17662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens sugeridas no material complementar impressas, papel kraft 1mx1m, canetinha hidrocor, papéis coloridos e cartas do jogo impressas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf

Cartas problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

Gráfico problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

Para você saber mais: Acesse o site do IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html

Acesso em: 07/04/2019

http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Para mais informações sobre a imigração alemã, acesse: http://www.rodrigotrespach.com/imigracao-alema-no-brasil/

Acesso em: 07/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes alemães e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 6 integrantes e entregue uma imagem impressa para cada grupo. Peça para que analisem e façam uma breve apresentação oral do que veem. Nesse momento os alunos devem descrever as imagens.

As imagens podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf

Na sequência, indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil.

2 - Questione o grupo:

  • Você já parou para pensar sobre a origem de algumas festas brasileiras?
  • De onde vieram? Por que são comemoradas?
  • Será que vieram de algum lugar de fora do Brasil?
  • Você conhece a festa mostrada no slide?
  • Já ouviu falar dessa festa? É um festejo típico brasileiro?
  • Quais povos que você conhece que migraram para o Brasil?
  • O que motivou essa vinda?

3- Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos alemães e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil. (Caso você tenha trabalhado a aula sobre imigração italiana, os alunos terão bons argumentos durante a discussão).

4- É esperado que os alunos identifiquem os povos alemães pelos traços físicos e roupas típicas usadas em festas. Caso não reconheçam, faça perguntas sobre os povos europeus que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.

5 - Ao final explique ao grupo que esta é uma festa tradicional alemã que é comemorada no Sul do Brasil, durante o mês de outubro.

Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Hacker-Pschorr_Oktoberfest_Girl_Remix.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 2 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brazilian_Oktoberfest_-_Queen.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 3 -https://commons.wikimedia.org/wiki/Oktoberfest_in_Brazil#/media/File:Brazilian_Oktoberfest_-_Bierwagen.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 4 - https://commons.wikimedia.org/wiki/Oktoberfest_in_Brazil#/media/File:Desfile_Oktoberfest.jpg

Acesso em 07/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.

As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

1 - O jogo:

Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.

Dessa forma a organização sugerida é:

  • 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
  • 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
  • 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.

2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:

? Quando os alemães vieram?

? Por que vieram?

? Onde se alojaram?

? Como vivem hoje?

? Eles impactaram a região? Como?

3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.

Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.

Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.

4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.

Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.

As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

1 - O jogo:

Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.

Dessa forma a organização sugerida é:

  • 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
  • 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
  • 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.

2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:

? Quando os alemães vieram?

? Por que vieram?

? Onde se alojaram?

? Como vivem hoje?

? Eles impactaram a região? Como?

3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.

Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.

Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.

4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.

Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloque os murais expostos nas paredes da sala para que os colegas transitem entre eles.

É esperado que os alunos tenham conseguido coletar todas as informações. Caso algum mural não tenha as informações solicitadas, peça aos alunos que completem-no de acordo com algum sugerido.

Aproveite o momento para dizer dos períodos migratórios exposto no gráfico, da crise européia no século XIX que trouxe tantos imigrantes para o Brasil e como a vinda desses povos contribuiu para a construção da diversidade cultural brasileira.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens sugeridas no material complementar impressas, papel kraft 1mx1m, canetinha hidrocor, papéis coloridos e cartas do jogo impressas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf

Cartas problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

Gráfico problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

Para você saber mais: Acesse o site do IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html

Acesso em: 07/04/2019

http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Para mais informações sobre a imigração alemã, acesse: http://www.rodrigotrespach.com/imigracao-alema-no-brasil/

Acesso em: 07/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes alemães e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 6 integrantes e entregue uma imagem impressa para cada grupo. Peça para que analisem e façam uma breve apresentação oral do que veem. Nesse momento os alunos devem descrever as imagens.

As imagens podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf

Na sequência, indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil.

2 - Questione o grupo:

  • Você já parou para pensar sobre a origem de algumas festas brasileiras?
  • De onde vieram? Por que são comemoradas?
  • Será que vieram de algum lugar de fora do Brasil?
  • Você conhece a festa mostrada no slide?
  • Já ouviu falar dessa festa? É um festejo típico brasileiro?
  • Quais povos que você conhece que migraram para o Brasil?
  • O que motivou essa vinda?

3- Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos alemães e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil. (Caso você tenha trabalhado a aula sobre imigração italiana, os alunos terão bons argumentos durante a discussão).

4- É esperado que os alunos identifiquem os povos alemães pelos traços físicos e roupas típicas usadas em festas. Caso não reconheçam, faça perguntas sobre os povos europeus que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.

5 - Ao final explique ao grupo que esta é uma festa tradicional alemã que é comemorada no Sul do Brasil, durante o mês de outubro.

Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Hacker-Pschorr_Oktoberfest_Girl_Remix.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 2 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brazilian_Oktoberfest_-_Queen.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 3 -https://commons.wikimedia.org/wiki/Oktoberfest_in_Brazil#/media/File:Brazilian_Oktoberfest_-_Bierwagen.jpg

Acesso em 07/04/2019

Imagem 4 - https://commons.wikimedia.org/wiki/Oktoberfest_in_Brazil#/media/File:Desfile_Oktoberfest.jpg

Acesso em 07/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.

As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

1 - O jogo:

Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.

Dessa forma a organização sugerida é:

  • 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
  • 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
  • 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.

2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:

? Quando os alemães vieram?

? Por que vieram?

? Onde se alojaram?

? Como vivem hoje?

? Eles impactaram a região? Como?

3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.

Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.

Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.

4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.

Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.

As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

1 - O jogo:

Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.

Dessa forma a organização sugerida é:

  • 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
  • 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
  • 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.

2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:

? Quando os alemães vieram?

? Por que vieram?

? Onde se alojaram?

? Como vivem hoje?

? Eles impactaram a região? Como?

3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.

Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.

Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.

4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.

Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.

Para você saber mais:

Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloque os murais expostos nas paredes da sala para que os colegas transitem entre eles.

É esperado que os alunos tenham conseguido coletar todas as informações. Caso algum mural não tenha as informações solicitadas, peça aos alunos que completem-no de acordo com algum sugerido.

Aproveite o momento para dizer dos períodos migratórios exposto no gráfico, da crise européia no século XIX que trouxe tantos imigrantes para o Brasil e como a vinda desses povos contribuiu para a construção da diversidade cultural brasileira.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano