10360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Transformando números em notações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça para os alunos citarem exemplos de quando é útil fazer cálculos em notação científica. Lembre que a notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos.

Propósito: Perceber utilidade da notação científica para fazer operações com números muito grandes ou muito pequenos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
  • De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
  • De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Em qual intervalo numérico o coeficiente da notação científica deve estar?
  • Quais cuidados devemos ter para adição e subtração de notações científicas?
  • Quais cuidados devemos ter para multiplicação de divisão de notações científicas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio.

Propósito: Compartilhar estratégias para escrever números em notação científica na resolução de problemas.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.

Propósito: Registrar etapas para escrever números em notação científica na resolução de problemas com números muito grandes ou muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o procedimento?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Escrever números em notação científica para fazer divisão entre números muito grandes.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça para os alunos citarem exemplos de quando é útil fazer cálculos em notação científica. Lembre que a notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos.

Propósito: Perceber utilidade da notação científica para fazer operações com números muito grandes ou muito pequenos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
  • De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
  • De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
  • Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Em qual intervalo numérico o coeficiente da notação científica deve estar?
  • Quais cuidados devemos ter para adição e subtração de notações científicas?
  • Quais cuidados devemos ter para multiplicação de divisão de notações científicas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio.

Propósito: Compartilhar estratégias para escrever números em notação científica na resolução de problemas.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.

Propósito: Registrar etapas para escrever números em notação científica na resolução de problemas com números muito grandes ou muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o procedimento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Escrever números em notação científica para fazer divisão entre números muito grandes.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano