17662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório dos alemães para o Brasil e o impacto, social e cultural na região sul do país Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.

Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para executar essa etapa, com as devidas orientações que se fizerem necessárias.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.

Para executar a atividade proposta, você poderá adaptar de duas formas:

1ª opção - Trabalho Individual
Nesta modalidade, você deverá enviar aos alunos 2 cartas e eles deverão buscar as informações necessárias para completar o “quebra-cabeça” da vinda dos alemães para o Brasil:
- Quando os alemães vieram?
- Por que vieram?
- Onde se alojaram?
- Como vivem hoje?
- Eles impactaram a região? como?

Oriete-os a buscarem essas informações usando quaisquer recursos disponíveis: internet, material didático, a sua orientação.
Eles poderão montar, no caderno ou em uma folha sulfite, um quadro (podem usar as imagens das cartas), construir uma linha do tempo, desenhar ou escrever um texto onde responderão todas as perguntas da atividade.

2ª opção: - Mural colaborativo
Nesta modalidade, você poderá usar os recursos digitais Padlet, Google Apresentações, Google Doc ou PowerPoint. Envie para os alunos e, de forma individual, a carta com o tema que cada um deverá buscar mais informações e contribuir para a construção do mural/página. Eles deverão analisar a carta recebida, buscar mais informações e elaborar um pequeno texto para incluir no mural/página.

Para as duas modalidades, você deve enviar todas as orientações e materiais de apoio que achar necessários e que poderão auxiliar os alunos na elaboração do trabalho. Agende uma data para a entrega do trabalho concluído.
Se coloque ao dispor pelo maior tempo possível, para orientá-los durante a execução da atividade.

Sistematização
A apresentação do trabalho dependerá da modalidade escolhida por você.
Trabalho individual: o aluno poderá entregar na escola, enviar por e-mail, tirar foto e encaminhar, anexar no Classroom - se for utilizado pela escola-, ou encaminhar por Whatsapp.
Mural colaborativo: você poderá agendar uma videoconferência para apresentação dos trabalhos e abrir uma discussão dando continuidade às orientações desta etapa do Plano.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui), para juntos conhecerem mais sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul: navegando neste site, eles poderão conhecer histórias, museus, e a cultura alemã que contribuiu com a ocupação do sul do país.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_10UND03

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas