17665
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração durante o século XIX: o surgimento de Nova Friburgo.

Discuta as leis de migração que valeram durante o império e como se formou a cidade de Nova Friburgo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que o processo migratório suíço para o Brasil contribuiu para a formação da história de Nova Friburgo (RJ).
Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, link do vídeo ou um resumo do conteúdo do vídeo) com as devidas orientações que se fizerem necessárias.

Envie o link 1 (disponível aqui) e o link 2 (disponível aqui) para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a vinda da família Real para o Brasil.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações, link ou resumo do conteúdo do link) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Caso opte por trabalhar esta atividade de forma assíncrona, siga as orientações propostas, mas antes altere a atividade de composição do Decreto pela entrega do documento completo.

Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviando por e-mail, Classroom, ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema e tirem dúvidas, com sua orientação e direcionamento.

Caso decida manter o formato original do Plano, você deve, antecipadamente e individualmente, enviar para o Whatsapp dos alunos os trechos do Decreto, de acordo com as orientações definidas. Agende uma videoconferência para que a sequência didática possa ser executada.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Envie o documento ou a foto do documento para os alunos. Permita que entreguem essa proposta na escola, enviando por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho e possa haver o debate.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui) para juntos conhecerem um pouco mais sobre a história do Brasil.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_10UND09

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas