Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
Objetivos específicos
Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Conceito-chave
Notação Científica.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e papel.
- Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça para os alunos citarem exemplos de quando é útil fazer cálculos em notação científica. Lembre que a notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos.
Propósito: Perceber utilidade da notação científica para fazer operações com números muito grandes ou muito pequenos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
- De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
- De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Em qual intervalo numérico o coeficiente da notação científica deve estar?
- Quais cuidados devemos ter para adição e subtração de notações científicas?
- Quais cuidados devemos ter para multiplicação de divisão de notações científicas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio.
Propósito: Compartilhar estratégias para escrever números em notação científica na resolução de problemas.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
- (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.
Propósito: Registrar etapas para escrever números em notação científica na resolução de problemas com números muito grandes ou muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o procedimento?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.
Propósito: Escrever números em notação científica para fazer divisão entre números muito grandes.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar