17663
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração japonesa para o Brasil no início do século XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Imigração japonesa para o Brasil no início do século XX

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores ou dispositivos móveis conectados à internet, cartolina, papéis coloridos, imagens impressas, canetas coloridas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf

Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

Migração japonesa: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023 (acesso em 22 de maio de 2019)

Sites para exploração dos alunos que devem ser lidos previamente pelo professor:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm (acesso em 22 de maio de 2019)

http://www.imigracaojaponesa.com.br/ (acesso em 22 de maio de 2019)

Sobre imigração japonesa, acesse: http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/noticias/85-2013/110-em-cartaz-tokori-um-filme-sobre-imigrantes-japoneses (acesso em 22 de maio de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que pensem se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes japoneses e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete as imagens para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes das fotos. Chame atenção do grupo para as lanternas, as placas e os enfeites coloridos.

Pergunte ao grupo sobre a relação entre as imagens e o objetivo da aula.

2 - Questione o grupo:

  • Onde foram tiradas essas fotos?

- É possível compreender tudo que aparece nos letreiros?

  • O que as pessoas da foto 2 festejam?
  • É comum vermos festas assim no Brasil?
  • Quem são as pessoas que vivem neste lugar?

3 - Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos japoneses e percebam como a chegada desses imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil e transformou lugares. Explique a eles que as fotos retratam o bairro da LIberdade, famoso bairro paulista fundado por japoneses e um lugar que retrata muito da cultura japonesa no Brasil.

4 - É esperado que os alunos identifiquem os povos japoneses, pelos letreiros com grafia típica japonesa, pelos enfeites que se diferenciam daqueles brasileiros. Caso não reconheçam faça perguntas sobre os diferentes povos que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.

Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Liberdade_sao_paulo.jpg (acesso em 22 de maio de 2019)

Imagem 2 - Arquivo pessoal - direitos cedidos

Link para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloquem os painéis expostos nas paredes da sala, para que os outros colegas transitem entre eles. Peçam para que comparem o painel produzido com as impressões iniciais. O que descobriram?

Como a pesquisa sobre os japoneses na atualidade é livre, é esperado que os grupos apresentem diferentes resultados e essa seja uma parte rica do trabalho. Reforce a importância da imigração desse povo para fortalecer e ampliar a riqueza cultural brasileira.

Faça as pontuações necessárias em cada painel, peça a um aluno do grupo que relate para você o que está exposto a fim de que mostra com mais clareza os aspectos da vida dos japoneses que foram solicitados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores ou dispositivos móveis conectados à internet, cartolina, papéis coloridos, imagens impressas, canetas coloridas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf

Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

Migração japonesa: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023 (acesso em 22 de maio de 2019)

Sites para exploração dos alunos que devem ser lidos previamente pelo professor:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm (acesso em 22 de maio de 2019)

http://www.imigracaojaponesa.com.br/ (acesso em 22 de maio de 2019)

Sobre imigração japonesa, acesse: http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/noticias/85-2013/110-em-cartaz-tokori-um-filme-sobre-imigrantes-japoneses (acesso em 22 de maio de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que pensem se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes japoneses e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete as imagens para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes das fotos. Chame atenção do grupo para as lanternas, as placas e os enfeites coloridos.

Pergunte ao grupo sobre a relação entre as imagens e o objetivo da aula.

2 - Questione o grupo:

  • Onde foram tiradas essas fotos?

- É possível compreender tudo que aparece nos letreiros?

  • O que as pessoas da foto 2 festejam?
  • É comum vermos festas assim no Brasil?
  • Quem são as pessoas que vivem neste lugar?

3 - Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos japoneses e percebam como a chegada desses imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil e transformou lugares. Explique a eles que as fotos retratam o bairro da LIberdade, famoso bairro paulista fundado por japoneses e um lugar que retrata muito da cultura japonesa no Brasil.

4 - É esperado que os alunos identifiquem os povos japoneses, pelos letreiros com grafia típica japonesa, pelos enfeites que se diferenciam daqueles brasileiros. Caso não reconheçam faça perguntas sobre os diferentes povos que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.

Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Liberdade_sao_paulo.jpg (acesso em 22 de maio de 2019)

Imagem 2 - Arquivo pessoal - direitos cedidos

Link para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Projete o slide que mostra as questões a serem debatidas na aula.

- Entregue aos alunos uma folha em branco para que registrem suas primeiras impressões sobre as questões solicitadas. Explore as questões instigando o grupo a pensar sobre os motivos das migrações. Leve-os a pensar sobre aspectos da cultura japonesa tão presentes na nossa cultura.

Questione:

Vocês conhecem pessoas com descendência japonesa?

Sabem de sua história?

Se tiver algum aluno com descendência japonesa, peça para que conte sobre a história de sua família.

- É provável que até esta aula os alunos já tenham tido contato com as aulas anteriores dessa habilidade e já conheçam parte da história de outros imigrantes. Nesse momento explique rapidamente que a imigração japonesa se diferencia da europeia, os motivos que trouxeram os imigrantes, pelo lado japonês, foi diferente dos demais.

- Após os registros das ideias peça aos grupos que guardem os papéis para o debate ao final deste tempo da aula.

- Peça aos grupos que leiam o texto do próximo slide. Caso não tenha projetor, você pode usar computadores com o arquivo disponível, celulares ou pode imprimi-lo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

- Explore os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil, explique a migração européia foi diferente da asiática. A alta densidade demográfica e o número de trabalhadores do campo, no Japão, fizeram com que as migrações se acelerassem nesse período. Explore os estados que mais receberam imigrantes japoneses, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

- Após a leitura dos textos, os grupos já possuirão parte das informações para responderem às questões colocadas no slide anterior.

- Explique aos grupos que eles construirão um painel informativo. Nesse painel constarão as informações solicitadas no slide 4.

- Disponibilize para cada grupo pelo menos um dispositivo conectado à internet (desktop, notebook ou tablet). Caso não haja disponibilidade de dispositivos, os alunos podem usar seus celulares. Auxilie os grupos para que estabeleçam papéis para os integrantes: 2 alunos ficarão responsáveis pela pesquisa, 1 aluno ficará responsável pelo registro das informações solicitadas e o último integrante organizará o painel.

Sites para pesquisa dos alunos:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm

http://www.imigracaojaponesa.com.br/

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023

Acesso em: 27/04/2019

Peça ao grupo que explore o site acima que conta do centenário da imigração japonesa.

Para informações atuais os alunos devem fazer uma pesquisa autônoma. Nesse momento, auxilie os grupos para que evidenciem em seus painéis como os descendentes de imigrantes se organizam em meio a sociedade brasileira hoje. Aproveite para provocar os grupos sobre as migrações na atualidade. Elas ainda acontecem?

- Distribua os materiais como: canetas e papéis coloridos, cartolinas e as imagens sugeridas para esta aula:

- Oriente cada grupo na busca de informações, faça perguntas a fim de explorar e ampliar o campo das respostas.

Imagens dos slides:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Sociedade_Brasileira_de_Cultura_Japonesa_02.jpg

Acesso: 18/04/2019

2 - Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_Hist%C3%B3rico_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Japonesa_no_Brasil_04.jpg

Acesso: 18/04/2019

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração japonesa: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloquem os painéis expostos nas paredes da sala, para que os outros colegas transitem entre eles. Peçam para que comparem o painel produzido com as impressões iniciais. O que descobriram?

Como a pesquisa sobre os japoneses na atualidade é livre, é esperado que os grupos apresentem diferentes resultados e essa seja uma parte rica do trabalho. Reforce a importância da imigração desse povo para fortalecer e ampliar a riqueza cultural brasileira.

Faça as pontuações necessárias em cada painel, peça a um aluno do grupo que relate para você o que está exposto a fim de que mostra com mais clareza os aspectos da vida dos japoneses que foram solicitados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano