Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
HABILIDADE DA BNCC: EF09MA19 -
Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência nos dois casos. |
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Noção de eventos complementares.
Noção de eventos simultâneos.
Noção do conceito de eventos dependentes e independentes;
Noção intuitiva de probabilidades;
Noção do conceito de espaço amostral;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Firmar o conceito de eventos dependentes ou independentes, por meio de situação problema envolvendo uma situação real.
Trabalhar com habilidades algébricas na utilização da fórmula.
CONCEITO CHAVE:
Calcular a probabilidade de eventos independentes ou dependentes.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Lousa, giz.
Código: MAT9_21PES05
(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes