17665
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Leis imperiais de imigração e o surgimento de Nova Friburgo.

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Leis imperiais de imigração e o surgimento de Nova Friburgo.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:

1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.

Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.

Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.

2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)

Organize a sala em semicírculo.

Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
  • De que cidade vamos falar?
  • Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
  • Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)

Para você saber mais:

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Apresente a imagem em projeção ou impressa para os alunos e medeie uma conversa sobre ela com os alunos:

  • Alguém conhece a pessoa retratada na foto?
  • Sabem quem foi D. João VI e qual a relação dele com a história do Brasil?
  • (Conte aos alunos, caso ainda não conheçam essa parte da história, que em 1808, a Família Real Portuguesa veio para o Brasil, por conta do Bloqueio Continental e da invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte. Esses acontecimentos colocaram como estratégia alternativa a transferência da Sede do Governo português para o Brasil, principal Colônia de Portugal. Com a chegada da Família Real, as Capitanias passaram a ser províncias e o Brasil deixou de ser Colônia para ser Reino Unido a Portugal e Algarve. A família Real trouxe muitas melhorias para o Brasil, como o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional, além de outros museus, bibliotecas, teatros e escolas).
  • Quando D. João VI voltou para Portugal, quem ficou governando o Brasil em seu lugar?
  • Mas o que pode ter D. João VI com nossa aula que fala da vinda dos suíços para o Brasil?
  • Vamos estudar isso?

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Debret,_Jean_Baptiste_-_Retrato_de_D.Jo%C3%A3o_VI.jpg Acesso em 15 de Abril de 2019.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

Para você saber mais:

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Mantenha a organização da turma em semicírculo e convide os alunos para uma roda de conversa.

Projete ou escreva as questões para os alunos e permita que eles conversem sobre as mesmas.

Para você saber mais:

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:

1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.

Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.

Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.

2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)

Organize a sala em semicírculo.

Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
  • De que cidade vamos falar?
  • Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
  • Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)

Para você saber mais:

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Apresente a imagem em projeção ou impressa para os alunos e medeie uma conversa sobre ela com os alunos:

  • Alguém conhece a pessoa retratada na foto?
  • Sabem quem foi D. João VI e qual a relação dele com a história do Brasil?
  • (Conte aos alunos, caso ainda não conheçam essa parte da história, que em 1808, a Família Real Portuguesa veio para o Brasil, por conta do Bloqueio Continental e da invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte. Esses acontecimentos colocaram como estratégia alternativa a transferência da Sede do Governo português para o Brasil, principal Colônia de Portugal. Com a chegada da Família Real, as Capitanias passaram a ser províncias e o Brasil deixou de ser Colônia para ser Reino Unido a Portugal e Algarve. A família Real trouxe muitas melhorias para o Brasil, como o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional, além de outros museus, bibliotecas, teatros e escolas).
  • Quando D. João VI voltou para Portugal, quem ficou governando o Brasil em seu lugar?
  • Mas o que pode ter D. João VI com nossa aula que fala da vinda dos suíços para o Brasil?
  • Vamos estudar isso?

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Debret,_Jean_Baptiste_-_Retrato_de_D.Jo%C3%A3o_VI.jpg Acesso em 15 de Abril de 2019.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

Para você saber mais:

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:

  • O que vemos na imagem?
  • Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
  • Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
  • Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
  • Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
  • Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
  • Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
  • Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
  • Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
  • Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
  • O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
  • O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
  • Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
  • A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).

Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo

  • O que vemos no mapa?
  • É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
  • O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
  • Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
  • Será que os suíços se adaptaram bem?
  • Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
  • Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?

Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:

  • O que o vídeo mostra para nós?
  • Como foram as condições de viagem?
  • O que os suíços encontraram aqui?
  • E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
  • Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
  • Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?

Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.

  • Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
  • Quem já provou chocolate ou queijo suíço?

Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.

Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.

  • O que quer dizer essa lei?
  • O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
  • Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
  • Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.

Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj

Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.

Para você saber mais:

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Mantenha a organização da turma em semicírculo e convide os alunos para uma roda de conversa.

Projete ou escreva as questões para os alunos e permita que eles conversem sobre as mesmas.

Para você saber mais:

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano