Contexto (imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração japonesa para o Brasil no início do século XX
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computadores ou dispositivos móveis conectados à internet, cartolina, papéis coloridos, imagens impressas, canetas coloridas.
Material complementar:
Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf
Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf
Para você saber mais:
Migração japonesa: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023 (acesso em 22 de maio de 2019)
Sites para exploração dos alunos que devem ser lidos previamente pelo professor:
http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm (acesso em 22 de maio de 2019)
http://www.imigracaojaponesa.com.br/ (acesso em 22 de maio de 2019)
Sobre imigração japonesa, acesse: http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/noticias/85-2013/110-em-cartaz-tokori-um-filme-sobre-imigrantes-japoneses (acesso em 22 de maio de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.
Peça para que pensem se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes japoneses e se já ouviram histórias sobre eles.
Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize a turma em círculos e projete as imagens para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes das fotos. Chame atenção do grupo para as lanternas, as placas e os enfeites coloridos.
Pergunte ao grupo sobre a relação entre as imagens e o objetivo da aula.
2 - Questione o grupo:
- Onde foram tiradas essas fotos?
- É possível compreender tudo que aparece nos letreiros?
- O que as pessoas da foto 2 festejam?
- É comum vermos festas assim no Brasil?
- Quem são as pessoas que vivem neste lugar?
3 - Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos japoneses e percebam como a chegada desses imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil e transformou lugares. Explique a eles que as fotos retratam o bairro da LIberdade, famoso bairro paulista fundado por japoneses e um lugar que retrata muito da cultura japonesa no Brasil.
4 - É esperado que os alunos identifiquem os povos japoneses, pelos letreiros com grafia típica japonesa, pelos enfeites que se diferenciam daqueles brasileiros. Caso não reconheçam faça perguntas sobre os diferentes povos que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.
Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Liberdade_sao_paulo.jpg (acesso em 22 de maio de 2019)
Imagem 2 - Arquivo pessoal - direitos cedidos
Link para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.
- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.
Questione:
Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?
Sabem de sua história?
Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.
- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.
- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.
- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf
- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.
- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.
- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.
- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.
Sites para pesquisa dos alunos:
http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm
http://www.imigracaojaponesa.com.br/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023
Acesso em: 27/04/2019
Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.
Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?
- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:
- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.
Imagens dos slides:
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg
Acesso: 18/04/2019
2 - Disponível em:
Acesso: 18/04/2019
Para você saber mais:
Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.
- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.
Questione:
Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?
Sabem de sua história?
Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.
- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.
- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.
- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf
- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.
- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.
- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.
- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.
Sites para pesquisa dos alunos:
http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm
http://www.imigracaojaponesa.com.br/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023
Acesso em: 27/04/2019
Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.
Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?
- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:
- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.
Imagens dos slides:
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg
Acesso: 18/04/2019
2 - Disponível em:
Acesso: 18/04/2019
Para você saber mais:
Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.
- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.
Questione:
Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?
Sabem de sua história?
Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.
- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.
- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.
- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf
- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.
- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.
- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.
- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.
Sites para pesquisa dos alunos:
http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm
http://www.imigracaojaponesa.com.br/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023
Acesso em: 27/04/2019
Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.
Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?
- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:
- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.
Imagens dos slides:
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg
Acesso: 18/04/2019
2 - Disponível em:
Acesso: 18/04/2019
Para você saber mais:
Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloquem os painéis expostos nas paredes da sala, para que os outros colegas transitem entre eles. Peçam para que comparem o painel produzido com as impressões iniciais. O que descobriram?
Como a pesquisa sobre os japoneses na atualidade é livre, é esperado que os grupos apresentem diferentes resultados e essa seja uma parte rica do trabalho. Reforce a importância da imigração desse povo para fortalecer e ampliar a riqueza cultural brasileira.
Faça as pontuações necessárias em cada painel, peça a um aluno do grupo que relate para você o que está exposto a fim de que mostra com mais clareza os aspectos da vida dos japoneses que foram solicitados.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório japonês para o Brasil e seu impacto social e cultural nas regiões onde se fixaram. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.
Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para executar essa etapa com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações, links, impressão/foto do material que compõe os links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Para executar a atividade proposta você poderá adaptar de duas formas.
1ª opção - Trabalho Individual
Nesta modalidade, você deverá enviar aos alunos todas as orientações (que estão dispostas no Plano) e materiais para que possam fazer um quadro informativo, uma linha do tempo ou escrever um texto onde responderão todas as perguntas da atividade.
2ª opção - Mural colaborativo
Nesta modalidade, você poderá usar os recursos digitais Padlet, Google Apresentações, Google Doc ou PowerPoint. Envie para os alunos todas as orientações e materiais para que possam fazer um mural informativo.
Para as duas modalidades, você deverá enviar todas as orientações (as que estão dispostas no Plano) e materiais de apoio que achar necessários e que poderão auxiliar os alunos na elaboração do trabalho. Agende uma data para a entrega do trabalho concluído.
Se coloque ao dispor o maior tempo possível, para orientá-los durante a execução da atividade.
Sistematização
A apresentação do trabalho dependerá da modalidade escolhida por você.
Trabalho individual: o aluno poderá entregar na escola, enviar por e-mail, tirar foto, anexar no Classroom (se for utilizado pela escola) ou encaminhar por Whatsapp.
Mural colaborativo: você poderá agendar uma videoconferência para apresentação dos trabalhos e abrir uma discussão, dando continuidade às orientações desta etapa do Plano.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse os links abaixo para conhecerem mais sobre a imigração japonesa para o Brasil - navegando nestes sites eles poderão conhecer histórias, museus, e a cultura japonesa:
Museu Bunkyo (disponível aqui).
Imigração Japonesa (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras Chave: Migrações; imigrantes japoneses; cultura brasileira
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA