17658
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Transporte rodoviário brasileiro

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Transporte rodoviário brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com os alunos conheçam o desenvolvimento do setor rodoviário juntamente com o desenvolvimento do Brasil. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta, mas envie antecipadamente o vídeo (ou um resumo do conteúdo do vídeo, para aqueles que não têm acesso digital), que será usado nesta etapa, para que manipulem o material e possam ter argumentos para participar do debate proposto. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Indique que assistam ao vídeo que conta um pouco sobre a evolução do transporte de carga (disponível aqui) e sobre o transporte coletivo (disponível aqui).

Problematização
Siga as orientações definidas, mas envie antecipadamente os links dos textos e as imagens (ou a impressão do material) que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e tenham facilidade de participar do debate proposto. Envie todo o material (links, documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos.
Caso ache viável, indique aos alunos que acessem o recurso digital Google Maps, para localizarem as rodovias citadas nesta etapa.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa. Caso faça a opção pelo trabalho em duplas, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs para o trabalho colaborativo. Para a execução desta atividade, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe que eles poderão utilizar a forma de apresentação que for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais (Padlet), dentre outros recursos. Na data definida, agende uma videoconferência para que os alunos possam apresentar os trabalhos ou solicite que entreguem na escola.
Você pode estender a proposta para a construção de HQs, literatura de cordel, rap, dentre outras formas de comunicar/transmitir os conhecimentos obtidos nesta aula.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).  

Convite à família
Convide a família a voltar no tempo acessando os links dos museus do transporte rodoviário brasileiro (disponível aqui), ou se aventurarem na culinária fazendo a receita do famoso arroz carreteiro

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_07UND04

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas