17661
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório dos italianos para o Brasil. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.

Siga a sequência de orientações proposta, mas envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para executar essa etapa. Ao iniciar a videoconferência, peça que os alunos façam o quadro sugerido nas orientações e o completem à medida que a aula for acontecendo.

Questione os alunos se eles reconhecem a influência da cultura italiana no dia a dia deles. Caso a sua turma tenha algum descendente de italianos, peça pra ele falar um pouco sobre este assunto, abordando as tradições e costumes da família.

Problematização
Envie antecipadamente o link com a música que será fonte de estudo nesta etapa e, quando iniciar a videoconferência, siga as orientações definidas. Se achar viável e for realidade de sua turma, durante a videoconferência reproduza a música e faça as pausas sugeridas no Plano para introduzir os comentários.

Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos.

Sistematização
Siga as orientações definidas e pense em executar esta etapa individualmente ou em grupos, usando o recursos que os alunos possuem ou outros indicados por você, como: caderno, Google Docs, Google Apresentações e Padlet. Determine uma data para que apresentem o trabalho e proponha uma troca de aprendizado usando os mapas mentais .

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha que a família assista a mais um episódio sobre a vinda da Família Real para o Brasil (disponível aqui), para juntos conhecerem mais sobre este período em nossa história.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_10UND02

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas