17668
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Emigração: brasileiros saindo do Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Emigração: brasileiros saindo do Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as características dos deslocamentos de imigração e emigração que ocorrem no Brasil na atualidade.

Siga a sequência de orientações, utilizando os questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Acrescente a possibilidade dos próprios alunos já terem se mudado de cidade/país.

Caso tenha um exemplo desses em sua turma, deixe que o aluno expresse a experiência. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.

Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

Caso ache interessante, indique a leitura proposta no “Para você saber mais” e das reportagens indicadas. Se possível, envie antecipadamente os textos para leitura prévia pelos alunos, para que o debate aconteça com mais fluidez.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas proponha que realmente escrevam os manifestos e produzam murais virtuais ou cartilhas (que poderão ser impressas e entregues às turmas da escola quando voltarem às aulas).

Envie a proposta para a finalização da aula para os alunos. Esta etapa poderá ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família crie uma carta informando os motivos positivos de se viver no Brasil e o que eles diriam aos que pensam em migrar para outros países - essas cartas poderão fazer parte do trabalho desenvolvido na etapa de Sistematização.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_11UND08

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas