17659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - O Transporte ferroviário no Brasil em diferentes tempos

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre O Transporte ferroviário no Brasil em diferentes tempos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam a importância do setor ferroviário durante o desenvolvimento do Brasil e na atualidade. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material (documentos, foto dos documentos) para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Envie aos alunos o link (disponível aqui) para que conheçam um pouco mais sobre o transporte ferroviário no Brasil. Questione-os sobre o que aprenderam com o vídeo. Esse vídeo poderá ajudar a terem argumentos para o debate que acontecerá na Problematização.

Problematização
Siga as orientações definidas. Inicie fazendo o questionamento sugerido, mas envie antecipadamente as imagens e os link contendo os textos (impressos, por fotos ou resumos dos conteúdos dos links) que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e tenham facilidade de participar do debate proposto. Envie todo o material (links ou impressão dos conteúdos, documentos, fotos dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.
Permita que, no discorrer do Plano, os alunos teçam comentários de experiências com este tipo de transporte (dele ou da família), visto que alguns podem utilizá-los diariamente, algumas famílias podem ter usado para se deslocarem de uma cidade para outra etc.

Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa, mas altere o desenho feito no quadro por uma conversa sobre o que eles mais gostaram de aprender nesta aula. Faça as devidas intervenções. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por e-mail ou no Classroom.
Caso faça a opção pela atividade mantendo o formato original, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs para o trabalho colaborativo. Para a execução, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe que eles poderão utilizar a forma de apresentação que for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais (Padlet), dentre outros recursos. Na data definida, agende uma videoconferência para que possam apresentar os trabalhos e permita que façam a entrega da atividade na escola. 

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).   

Convite às famílias
Proponha que a família faça um tour pelos museus brasileiros que abrigam um grande acervo referente às ferrovias:
Museu da Vale (disponível aqui).
Museu Regional Ferroviário de Bauru (disponível aqui).
Museu Ferroviário de Juiz de Foa (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_07UND05

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas