17654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Banho de rio e mar

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Banho de rio e mar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar as características das atividades de trabalho e formas de diversão em praias e rios. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3. Por áudio, vídeo ou texto de Whatsapp, faça os seguintes questionamentos aos alunos:
- De que se trata a imagem compartilhada?
- Vocês já foram a algum lugar parecido com este?
- Costuma fazer viagens com os familiares? Foram para quais lugares?

Peça que compartilhem as respostas no grupo da turma e fique atenta caso surja alguma resposta que mencione a praia, pois será ela o norte da aula.

Problematização
Para esta etapa, compartilhe dois vídeos. O primeiro é o “Rio antigo - Praia de Copacabana” e o segundo é “Turistas resolvem esticar o Réveillon e lotam as praias em todo o Brasil”. Em seguida, envie as seguintes questões:
- Ao assistir aos dois vídeos, vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
- Há diferenças entre os dois vídeos em relação a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?

Solicite que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas com a turma.

Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Eles devem sintetizar as mudanças e permanências nos modos de utilizar a praia e escrever no balão da ilustração do arquivo de sistematização. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Os desenhos podem ser compartilhados no Padlet (veja como fazer aqui). Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (veja aqui como fazer um).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “A emocionante história de um trabalhador que 'vive da praia' com 50 kg nas costas sob sol de 40º”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e
EF04HI06.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_12UND05

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano:

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas