17661
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: aparelho de som, projetor multimídia com caixa de som (caso queira mostrar a música ao grupo), folhas pautadas para escrita das cartas.

Material complementar:

Cartaz problematização: aguardando retorno nova escola.

Para você saber mais: Reportagem sobre a vinda de imigrantes italianos para o Brasil:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/05/viagem-dos-imigrantes-italianos-para-o-brasil-podia-durar-ate-40-dias.html

Acesso: 21/03/2019

Música “merica mérica” acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes italianos, se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos levantar hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil, nesse momento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize sua turma em grupos de 4 integrantes e apresente as fotos do slide. É provável que os alunos já tenham apreciado esses alimentos, mas nem sempre pararam para pensar sobre sua origem. Diga a eles que irão conversar sobre a origem desses alimentos.

Na sequência indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil. Diga a eles que os alimentos e a festa têm como origem um mesmo lugar.

Questione o grupo:

  • Você já parou para pensar sobre a origem de alguns alimentos?
  • Como chegaram até nossas mesas?
  • Será que vieram de algum lugar de fora do Brasil?
  • Você conhece a festa mostrada no slide?
  • Já ouviu falar dessa festa? É um festejo típico brasileiro?
  • Quais povos que você conhece que migraram para o Brasil?
  • Será que a vinda para o Brasil foi algo fácil?
  • O que motivou essa vinda?

Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos italianos e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil.

É esperado que os alunos identifiquem os povos italianos, principalmente pelos alimentos mostrados no slide, já que é comum falar de sua origem principalmente em comerciais de TV. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e desta forma é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a sociedade brasileira.

Imagem pizza - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/PIZZA.IMAGEN.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Imagem panetone - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Panetone.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Imagem festa da uva - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/ENTREGA_DE_CONVITE_DA_35%C2%AA_FESTA_DA_UVA_DE_JUNDIA%C3%8D_-_SAA_GAB_16_01_2018_%2824858441307%29.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para que se coloquem no lugar dos imigrantes e coloquem nas cartas tudo aquilo que aprenderam com a aula. Imaginem-se no lugar das pessoas que vieram para terras distantes, com outra língua, costumes, culinária e clima diferentes. Peça para que retratem sobre a adaptação, sobre a convivência, as trocas culturais, etc.

É importante que digam sobre os impactos que sofreram os italianos quando chegaram aqui. Reforce com o grupo que não foi uma vida fácil, pois as promessas recebidas em suas terras muitas vezes não eram cumpridas ao chegarem por aqui.

Acesse o site: https://pesquisaitaliana.com.br/imigracao-italiana-tempo/ (Acesso em: 25/03/2019) e leia algumas informações para que os alunos se inspirem ao escrever suas cartas.

Ao final peça aos grupos que partilhem suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: aparelho de som, projetor multimídia com caixa de som (caso queira mostrar a música ao grupo), folhas pautadas para escrita das cartas.

Material complementar:

Cartaz problematização: aguardando retorno nova escola.

Para você saber mais: Reportagem sobre a vinda de imigrantes italianos para o Brasil:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/05/viagem-dos-imigrantes-italianos-para-o-brasil-podia-durar-ate-40-dias.html

Acesso: 21/03/2019

Música “merica mérica” acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes italianos, se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos levantar hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil, nesse momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize sua turma em grupos de 4 integrantes e apresente as fotos do slide. É provável que os alunos já tenham apreciado esses alimentos, mas nem sempre pararam para pensar sobre sua origem. Diga a eles que irão conversar sobre a origem desses alimentos.

Na sequência indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil. Diga a eles que os alimentos e a festa têm como origem um mesmo lugar.

Questione o grupo:

  • Você já parou para pensar sobre a origem de alguns alimentos?
  • Como chegaram até nossas mesas?
  • Será que vieram de algum lugar de fora do Brasil?
  • Você conhece a festa mostrada no slide?
  • Já ouviu falar dessa festa? É um festejo típico brasileiro?
  • Quais povos que você conhece que migraram para o Brasil?
  • Será que a vinda para o Brasil foi algo fácil?
  • O que motivou essa vinda?

Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos italianos e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil.

É esperado que os alunos identifiquem os povos italianos, principalmente pelos alimentos mostrados no slide, já que é comum falar de sua origem principalmente em comerciais de TV. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e desta forma é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a sociedade brasileira.

Imagem pizza - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/PIZZA.IMAGEN.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Imagem panetone - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Panetone.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Imagem festa da uva - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/ENTREGA_DE_CONVITE_DA_35%C2%AA_FESTA_DA_UVA_DE_JUNDIA%C3%8D_-_SAA_GAB_16_01_2018_%2824858441307%29.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.

1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.

Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto

Na sequência, questione o grupo:

  • Qual objetivo do cartaz?
  • A quem ele se destinava?
  • Quais seriam os motivos do Brasil promover a vinda de imigrantes?
  • Por que essas pessoas viriam para o Brasil?

2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.

3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia

Acesso em: 24/03/2019

Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm

Acesso em: 24/03/2019

Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.

Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html

Acesso em: 24/03/2019

4 - Faça algumas perguntas para o grupo:

Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?

O que esperavam encontrar no Brasil?

Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?

Para onde se deslocaram em maior número?

O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.

6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.

Tradução do cartaz:

Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html

Acesso: 28/03/2019

Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/rotas-internas-e-externas-do-trafico-antes-de-1850

Clique no ícone textos, à direita da tela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para que se coloquem no lugar dos imigrantes e coloquem nas cartas tudo aquilo que aprenderam com a aula. Imaginem-se no lugar das pessoas que vieram para terras distantes, com outra língua, costumes, culinária e clima diferentes. Peça para que retratem sobre a adaptação, sobre a convivência, as trocas culturais, etc.

É importante que digam sobre os impactos que sofreram os italianos quando chegaram aqui. Reforce com o grupo que não foi uma vida fácil, pois as promessas recebidas em suas terras muitas vezes não eram cumpridas ao chegarem por aqui.

Acesse o site: https://pesquisaitaliana.com.br/imigracao-italiana-tempo/ (Acesso em: 25/03/2019) e leia algumas informações para que os alunos se inspirem ao escrever suas cartas.

Ao final peça aos grupos que partilhem suas produções.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano