17653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - A Praça

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A Praça

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer as vivências de lazer e trabalho nas praças. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, você vai precisar da fotografia de uma praça local próximo a escola, ou que seja conhecida pelos estudantes. Compartilhe a imagem e peça, via áudio, vídeo ou texto, que eles façam uma ilustração sobre alguma experiência que tenham vivido nessa praça. Os desenhos servirão de base para que os estudantes produzam um vídeo contando a experiência e apresentando a ilustração aos colegas. Os vídeos devem ser compartilhados no grupo da escola.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Peça que eles analisem a imagem e respondam as seguintes questões:
- No desenho da praça de antigamente, tem alguém fazendo alguma atividade de lazer?
- No desenho da praça de antigamente, tem alguém fazendo alguma atividade de trabalho?
- Vocês acham que as pessoas, quando vão à praça hoje em dia, fazem as mesmas coisas que as pessoas faziam na praça de antigamente?
- Vocês acham que a praça hoje em dia ainda é um lugar muito usado pelas pessoas para se divertir e trabalhar?

Solicite que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas com a turma. Após, finalize essa etapa mandando um áudio, texto ou vídeo, explicando aos alunos que as praças são importantes lugares de lazer e que nelas muitas pessoas também exercem diversos tipos de trabalho. Algumas cidades do Brasil e de outros lugares do mundo têm praças que existem há séculos. Explique que, com passar dos anos, algumas mudanças na estrutura física aconteceram e com elas as praças passaram a ser usadas para novas atividades. diga que é muito importante cuidar das praças e mantê-las limpas para que todos possam continuar usando. Lembre-os que elas também contam a história do nosso lugar.

Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Proponha que as crianças produzam duas ilustrações, uma retratando uma praça de antigamente e outra uma praça hoje em dia, fazendo um exercício comparativo. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Os desenhos podem ser compartilhados no Padlet (veja como fazer aqui). Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (Veja aqui como fazer um).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Desvendando a História - A História da Praça XV” e “Esse lugar tem história - Praça Tiradentes”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e
EF04HI06.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_12UND04

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano:

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas