-e-emigracao/ Acesso em 17 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente o slide junto com a turma e faça alguns questionamentos que os ajude a explorar a imagem com a intenção de criar hipóteses sobre os motivos das migrações. Trabalhar com uma imagem de um povo diferente facilita para a imaginação de motivos e ao final você deve aproximar da realidade da turma. Questões como:
- Como vocês descrevem esta imagem? Ouça a descrição motivando-os a responder. Depois, explique que é uma família de japoneses que estava de mudança.
- Para onde será que estão indo? Quais motivos eles teriam para deixar sua terra? Talvez os alunos indiquem a casa que aparece na figura. Diga para eles que esta família está vindo de longe.
- Por que será que estas pessoas estão se mudando? Motive os alunos a criar hipóteses.
- E se eu disser para vocês que assim como essa família está deixando sua terra, muitos brasileiros também saem do Brasil todos os anos e que esse número só cresce? Será que os motivos dos brasileiros são os mesmos da família japonesa?
Fonte das imagens:
By Adolfo Farsari - http://72.5.117.144/fif=fpx/SC1/SC111420.fpx&obj=iip,1.0&wid=800&cell=800,800&cvt=jpeg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10478870
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Leia o slide junto com a turma e faça alguns questionamentos que os ajude a explorar as imagens e concluir que o Brasil foi uma importante região de atração de imigrantes e que atualmente é visto também como região de saída de emigrantes. Tais como:
- Que continente aparece no cartaz japonês?
- Esse cartaz devia estar onde? No Japão.
- Que imagens aparecem no site? Paisagem que lembra a cultura japonesa e uma indústria para demonstrar a garantia de emprego.
- Este site está direcionado para quem? Justifique. Os alunos devem perceber que está voltado provavelmente para brasileiros, já que está em português.
- Qual o objetivo do site? As crianças deverão perceber que é uma agência de viagem que também oferece o serviço de agência de empregos no Japão.
- De onde as pessoas alcançadas por estes cartazes estão saindo e para onde estão indo? Em 1903 elas saíam do Japão para o Brasil e hoje ocorre o inverso.
- Por que será que os japoneses vieram para o Brasil em 1904, data da chegada do navio Kasatu Maru com os primeiros imigrantes japoneses em Santos, São Paulo? Ouça as hipóteses dos alunos e complete que o país passava por sérias dificuldades como o desemprego e a fome.
- Por que será que o Brasil recebia imigrantes no início do século e hoje está sofrendo a saída dos brasileiros? Ouça as hipóteses dos alunos, orientando-os a perceber que o país mudou. Explique que no início do século havia ocorrido a Abolição da escravidão e os fazendeiros precisavam de mais mão de obra principalmente nas lavouras de café e as cidades também se desenvolveram nesta mesma época precisando de trabalhadores especializados. Comente que havia uma grande quantidade de ex-escravos que poderia ser aproveitados, porém devido ao preconceito, eles eram desvalorizados e os empregadores preferiam trazer imigrantes de fora do que pagá-los. Esses fatores fizeram com que abrissem muitas frentes de trabalho no Brasil. Além dos imigrantes japoneses, nessa mesma época, o país recebia alemães, italianos, espanhóis, portugueses entre outros.
- E o Brasil? Convide-os a refletir sobre quais os problemas do Brasil atual que repelem ao invés de atrair e siga para o próximo slide.
Fonte das imagens:
https://www.wdl.org/pt/item/7378/ Acesso em 17 de abril de 2019.
Imagem modificada. Original disponível em: http://www.massatraveltour.com.br/?gclid=CjwKCAjwndvlBRANEiwABrR32EfL-Jqqb02kYxeqX8l1ZWLpNVKn_5KNq66XLMjO2U-qOdGFq4ulJRoCF3IQAvD_BwE Acesso em 17 de abril de 2019.
Para você saber mais:
História da imigração japonesa. Disponível em http://www.imigracaojaponesa.com.br/?page_id=66Acesso em 17 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Apresente o slide aos alunos e leia junto com eles, fazendo cada uma das perguntas, motivando-os a responder.
As reportagens são sobre o crescimento da violência e dados preocupantes sobre o número de desempregados no país. O artigo do El país cita que o Brasil não possui conflitos bélicos declarados, mas que morre mais cidadãos do que em muitas guerras.
Oriente a turma a refletir sobre estes problemas e que concluam que são alguns motivos para a evasão de brasileiros e para o Brasil não ser mais um dos principais destinos de imigrantes.
Fontes das imagens:
Por Tom C. Avendaño.Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/09/politica/1533834219_933937.html. Acesso em 18 de abril de 2019.
Por Darlan Alvarenga e Daniel Silveira. Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/27/desemprego-sobe-para-12-em-janeiro-diz-ibge.ghtml Acesso em 18 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Leia as perguntas e as reportagens. Peça para que os alunos falem o que sabem sobre essas quatro manchetes de jornal. Sobre o texto da FGV, oriente-os lembrando dos casos de corrupção recentes, principalmente os revelados pela Operação Lava Jato da Polícia Federal que colocou os casos de corrupção em evidência. Tantos crimes e acusações fizeram com que as pessoas perdessem a crença no futuro do Brasil, pois deixaram de acreditar em políticos e partidos, o que configura uma crise em uma democracia representativa como a nossa, pois se os eleitores deixam de acreditar nos seus representantes, não conseguem mais votar e passam a duvidar da legitimidade das eleições, principal instrumento democrático. O mesmo texto menciona que os brasileiros continuam acreditando no poder do voto, porém não confiam nos candidatos.
Peça para enumerarem os quatro principais motivos para o movimento de emigração no Brasil, que eles constataram: violência, desemprego, crise econômica e falta de confiança nos políticos. Entregue o mapa impresso aos alunos e em seguida pergunte:
- Algumas pessoas culpam essa emigração de uma evasão de cérebros brasileiros. O que vocês entendem por isso? Explique aos alunos que a emigração a partir de 2010 foi principalmente de mão de obra especializada para países como Portugal, Itália, Japão e Austrália. Ao contrário dos momentos iniciais da emigração em 1980 em que os brasileiros partiam por causa do desemprego e inflação altíssima aceitando qualquer posição de trabalho, essa emigração acontecia principalmente em direção aos EUA. Peça para que os alunos façam setas saindo do Brasil em direção a estes países.
Fonte
Por Ana Freitas, Alexandre Spohr, Cynthia Cunha, Danilo Silva, Lucas Calil, Lucas Roberto da Silva, Miguel Orrillo, Tatiana Terra e Thais Lobo. Disponível em
http://dapp.fgv.br/o-dilema-brasileiro-entre-descrenca-no-presente-e-esperanca-no-futuro/ Acesso em 18 de abril de 2019.
Material para impressão:
Para você saber mais: PARA FUGIR DA CRISE, NÚMERO DE BRASILEIROS EM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR AUMENTA 50%. Por Agência O Globo. Disponível em https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2017/09/para-fugir-da-crise-numero-de-brasileiros-em-graduacao-no-exterior-aumenta-50.html Acesso em 18 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Leia os dois textos junto com a turma e pergunte:
- O que chamou a atenção de vocês nos textos?
- Segundo os textos, migrar é fácil? Quais os desafios de começar a vida em um lugar tão distante?
- Será que migrar para outros países também possui estes problemas como no Japão? Estados Unidos, Portugal, Austrália, Itália e etc. Oriente os alunos a perceber que todo emigrante parte com o sonho de uma vida melhor, porém nem sempre encontram o que imaginaram. O trabalho é difícil, normalmente em postos com tarefas que os nativos não querem executar como indústrias e serviços gerais.
- O sonho pode tornar-se pesadelo, porém será que ninguém consegue? Converse com os alunos que existem histórias de pessoas que alcançaram sim, muitas pessoas, porém o índice de retorno de brasileiros é muito grande. Assim, como os japoneses que criaram o bairro da Liberdade em São Paulo e cidades como Assaí no Paraná e Tomé-Açu no Pará.
Para concluir, comente com os alunos o fato de que na Copa do Mundo, em 2014, vários atletas não retornaram aos seus países ficando no Brasil. Por que será? Ouça as hipóteses dos alunos e explique que mesmo com a situação difícil que o Brasil está passando, ainda recebe imigrantes, por ser um país de grandes extensões, portanto com mais oportunidades; por ser visto tradicionalmente como região de destino migratório e por outros países também viverem crises até maiores do que o Brasil. Esse é o caso do Haiti, onde um terremoto, em 2010 matou mais de 300 mil pessoas e destruiu grande parte do país, ou de países como a Argentina ou Venezuela que passaram e ainda passam por uma grave crise econômica que desabasteceu o país de itens essenciais como alimentos e remédios. Outro motivo é que o Brasil possui uma política de imigração muito branda em relação aos países europeus e o EUA.
Para você saber mais:
Imigração. Por Estadão. Disponível em https://acervo.estadao.com.br/noticias/topicos,imigracao,885,0.htm Acesso em 28 de abril de 2019.
Crise e insegurança criam nova onda de migração brasileira em direção ao Japão. Por Camilla Veras Mota. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44076249 acesso em 28 de abril de 2019.
Em 10 anos, número de imigrantes número de imigrantes aumenta 160% no Brasil, diz PF. Por Clara Velasco e Flávia Mantovani. Disponível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/em-10-anos-numero-de-imigrantes-aumenta-160-no-brasil-diz-pf.html Acesso em 19 de abril de 2019.
Os imigrantes de hoje. Por BBC.https://www.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Acesso em 21 de abril de 2019.
Emigração brasileira. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-no-brasil.htm Acesso em 20 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta, convidando a turma a elaborar um manifesto escrito.
Primeiro relembre junto com os alunos os principais motivos que fazem os brasileiros deixarem o país. Em seguida, discutam o que eles acreditam que pode mudar no Brasil para que essa realidade seja modificada.
Por último, explique aos alunos que irão produzir um manifesto coletivo. Eles deverão justificar sua preocupação com o futuro do país, darem sua opinião sobre a situação e citarem soluções para estes problemas. Escreva o manifesto no quadro. Não se preocupe se as soluções forem utópicas, esse é um momento de reflexão.
Como adequar à sua realidade: Os alunos podem refletir também sobre problemas locais, mais próximos. É interessante fazer com que reflitam sobre as dificuldades de sua região.
Para você saber mais:
Significado do termo manifesto. Disponível em https://www.significados.com.br/manifesto/ Acesso em 21 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as características dos deslocamentos de imigração e emigração que ocorrem no Brasil na atualidade.
Siga a sequência de orientações, utilizando os questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Acrescente a possibilidade dos próprios alunos já terem se mudado de cidade/país.
Caso tenha um exemplo desses em sua turma, deixe que o aluno expresse a experiência. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Caso ache interessante, indique a leitura proposta no “Para você saber mais” e das reportagens indicadas. Se possível, envie antecipadamente os textos para leitura prévia pelos alunos, para que o debate aconteça com mais fluidez.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas proponha que realmente escrevam os manifestos e produzam murais virtuais ou cartilhas (que poderão ser impressas e entregues às turmas da escola quando voltarem às aulas).
Envie a proposta para a finalização da aula para os alunos. Esta etapa poderá ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família crie uma carta informando os motivos positivos de se viver no Brasil e o que eles diriam aos que pensam em migrar para outros países - essas cartas poderão fazer parte do trabalho desenvolvido na etapa de Sistematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos; Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil; As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Palavras-Chave: emigração brasileira, imigração atual para o Brasil, causas da emigração brasileira
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA